FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS HOME CINEMA TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS

O Clube de Leitura de Jane Austen

(Jane Austen Book Club, The, 2007)
Por Patricia Cabral Araújo Avaliação:           5.0

Jane Austen é considerada uma das maiores escritoras romancistas da Inglaterra, seu maior sucesso foi "Orgulho e Preconceito", que foi adaptado para o cinema em 2005 e que também é um dos livros preferidos de quem lhes escreve. Porém Austen teve muitos outros sucessos, entre eles, “Razão e Sensibilidade" também adaptado para o cinema em 1995.

As adaptações de seus maiores sucessos para o cinema foram grandes filmes, sendo que "Razão e Sensibilidade" concorreu ao Oscar de melhor filme, melhor atriz (Emma Thompson), melhor atriz coadjuvante(Kate Winslet), melhor figurino, melhor fotografia, melhor trilha sonora - Drama e melhor roteiro adaptado (única categoria que venceu). Já "Orgulho e Preconceito" foi um sucesso menor, mas também concorreu ao Oscar por melhor atriz (Keira Knightley), melhor figurino, melhor trilha sonora, e melhor direção de arte, mas não saiu vencedor em nenhuma categoria.

"O clube de leitura de Jane Austen" é um filme que usa os livros da mesma como um tipo de conforto para a vida de cinco mulheres com problemas em suas vidas amorosas e que tentam solucioná-los de uma forma parecida com a que a autora fazia em seus livros.

Porém o filme fracassa, começando pelo roteiro que é preguiçoso, pois podia explorar mais as obras da autora e criar situações maravilhosas, que talvez conseguissem passar um pouco da emoção contida na obra literária.

O elenco está bem, contudo não passa disso, o que acaba fazendo com quem esteja assistindo perder o interesse na metade do filme, além de abusar de ser previsível, mas não pense que é previsível só para as pessoas que leram as obras de Austen, é previsível para qualquer ser pensante.

Pode-se dizer que "O clube de leitura de Jane Austen" é uma tentativa frustrante de trazer as obras de Austen para os dias de hoje, porém é assistível, para um público menos exigente. Então, quem quiser conhecer algumas das obras de Jane Austen e não é muito fã de livros, assistam aos filmes citados nos primeiros parágrafos, pois eles serão viagens maravilhosas pelos lindos romances da autora. Ou também se quiser conhecer a vida da escritora há o filme "Amor e inocência” (Became Jane) que traduzindo corretamente para português seria "Tornando-se Jane Austen" com Anne Hathaway no papel da autora.

"O clube de leitura de Jane Austen" é vazio e sem conteúdo e erra absurdamente ao tentar passar o amor, a dúvida, o arrependimento, a redenção e todos os sentimentos que a autora passa tão magistralmente nas páginas de seus livros, assim fazendo com quem conheça as obras, rir de personagens que nunca chegarão aos pés de Elizabeth Bennet e Sr. Darcy.

Por Patricia Cabral Araújo, em 31/01/2009 Avaliação:           5.0
• Felipe Tostes 7.0
7.1 (42 votos)

Clube de Leitura de Jane Austen, O
(Jane Austen Book Club, The, 2007)
• 21 Gramas (2003), por Pedro H. S. Lubschinski
• 5 Centímetros por Segundo (2007), por Pedro H. S. Lubschinski