O Pescador de Ilusões

(Fisher King, The, 1991)
Por Jéssica Renata Gaidex Avaliação:                   9.0

O filme é uma espécie de conto de fadas adulto, uma parábola do Rei Pescador (do título original) inserindo o personagem num contexto modernizado da Corte do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. É um filme fiel ao estilo do diretor, com traços de excentricidade, inteligência e originalidade. Possuindo personagens de personalidades tão ambíguas quanto desestruturadas que convencem e surpreendem o expectador.
“O pescador de ilusões” se estrutura em basicamente três aspectos conflitantes e de extrema importância: o personagem Jack Lucas, que é ancora de um programa de radio de falsa auto-ajuda, onde em vez de ajudar, Jack faz uma psicologia reversa, desestruturando e zombando dos ouvintes. A tragédia ocorrida por conseqüência de um mau conselho de Jack a um ouvinte psicótico e o personagem Parry, um homem bem sucedido, vitima indireta da tragédia que se torna mendigo e psicótico.
Aprofundando-se nos três focos do filme, encontramos vários assuntos relevantes. Começando por Jack Lucas, que possui uma personalidade egoísta e arrogante, mas que vê sua vida mudar drasticamente, após vivenciar a tragédia realizada por seu ouvinte, passando a se sentir culpado e graças a esse sentimento torna depressivo e um suicida iminente. Através desse personagem, subliminarmente, encontramos os sintomas de um depressivo pós-traumático, e também como é possível a recuperação sem auxilio de um profissional especializado. Outro foco importante, é a tragédia que liga os dois personagens principais, e que mostra a realidade de um psicopata, que graças a um mau conselho torna-se assassino e suicida, e por fim o personagem Parry que se torna psicótico pós-traumático, sua psicose é representada como um cavaleiro de fogo que o persegue, uma forma que seu inconsciente criou para bloquear as lembranças da tragédia e de seu passado, e fazendo-o acreditar que é um “escolhido” de Deus para uma missão: recuperar o Santo Graal, que está na casa de um milionário e diz que Jack é o responsável para pegá-la, na verdade encontramos nesse momento a transferência do personagem Parry ao personagem Jack e por conseqüência a contratransferência de Jack para Parry.
Além dos três focos principais, o filme é recheado de personagens com contextos interessantes, como a personagem interpretada por Mercedes Ruehl, que é uma mulher de comportamento forte que procura dar ânimo e incentivo ao depressivo Jack Lucas. Outro destaque é o falecido Michael Jeter, no papel de um psicótico-gay que pensa que é cantora de cabaré e sonha em ser Katherine Hepburn
A história do filme mistura a dura realidade com fantasia, através das alucinações de Parry, colaborando com a beleza estética, "O Pescador de Ilusões" é um filme com diálogos e seqüências inteligentes e bem elaborados. O assunto abordado exige do expectador e ao mesmo o recompensa com uma obra singular. É uma história de amizade e busca pela redenção, a história é bastante original e cativante, não dispensando o bom humor.
Em síntese, concluo que “O Pescador de Ilusões” é um filme recheado de aspectos relevantes a psicologia, que aborda de forma bem ilustrativa e próxima da realidade as doenças mentais, como por exemplo, a depressão, diferentes formas de psicose e as conseqüências de um trauma. Recomendo a todos que não tem medo de encarar a realidade e convido a todas a fazer uma reflexão sobre os aspectos mostrados no filme.

Por Jéssica Renata Gaidex, em 22/03/2009 Avaliação:                   9.0
• Francisco Bandeira 8.0