O SURREALISMO DE BUÑUEL NUNCA FOI TÃO CRÍTICO, VERDADEIRO E AO MESMO TEMPO TÃO INCOVENIENTE
Muitos dos filmes de Buñuel ficaram caracterizados pelo forte surrealismo que o mesmo impunha. Destes filmes, exemplos como: Um Cão Andaluz(1929) e a Idade do Ouro(1930) com a participação especial do célebre Salvador Dalí. A câmera com Buñuel sempre foi uma espécie de transportador do surrealismo e ajudava a captar de vários ângulos especiais que deixavam o telespectador atentado e curioso com tudo aquilo. Não somente guiado pelo surrealismo caracterizado, Buñuel impunha grandes críticas ao modo da sociedade, igreja católica e principalmente à hipocrisia da burguesia. Mas, por que esse filme se destaca mais que outros como; O Discreto Charme da Burguesia(1972)? A crítica ao longo do filme mesmo que às vezes não intencional não é apenas uma crítica determinada à burguesia, igreja ou etecetera, Buñuel conseguia ao mesmo tempo com isso, captar a hipocrisia e as mentiras burguesas com sua “soberana” cultura e sadismo em certos momentos, mas, também um retrato fiel de tudo e de todos. Ao se deparar com O Anjo Exterminador o telespectador pode até mesmo comparar está vida com a sua vida, mesmo que não seja uma vida burguesa. Esse retrato desafiador, não é apenas para os ricos e altos da sociedade, mas também ao peculiar modo de vida enganador que as pessoas levam não diante de si mesmas mas principalmente diante dos próximos.
Por certas vezes, cruel, Buñuel consegue guiar até mesmo à claustrofobia em uma sala que ao parecer, é tão confortável. O surrealismo ainda, flui de forma natural de fato como se nada estivesse acontecido e assim nos deixa inquietos. Buñuel ainda, brinca com o psicológico humano, fazendo os personagens burgueses presentes no jantar desmaiarem, terem febre, dor de cabeça e algo que parece tampar a saída deles, algo não físico mas muito, muito forte e que nós mesmos vamos criando como se fossem grades ou até mesmos portões invisíveis que parecem que deixam os convidados que tentam ir embora além de terem o insucesso, se sintam também cansados e exaustivos e ainda mais preocupados com sua família e trabalhos. Mesmo que para alguns flua de um jeito mais diferente, como o apego à alguém ou descaso pelo outros o que mesmo sendo hipócrita é ao mesmo tempo fiel e verdadeiro ao seu próprio caráter. Este trabalho psicológico deixa o telespectador preso a isto e intrigado com os acontecimentos que além de inteligentes, mesmo que para muitos desconhecido, o surrealismo de forma de que ajude à Buñuel criar sua construtiva e social crítica. Com isto Buñuel cria a trama, com vários charmes e principalmente fidelidade à identidade social não somente aristocrática, mas também do povo em geral. Neste contexto em que Buñuel usa os personagens como ratos para sua obra, a história gira em torno de Letícia(Silvia Pinal) que convida todos para um caloroso e formal jantar à lá burguesia. No jantar os convidados entram e se sentam. Letícia prepara algumas sádicas brincadeiras com seus próprios mordomos para alegrar seus convidados narizes em pé, com bastante sadismo e idiotice. Ao decorrer do filme o telespectador acha tudo normal, além das fofocas e conversas sobre a vida dos convidados e alguns momentos estranhos, diferentes e questionáveis como o pé de galinha na carteira.
Ao longo, cada convidado vai se ajeitando e de repente caiem no sono. Com olhares de estranheza e se perguntando o que aconteceu alguns ficam desesperados para ir embora já outros acharam que foi uma noitada das boas. Nisto que se vai desenvolvendo alguns começam a tentar sair, mais algo os impede. Não que estejam amarrados ou submetidos à algo como a vida e a morte, mas algo mais profundo que a mente deles não consegue controlar. Durante tudo isso, vão ocorrendo devaneios e as mascarás de cada um vai caindo por fim. Chegam até mesmo ao ponto de quebrar o cano para poder beber. Na sala o clima fica cada vez mais inconfortável e o que era uma sala agradável e amistosa vai se tornando em um quarto de tortura. Buñuel, usa se disso mas não com violência e sim com crueldade, tortura mas não violência. Tudo o que os convidados querem é sair, sair e sair, mas não sabem por que e nisto vão sendo obrigados a fazer coisas para a própria sobrevivência, além disso as máscaras que cada um usava diante do amistoso jantar antes desse pesadelo surreal, vão caindo de forma natural. Aproveitando disso Buñuel ainda usa os carneiros que iam ser usados para uma brincadeira de Letícia a serem o seu próprio alimento o que mostra uma grande contradição e grande crítica à igreja católica. E assim, Buñuel cria uma obra-prima da sociedade, e transporta um verdadeiro anjo exterminador (presente até em uma das portas) punindo a sociedade burguesa, e servindo de retrato ao povo de sua própria enganação e hipocrisia em uma das obras mais importantes do cinema mundial.
Escrito por, Ricardo do Nascimento Bello e Silva
Originalmente escrito em: www.cinemachocolatepipoca.webnode.com
Eu acabei de ver este... Realmente é um filme pesado e que exigirá muitos dias de reflexão para obter boa parte das mensagens transmitidas. Grande filme!
Que bom que gostou! 😁. É uma obra-prima mesmo...
Falando nisso, qualquer dia desses edito essa crítica era de quando eu ainda estava começando a escrever 😕.