FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
COMENTÁRIO

O Bar

(Bar, El, 2017)
Por Conde Fouá Anderaos Avaliação:             6.5
Este comentário é recomendado pela equipe Cineplayers.

“Manhã em Madrid. Clientes que não se conhecem desfrutam de um café num bar no centro da cidade. Um dentre eles abandona o local e é alvejado. Outro que vai em seu socorro, tem o mesmo fim. Todos percebem que estão presos aquele recinto e ficam conjecturando o que estaria acontecendo. Quando os noticiários divulgam uma realidade dispare do que ocorre, eles percebem que são vítimas de uma cilada. O tempo corre e é necessário encontrar uma forma de escapar e de compreender o perigo que os cerca. ”

Alex De La Iglesia vive uma estranha maldição. Contemporâneo de Almodovar, seus filmes vivem a sombra das obras desse último. Em que se pese o talento do cineasta de “Volver “, Iglesias não é desprovido de brilho próprio e merece sorte melhor.

O filme se desenrola durante quase toda sua projeção em cenários fechados, especificamente dentro dos limites de um pequeno bar. Lugar propício para que em situações extremas desabroche do ser humano o que jazia adormecido. Para que se desperte a verdadeira essência de cada um, quando pouco ou quase nada mais serve o jogo de aparências com que nos apresentamos no nosso cotidiano.

Iglesias tem a seu dispor a possibilidade de explorar um jogo teatral louco, que flerta com o Grand Guignol (https://pt.wikipedia.org/wiki/Grand_Guignol) onde a intriga psicótica desagua em neuroses e paranoias. Esse rachar do ser, permite que o diretor se infiltre na sua essência de forma satírica e sardônica, e no final o que sobra, por mais paradoxal que seja, é um olhar benevolente sobre a condição humana em situações extremas. Ainda que se escancare-o, inclusive nos seus mais recônditos recessos sombrios, ali não se encontra a maldade pura.

A ideia de uma sociedade sofrendo ameaças constantes de tramas maiores (terrorismo, experimentos militares, contaminação, etc) permeia a obra. O sumiço dos corpos tombados pelas balas, a aparição de bombeiros a atear fogo e cobrir de fumaça a região, a manipulação da verdade, etc, permeia a obra, mas os reflexos disso eclodem somente entre os que jazem presos no bar. Surreal tudo isso.

O que sobra de tudo isso é o talento manipulador de seu diretor, que não se prende aos próprios limites de sua trama e tem um olhar cáustico que disseca sempre e que culmina em diálogos grosseiros, cômicos e pertinentes. Sua câmera jamais se limita a comodidade, ele busca explorar o dinâmico, ainda mesmo que o cenário restrinja em muito a locomoção dos envolvidos. Aliás que ideia esse de romper com o cenário estabelecido, jogando parte do grupo nos esgotos de Madrid. Tomba-se fisicamente o que já caíra psicologicamente. Genial!

Publicado originalmente em: http://omundodoscinefilos.blogspot.com.br/2018/01/o-bar-2017.html

Por Conde Fouá Anderaos, em 10/01/2018 Avaliação:             6.5
Notas - Equipe
• Daniel Dalpizzolo 4.5
• Marcelo Leme 6.5
•  Média 5.5
Notas - Usuários
6.5/10 (36 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Cineplayers não se responsabiliza pelo conteúdo deste comentário. Ajude-nos a manter a integridade do conteúdo. Se você tiver provas de cópia ou plágio do texto, entre em contato conosco, denunciando (passe o link do material original).
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
• #34 Han Solo: Uma História Star Wars
• #33 Deadpool 2
• #32 Um Corpo que Cai
• #31 Stephen King no Cinema
• #30 Vingadores: Guerra Infinita
• #29 A Franquia 007
• #28 Um Lugar Silencioso
• #27 2001: Uma Odisseia no Espaço
• #26 Jogador Nº1
• #25 Planeta dos Macacos
• #24 Quentin Tarantino
• #23 75 anos de David Cronenberg
• #22 Projeto Flórida
• #21 Trama Fantasma
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
• #11 Especial Natalino
• #10 Assassinato no Expresso Oriente
• #9 Onde os Fracos Não Têm Vez
• #8 Liga da Justiça
• #7 Stranger Things
• #6 45 anos de O Poderoso Chefão
• #5 Branca de Neve e os Sete Anões
• #4 Halloween
• #3 Blade Runner / Blade Runner 2049
• #2 De Volta Para o Futuro
• #1 Os Goonies
• #0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Bar, O
(Bar, El, 2017)
 MAIS COMENTÁRIOS
• Frances Ha (2012), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Good Time Max (2007), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Rios Vermelhos 2 - Anjos do Apocalipse (2004), por Matheus Darswik
• Rios Vermelhos (2000), por Matheus Darswik
• Anomalisa (2015), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE