O Príncipe do Natal

(Christmas Prince, A, 2017)
Por Victor Mendonça Avaliação:               7.0

"O Príncipe do Natal" é um filme que consegue se sobressair, mesmo que um pouco, em meio ao filão das comédias dramático-românticas. Esta produção original da Netflix desperta a atenção do público e consegue até manter certo grau de imprevisibilidade em alguns momentos. Acima de tudo, trata-se de obra leve e charmosa que poderá se estabelecer, futuramente, como um pequeno clássico do gênero.

Quando uma repórter chamada Amber (Rose McIver) se disfarça de tutora para fazer uma reportagem inspirada na vida de um príncipe playboy, ela acaba se envolvendo em uma intriga real e vive uma grande paixão. Porém, depois de encontrar o amor de sua vida, será que Amber vai ser capaz de manter sua mentira em nome de uma matéria?

Apesar do charme, o longa-metragem apresenta limitações. Os clichês estão por todo canto: o casal que a principio não se dá bem, a irmãzinha precoce, o príncipe que não quer a coroa, e por aí vai. Contudo, o filme surpreende ao se aprofundar um pouco mais nas relações entre os personagens.

Embora os diálogos com um quê de autoajuda sejam por vezes incômodos, os personagens conseguem criar um elo real com o público, seja Amber (Rose Mclever, no papel de uma garota meio atrapalhada e muito observadora), que se confunde entre a complexidade das relações humanas e os seus deveres profissionais. Ou o príncipe Richard (Ben Lamb), cuja essência vai muito além das aparências e tem que lidar com uma série de dilemas, ou os outros membros da família real, cada qual com suas questões.

A química entre o casal principal é relativamente funcional e os atores apresentam algum carisma e cumprem adequadamente seus papéis. O que acaba chamando atenção é a direção de Alex Zann, que se aproveita da belíssima direção de arte do castelo, da linda fotografia enevoada e da tocante trilha sonora para criar o propício clima de ternura do longa-metragem. Os figurinos também são ponto alto da produção.

O suspense provocado pela desconfiança de que a identidade real de Amber, que se disfarça de tutora e acaba apaixonando-se pelo príncipe, é surpreendentemente bem trabalhado em uma produção que tinha tudo para soar previsível. Além disso, o filme conta com reviravoltas que não são assim tão esperadas para longas-metragens do gênero, embora inevitavelmente acabe caindo em alguns dramas clichês.

Lembrando um pouco o conto de Cinderela, "O Príncipe do Natal" é bonito o suficiente para envolver o público e compensar a falta de maiores pretensões.

Para mais informações sobre cinema e outros assuntos, siga-me nas redes sociais:

www.mundoasperger.com.br

Por Victor Mendonça, em 06/10/2018 Avaliação:               7.0
•  Média -
aguardando 3 votos

Príncipe do Natal, O
(Christmas Prince, A, 2017)
• Ladrões de Bicicleta (1948), por André Oliveira de Araujo Ferreira
• O Príncipe do Natal (2017), por Victor Mendonça