FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS HOME CINEMA TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
COMENTÁRIO

O Clube de Leitura de Jane Austen

(Jane Austen Book Club, The, 2007)
Por Patricia Cabral Araújo Avaliação:           5.0
Este comentário é recomendado pela equipe Cineplayers.

Jane Austen é considerada uma das maiores escritoras romancistas da Inglaterra, seu maior sucesso foi "Orgulho e Preconceito", que foi adaptado para o cinema em 2005 e que também é um dos livros preferidos de quem lhes escreve. Porém Austen teve muitos outros sucessos, entre eles, “Razão e Sensibilidade" também adaptado para o cinema em 1995.

As adaptações de seus maiores sucessos para o cinema foram grandes filmes, sendo que "Razão e Sensibilidade" concorreu ao Oscar de melhor filme, melhor atriz (Emma Thompson), melhor atriz coadjuvante(Kate Winslet), melhor figurino, melhor fotografia, melhor trilha sonora - Drama e melhor roteiro adaptado (única categoria que venceu). Já "Orgulho e Preconceito" foi um sucesso menor, mas também concorreu ao Oscar por melhor atriz (Keira Knightley), melhor figurino, melhor trilha sonora, e melhor direção de arte, mas não saiu vencedor em nenhuma categoria.

"O clube de leitura de Jane Austen" é um filme que usa os livros da mesma como um tipo de conforto para a vida de cinco mulheres com problemas em suas vidas amorosas e que tentam solucioná-los de uma forma parecida com a que a autora fazia em seus livros.

Porém o filme fracassa, começando pelo roteiro que é preguiçoso, pois podia explorar mais as obras da autora e criar situações maravilhosas, que talvez conseguissem passar um pouco da emoção contida na obra literária.

O elenco está bem, contudo não passa disso, o que acaba fazendo com quem esteja assistindo perder o interesse na metade do filme, além de abusar de ser previsível, mas não pense que é previsível só para as pessoas que leram as obras de Austen, é previsível para qualquer ser pensante.

Pode-se dizer que "O clube de leitura de Jane Austen" é uma tentativa frustrante de trazer as obras de Austen para os dias de hoje, porém é assistível, para um público menos exigente. Então, quem quiser conhecer algumas das obras de Jane Austen e não é muito fã de livros, assistam aos filmes citados nos primeiros parágrafos, pois eles serão viagens maravilhosas pelos lindos romances da autora. Ou também se quiser conhecer a vida da escritora há o filme "Amor e inocência” (Became Jane) que traduzindo corretamente para português seria "Tornando-se Jane Austen" com Anne Hathaway no papel da autora.

"O clube de leitura de Jane Austen" é vazio e sem conteúdo e erra absurdamente ao tentar passar o amor, a dúvida, o arrependimento, a redenção e todos os sentimentos que a autora passa tão magistralmente nas páginas de seus livros, assim fazendo com quem conheça as obras, rir de personagens que nunca chegarão aos pés de Elizabeth Bennet e Sr. Darcy.

Por Patricia Cabral Araújo, em 31/01/2009 Avaliação:           5.0
Notas - Equipe
• Felipe Tostes 7.0
•  Média 7.0
Notas - Usuários
7.1 (42 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Cineplayers não se responsabiliza pelo conteúdo deste comentário. Ajude-nos a manter a integridade do conteúdo. Se você tiver provas de cópia ou plágio do texto, entre em contato conosco, denunciando (passe o link do material original).
 
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Clube de Leitura de Jane Austen, O
(Jane Austen Book Club, The, 2007)
 MAIS COMENTÁRIOS
• 21 Gramas (2003), por Pedro H. S. Lubschinski
• 5 Centímetros por Segundo (2007), por Pedro H. S. Lubschinski
• Conexões (2012), por Pedro H. S. Lubschinski
• Colegas (2012), por Pedro H. S. Lubschinski
• Carrie - A Estranha (1976), por Pedro H. S. Lubschinski
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2014) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
MAPA DO SITE
ANUNCIE CONOSCO