FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
COMENTÁRIO

O Segredo de Brokeback Mountain

(Brokeback Mountain, 2005)
Por Ícaro Santana Avaliação:                 8.5
Este comentário é recomendado pela equipe Cineplayers.

"Tell you what. The truth is: sometimes I miss you so much I can hardly stand it."

Uma palavra que resume as pouco mais de duas horas de O Segredo de Brokeback Mountain seria "dor". Há alívio, há esperança, há prazer, há desejo e satisfação, mas tudo isso é carregado de uma dor que torna todos esses sentimentos melancólicos ou até tristes. Focado no romance entre Jack e Ennis, o filme nos mostra como as convenções sociais conseguem suprimir cada indivíduo que vive nessa sociedade. Seja com os protagonistas ou com aqueles que estão a seu redor, o filme retrata sutilmente como todos seguem uma cartilha do que é esperado deles e não do que eles querem fazer, o que justifica o semblante baixo de cada personagem em tela, retratando o seu descontentamento com o que vivem, a sua infelicidade de não poderem atingir suas ambições e alcançar seus desejos.

Sufocados por essa realidade a seu redor, Jack e Ennis encontram em seus momentos juntos a única ocasião onde eles podem ser inteiramente eles mesmo, onde eles podem respirar, onde eles podem finalmente sentir uma inegável plenitude. Quando estão separados, tudo o que eles tem é um projeto de vida que não os satisfaz, que apenas formam um torturante intervalo entre um encontro e o outro. Não é à toa que o romance entre ambos fisga e convence o espectador com tanta facilidade. É quando eles estão juntos que o filme ganha força e impacto, como se tivesse saído de uma bolha de artificialidade que não condiz com nenhum deles.

Isso tudo não seria colocado de maneira tão brilhante em tela se o elenco não estivesse a altura, o que felizmente não é problema aqui, já que todos estão arrebatadores. Ledger retrata brilhantemente toda a repressão que Ennis sente do modo de falar relutante à expressão corporal. Gyllenhaal transmite toda a falta de pulso firme de Jack, ao sempre demonstrar um subserviência em relação àquele com quem ele divide a cena. Enquanto Williams e Cardellini estabelecem a dificuldade que suas personagens possuem de perfurar a armadura emocional de Ennis, Hathaway desenvolve a dinâmica quase formal entre sua Lureen e Jack com uma inteligência invejável. Além deles, Maxwell e McRobbie chamam a atenção como os pais de Jack, esbanjando uma profundidade emocional sobrenatural em pouquíssimo tempo.

Embalado por uma trilha sonora que não tenta chamar a atenção pra si mesmo em momento algum (o que é um grande acerto), O Segredo de Brokeback Mountain é uma obra tão completa, complexa, intensa e universal que chega a ser revoltante o filme ser mais lembrado por retratar a homossexualidade e o público encarar isso como um assunto polêmico do que pelo que ele mostra como um todo.

Por Ícaro Santana, em 19/03/2016 Avaliação:                 8.5
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 6.0
• Daniel Dalpizzolo 6.5
• Rodrigo Cunha 7.0
• Régis Trigo 7.0
• Silvio Pilau 7.5
• Heitor Romero 8.0
• Marcelo Leme 8.5
• Léo Félix 8.0
•  Média 7.3
Notas - Usuários
7.8/10 (805 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Cineplayers não se responsabiliza pelo conteúdo deste comentário. Ajude-nos a manter a integridade do conteúdo. Se você tiver provas de cópia ou plágio do texto, entre em contato conosco, denunciando (passe o link do material original).
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE