O Último Jantar

(Last Supper, The, 1995)
Por Falstaff Avaliação:               7.0

Os primatas eram tão estúpidos que eles não percebiam que um mais um é igual a dois (1 + 1 = 2) e um assassinato mais um assassinato é igual a dois assassinatos, um crime mais um crime é igual a dois crimes, etc. Robert Anton Wilson

A maioria já deve ter ouvido alguma vez, uma ou outra de suas inúmeras variantes, a história hipotética da viagem no tempo até a Áustria do jovem Hitler e o que se poderia fazer com aquele pintor magricela de cabelo lambido e cara de rato: pois bem, para o grupo de jovens liberais deste filme esta história se torna a base e a justificativa de uma filosofia profilática e uma política de extermínio.

Acho que muitos já tiverem jantares, embora nem sempre tão derradeiros e finais, como os de O Último Jantar (The Last Supper). A experiência ao assisti-lo hoje pode ser muito divertida se comparada às discussões estupidificantes com que nos deparamos na Internet e na TV nesta era de fluxo e refluxo de informação e desinformação. Não fosse o seu enredo assassino (nada brilhante mas a única coisa que o evidencia hoje) que aborda temas sociais recorrentes que vem e vão, ou melhor, que são vez e outra ignorados, ele provavelmente ficaria para trás como mais um nome na filmografia de Ron Perlman e Cameron Diaz.

‘’Protesto é para veados,’’ diz Bill Paxton, perfeito na interpretação do veterano de guerra, a entidade reaganiana típica oriunda dos tempos em que expressões como ‘’Síndrome do Vietnã’’ fazia parte da terminologia bélica americana, é um dos réus cujo único alívio é não saber-se um enquanto se delicia com pratos saborosos e discorre sobre suas ideias nacionalistas à mesa.

Pense em debates, ideias irreconviliáveis, lados ideológicos opostos, palavras como ‘’comunista’’ e ‘’fascista’’ e ‘’direita-esquerda’’ descarregadas e manejadas como cartuchos vazios, pense em Facebook, racismo e intolerância, escolha um lado como quem escolhe um time e torça por ele: aqui os jovens liberais discutem olho no olho e atacam com o coquetel molotov de água fria a perene verdade rija e cheia de sangue dos reacionários até o momento em que se deparam com um método mais antigo e eficaz de conviver com um grupo dissidente.

Este filme feito há pouco mais de vinte anos parece uma piada adequada novamente; ele não tem a pretensão de ser ‘’um retrato crítico’’ de um grupo ou pensamento ideológico, não como a A Chinesa (La Chinoise, 1967) de Godard, por exemplo, longe disso e criticá-lo por não o ser é exigir demais de um filme que simplesmente coloca alguns estereótipos em volta de uma mesa e exibe de forma cômica e absurda os perigos do modo de pensar absolutista daqueles que detém a razão com R maiúsculo e acham que tudo, desde que seja em nome dela, é permitido, independentemente de suas respectivas intolerâncias, opiniões e bandeiras. O Último Jantar está mais para Cova Rasa (Shallow Grave, 1994) de Danny Boyle, e contudo sem o talento deste atrás das câmeras, outra comédia de humor-negro que, no seu caso, explora a ideia da maleta cheia de dinheiro que cai nas mãos de um grupo de amigos e de que modo isso altera suas vidas.

Imagine um Hitlerzinho moderno de aspirações políticas e sociais inversamente proporcionais ao seu tamanho e mil vezes mais categóricas que seu próprio bigode na tua mesa de jantar. Dan Rosen imaginou e brincou com isso. Parte do sadismo de alguns de nós pode nos permitir achar graça disso à medida que os tomates passam a abundar vermelho-vivos no jardim dos jovens liberais.

Por Falstaff, em 30/04/2018 Avaliação:               7.0
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi