O Reino de Deus

(God's Own Country, 2017)
Por Cleber Eldridge Avaliação:             6.5

O filme O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee não é só uma obra-prima do cinema moderno, é um dos filmes mais copiados dos últimos anos. O primeiro filme de Francis Lee em vários momentos não passa de uma cópia, do premiado filme de Ang Lee mas, calma não é só isso. O filme se passa em um cenário rural no interior do Reino Unido, Johnny passa seus dias ajudando sua família com os animais — principalmente as ovelhas — seu pai tem o corpo limitado e sua avó já idosa não pode lhe ajudar com as tarefas mais árduas, até que Gheorghe chega de outro país para ajudar a família com as tarefas, uma das tarefas é passar algumas semanas nas montanhas junto com as ovelhas, os dois juntos na montanha acabam deixando o desejo falar mais alto, até que criam um sentimento — tudo isso lhe soa familiar? Pois é.

O principal foco do diretor é estimular sua plateia, mostrar o toque entre duas pessoas do mesmo sexo, são muitas as cenas que Johnny e Gheorghe se tocam, sem qualquer malícia sexual e outras tantas que terminam em sexo. O protagonista Johnny, tem um pai casca grossa, que aparentemente jamais aceitaria a condição sexual do filho, ele está sempre se alcoolizando, sozinho já que seus outrora amigos, estão na faculdade, sua vida fica fadada aquele lugar. O que sabemos de Gheorghe, absolutamente nada, só que ele chegou ali e que de alguma forma, vai transformar Johnny em uma pessoa muito melhor.

O diretor iniciante coloca um punhado de cenas avulsas em seu filme, com o intuito de deixa-lo esteticamente lindo, como a cena do pássaro na gaiola, por-do-sol, borboletas mortas, em contraponto não faz cenas cruas como a da primeira transa dos protagonistas. O Reino de Deus é uma das tantas imitações da obra-prima de Ang Lee, com uma alteração aqui e outra ali, não é um filme sensível como Brokeback Mountain, também não é um filme que ficará guardado na sua memória por muito tempo, nem mesmo por conta do final feliz.

Por Cleber Eldridge, em 01/02/2018 Avaliação:             6.5
•  Média -