FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
COMENTÁRIO

O Pescador de Ilusões

(Fisher King, The, 1991)
Por Jéssica Renata Gaidex Avaliação:                   9.0

O filme é uma espécie de conto de fadas adulto, uma parábola do Rei Pescador (do título original) inserindo o personagem num contexto modernizado da Corte do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. É um filme fiel ao estilo do diretor, com traços de excentricidade, inteligência e originalidade. Possuindo personagens de personalidades tão ambíguas quanto desestruturadas que convencem e surpreendem o expectador.
“O pescador de ilusões” se estrutura em basicamente três aspectos conflitantes e de extrema importância: o personagem Jack Lucas, que é ancora de um programa de radio de falsa auto-ajuda, onde em vez de ajudar, Jack faz uma psicologia reversa, desestruturando e zombando dos ouvintes. A tragédia ocorrida por conseqüência de um mau conselho de Jack a um ouvinte psicótico e o personagem Parry, um homem bem sucedido, vitima indireta da tragédia que se torna mendigo e psicótico.
Aprofundando-se nos três focos do filme, encontramos vários assuntos relevantes. Começando por Jack Lucas, que possui uma personalidade egoísta e arrogante, mas que vê sua vida mudar drasticamente, após vivenciar a tragédia realizada por seu ouvinte, passando a se sentir culpado e graças a esse sentimento torna depressivo e um suicida iminente. Através desse personagem, subliminarmente, encontramos os sintomas de um depressivo pós-traumático, e também como é possível a recuperação sem auxilio de um profissional especializado. Outro foco importante, é a tragédia que liga os dois personagens principais, e que mostra a realidade de um psicopata, que graças a um mau conselho torna-se assassino e suicida, e por fim o personagem Parry que se torna psicótico pós-traumático, sua psicose é representada como um cavaleiro de fogo que o persegue, uma forma que seu inconsciente criou para bloquear as lembranças da tragédia e de seu passado, e fazendo-o acreditar que é um “escolhido” de Deus para uma missão: recuperar o Santo Graal, que está na casa de um milionário e diz que Jack é o responsável para pegá-la, na verdade encontramos nesse momento a transferência do personagem Parry ao personagem Jack e por conseqüência a contratransferência de Jack para Parry.
Além dos três focos principais, o filme é recheado de personagens com contextos interessantes, como a personagem interpretada por Mercedes Ruehl, que é uma mulher de comportamento forte que procura dar ânimo e incentivo ao depressivo Jack Lucas. Outro destaque é o falecido Michael Jeter, no papel de um psicótico-gay que pensa que é cantora de cabaré e sonha em ser Katherine Hepburn
A história do filme mistura a dura realidade com fantasia, através das alucinações de Parry, colaborando com a beleza estética, "O Pescador de Ilusões" é um filme com diálogos e seqüências inteligentes e bem elaborados. O assunto abordado exige do expectador e ao mesmo o recompensa com uma obra singular. É uma história de amizade e busca pela redenção, a história é bastante original e cativante, não dispensando o bom humor.
Em síntese, concluo que “O Pescador de Ilusões” é um filme recheado de aspectos relevantes a psicologia, que aborda de forma bem ilustrativa e próxima da realidade as doenças mentais, como por exemplo, a depressão, diferentes formas de psicose e as conseqüências de um trauma. Recomendo a todos que não tem medo de encarar a realidade e convido a todas a fazer uma reflexão sobre os aspectos mostrados no filme.

Por Jéssica Renata Gaidex, em 22/03/2009 Avaliação:                   9.0
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 7.0
• Régis Trigo 6.0
• Silvio Pilau 7.0
• Heitor Romero 7.0
• Marcelo Leme 7.0
• Francisco Bandeira 8.0
•  Média 7.0
Notas - Usuários
7.0/10 (74 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Cineplayers não se responsabiliza pelo conteúdo deste comentário. Ajude-nos a manter a integridade do conteúdo. Se você tiver provas de cópia ou plágio do texto, entre em contato conosco, denunciando (passe o link do material original).
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE