O Regresso

(Revenant, The, 2015)
Por Luis Carlos da Costa Avaliação:             6.5

Então, desde que eu vi o trailer, senti um grande potencial no filme e acabei criando certas expectativas (acho que esse foi o problema), por causa da direção de arte, com uma iluminação natural absurdamente linda e também por ser uma representação histórica dos conflitos que marcaram a exploração do oeste na América do Norte, no século XIX.

Vou começar falando sobre a sequência de abertura que é de um realismo impressionante: a câmera que circunda os personagens e que praticamente nos faz participar do ataque dos Arikara faz algo, de fato, incrivelmente bem executado. E depois veio a tão comentada cena do Urso, que gostei e achei bem executada, mas não me impressionou tanto assim, pra ser sincero. Mas, após isso, eu acho que não houve nada que realmente tenha prendido muito minha atenção, ou seja, relevante. É que logo depois de um certo ponto, a fórmula mostrada até então, entra em um círculo vicioso como um "obstáculo que ele encontra" e "ele supera esses obstáculos" e isso se torna um pouco repetitivo, fazendo com que o enredo caia em certa paralisação. Quando ele resolveu retomar o impulso para encontrar alguma forma de acabamento, não consegue porque já tinha perdido muito da sua força e se acabou com um final sem brilho nenhum, a meu ver.

Eu não achei horrível ou algo do tipo, só pra deixar claro. "O Regresso" tem seus méritos, tem seus momentos, principalmente os momentos de selvageria muito bem feitos, os cenários são impecáveis, o elenco está muito bem. É muito interessante essa ideia do encontro (e confrontação) de um homem com a natureza e até sua própria alma. Mas, é um pouco frustante como meditação sobre a selvageria do homem e da natureza. Por outro lado, as sequências de ação são convincentes, mas o problema está nas partes líricas que não me convenceram, infelizmente. A expressividade do Iñárritu me parece mais um flerte com a vaidade, não é orgânico, é totalmente demonstrativo, apenas. É como se fosse: "Olha o que eu posso fazer" e pronto. Não houve algum desenvolvimento emocional com nenhum personagem, eu falo sobre uma real conexão emocional, talvez as cenas dos sonhos deveriam ter criado essa certa conexão emocional, mas não funciona, é apenas chato. E sobre a vingança que é provocada após a morte do seu filho, foi algo que realmente não me importava, é que isso acontece tão cedo que não colaborou em nada, no sentido de conseguir estabelecer uma empatia com a questão da vingança na história.

Enfim, eu achei regular, apesar de algumas coisas. Ele só não é grande ou épico como tenta ser.

Por Luis Carlos da Costa, em 28/06/2018 Avaliação:             6.5
• Guilherme Bakunin 7.0