FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE

O Castelo Animado

(Hauru No Ugoku Shiro, 2004)
Por Luiz Fernando de Freitas Avaliação:                   9.0

"Ainda que um passo aquém de suas maiores obras-primas, "O Castelo Animado" se apresenta como uma das melhores animações da Ghibli"

Com os inúmeros prêmios e bilheterias expressivas conquistados pelo estúdio Ghibli ao longo dos anos no mercado nipônico, Hayao Miyazaki atentou os olhos para o mercado exterior, depois da enorme repercussão conquistada por "A Viagem de Chihiro". Para isso escolheu adaptar a obra da escritora britânica Diana Wynne Jones, sem que com isso, perdesse sua marca e estilo tão particulares.

O enredo de "O Castelo Animado" gira em torno da personagem de Sofie, uma jovem simples e humilde que trabalha numa chapelaria, e que após um desentendimento com uma poderosa bruxa é amaldiçoada e passa a ter a aparência de uma senhora de 90 anos. Para não ser descoberta por seus familiares, foge em busca de um novo recomeço, sem esperanças de quebrar a maldição (afinal, ela não poderia contar a ninguém sobre o feitiço). O roteiro mirabolante é uma marca registrada de Miyazaki, que conseguiu adaptar a obra de forma que seu estilo não se perdesse.

Os personagens da animação, são extremamente carismáticos, apesar de complexos e tridimensionais, e com seus próprios conflitos pessoais. O destaque, além de Sofie, vai para Calcifer, o demônio de fogo mal-humorado que controla o castelo e tem uma estranha ligação com Howl, responsável pelos momentos mais engraçados da projeção. Os personagens de Miyazaki não são arquétipos do bem e do mal, como pode ser comprovado no personagem da "Bruxa das terras abandonadas" que com o poder era arrogante e gananciosa, mas após perdê-los devido a uma emboscada de Madame Suliver, se torna uma senhora até mesmo gentil.

O visual apresentado pela Ghibli é de encher os olhos, sendo que a equipe se supera a cada nova animação lançada. As cores, os detalhes, os personagens e os efeitos são de um perfeccionismo notável. Joe Hisaichi, compositor habitual de Miyazaki, realiza outro trabalho memorável, com notas belas e melancólicas, ideais ao estilo do filme.

Mesmo não sendo tão arrebatador quanto "A Viagem de Chihiro", "O Castelo Animado" é mais um trabalho marcante e original de Miyazaki. Numa jornada onde a descoberta de valores é conquistado pela companhia de seres mágicos, só nos resta render-se a esse mundo de magia e aventuras inimagináveis.

Por Luiz Fernando de Freitas, em 26/06/2012 Avaliação:                   9.0
8.5 (246 votos)
Top Usuários #107

Castelo Animado, O
(Hauru No Ugoku Shiro, 2004)
• 8 Mile - Rua das Ilusões (2002), por Lucas Souza
• Fuga de Nova York (1981), por Cristian Oliveira Bruno