FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS HOME CINEMA TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS

O Preço de um Resgate

(Ransom, 1996)
Por Weliton Vicente Avaliação:               7.0

Refilmagem de um obra do mesmo nome ('Ransom!') de 1956 (que no Brasil se chamou "Amarga Decisão") dirigido por Alex Segal e com Glenn Ford, Donna Reed e Leslie Nielsen no elenco, "Ransom" (agora chamado no Brasil de 'O Preço de um Resgate') é um filme que deixa o expectador apreensivo, tenso e, na medida certa, nervoso quase o tempo todo; trata-se de um suspense bem amarrado com uma trama policial e uma relação familiar bem desenvolvida. O filme funciona como história, mas também é uma amostra de reações que devem ou não devem ser tomadas diante de uma situação de seqüestro. Claro que tudo envolvido ao modo "cinema" de se contar, com heroísmo e bastante emoção que acabaram convencendo o público que fez o filme arrecadar $309,492,681 de bilheteria mundial.

Em "Ransom", Mel Gibson, dirigido por Ron Howard, é Tom Mullen, um milionário proprietário de uma companhia de aviação que recebe um choque quando descobre que seu filho de nove anos foi seqüestrado. Tom, Kate Mullen (Rene Russo) e Sean Mullen (Brawley Nolte) formam uma família rica e feliz. Até que, em um dia de festas, Sean é raptado (apesar dos cuidados do pai) e é solicitado um resgate de dois milhões de dólares. A princípio, Tom se dispõe a pagar, mas quando conclui que de qualquer maneira vão matar seu filho após o resgate ter sido pago decide, numa atitude corajosa e quase insana, reverter o jogo comunicando pela televisão que não pagará nenhum centavo aos seqüestradores mas dará uma recompensa de dois milhões de dólares para quem ajudar a capturá-los. O tumulto está formado, mas não tem efeito imediato, então Tom dobra o valor da recompensa trazendo consequências aos sequestradores e à sua própria família.

A história de "Ransom" é espontânea e envolvente. O roteiro de Richard Price e Alexander Ignon baseado na história original de Cyril Hume e Richard Maibaum, é bem elaborado colocando diversas situações que a família passa apartir do seqüestro. O modo com que os personagens vão perdendo a razão é bem mostrado (há um momento tenso no filme onde o Tom perde totalmente o bom senso e discute com o seqüestrador).

Aqui temos um surpreendente filme de Ron Howard que se sai muito bem comandando um trabalho tão sério e nervoso. E faz isso com total precisão, desde os momentos, começo do filme, onde mostra a família é unida até chegar aos momentos de maiores discussões e desentendimentos já bem dentro do filme. Mel Gibson e Rene Russo se saem muito bem e convencem em seus papéis de pais, mas o destaque é Gary Sinise, na pele do grande vilão, o detetive Jimmy Shaker que está cansado de 'dar murro em ponta de faca' e resolve que está na hora de ser dar bem. Mas as coisas não saem totalmente como o planejado e o final do filme é de fazer o expectador ficar atento a todos os detalhes. (A cena em que o filho de Tom urina em si mesmo ao ver o detetive é extremamente bem feita).

Além das já citadas qualidades, a montagem de Daniel P. Hanley e Mike Hill ajudam a dar ritmo ao filme. A trilha sonora de James Horner é bem colocada. Rita Ryack é uma boa figurinista, mas não teve muito trabalho nesse filme urbano. Já Brain Grazer e Scott Rudin acertaram de novo em um filme tenso que prende o expectador.

Por Weliton Vicente, em 05/04/2008 Avaliação:               7.0
6.6 (185 votos)