FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
COMENTÁRIO

O Céu de Suely

(Céu de Suely, O, 2006)
Por Elizier Santos Avaliação:                 8.0
Este comentário é recomendado pela equipe Cineplayers.

Sinto que estou redescobrindo a sétima arte nacional. Ou apenas reconhecendo um cinema preeminente pela sua estrutura, estética e produção. Um cinema que, talvez, por anseio de decepcionar-me, não quis enxergar. Falta tirarmos a máscara do preconceito para podermos assistir carinhosamente filmes como este, e compreender que estamos degustando algo de qualidade, sem vencimento e/ou contra-indicação.

Karim Ainouz pisa fundo nas desilusões e nos apresenta a estreita vida de Hermila, jovem desarranjada, de coração apertado, cuja vida se limita a um cigarro e a sua humilde família interiorana. A certeza de um futuro, não somente promissor, mas de um sentido elucidado de seu papel existencial, encontra-se em seu filho. Suely – nome de guerra adotado por Hermila – possui a aparência triste de quem foi entregue precoce para os obstáculos do dia a dia, e arrancada da raiz familiar por um inconsequente amor, prescrito a partir de agora pelo seu imprevisível curso de volta à cidade natal (Iguatu).

Belo, contrastante. O combustível que aquece os sonhos de Hermila localiza-se na fugacidade que o céu limpidamente azul proporciona, o qual esconde, por trás de suas majestosas nuvens, surpresas para essa pequena mulher. Assim como nos seus olhos perdidos em meio à multidão, no silêncio interior que, às vezes, não acredita na veracidade à sua volta.

Mais uma vez Walter Carvalho expõe seu conhecimento na direção de fotografia, deixando evidente que não é à toa que é considerado um dos melhores fotógrafos cinematográficos do Brasil. A proposta de "O Céu de Suely" tonifica um clima amargo, o que não desmerece em nada o conjunto da obra, sobretudo a corrente narrativa. Pelo contrário, a escolha de uma leitura duramente realista influência e muito no resultado quantitativo do longa, que não perde o tempero devido ao modo como se aproveita das tomadas contemplativas e da seleção referencial de uma perspectiva cultural.

Um crítico estudo sobre o regresso, a sexualidade e a fragilidade na busca de nosso próprio céu. Um presente de grande estima para a filmografia brasileira.

Por Elizier Santos, em 14/06/2012 Avaliação:                 8.0
Notas - Equipe
• Régis Trigo 5.0
• Silvio Pilau 7.5
• Bernardo D.I. Brum 7.0
•  Média 6.5
Notas - Usuários
7.3 (95 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Cineplayers não se responsabiliza pelo conteúdo deste comentário. Ajude-nos a manter a integridade do conteúdo. Se você tiver provas de cópia ou plágio do texto, entre em contato conosco, denunciando (passe o link do material original).
 
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Céu de Suely, O
(Céu de Suely, O, 2006)
 MAIS COMENTÁRIOS
• Comentários deste filme
« anterior » todos (2) « próximo »
• Outros comentários
• O Lobo Atrás da Porta (2013), por Patrick Corrêa
• Frank (2014), por Patrick Corrêa
• O Procurado (2008), por Pedro H. S. Lubschinski
• Garotos Incríveis (2000), por Lucas Souza
• 8 Mile - Rua das Ilusões (2002), por Lucas Souza
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2014) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
MAPA DO SITE
ANUNCIE CONOSCO