Orgulho e Preconceito e Zumbis

(Pride and Prejudice and Zombies, 2016)
Por Paulo Franco Avaliação:                 8.5

Pride and Prejudice and Zombies, ING, 2016).
Direção: Burr Steers. Elenco: Lily James, Sam Riley, Bella Heathcote, Ellie Bamber, Millie Brady, Douglas Booth, Charles Dance, Lena Headey, Matt Smith.

Uma misteriosa praga de zumbis se espalha pela Inglaterra, confinando a capital Londres atrás de uma muralha, e, após uma violenta guerra contra os mortos-vivos e de uma parcial vitória, algumas das famílias abastadas passam a voltar para os campos, morando em grandes casarões fortificados. Desde o surgimento dos zumbis, as famílias passaram a enviar seus filhos e filhas para treinarem artes marciais no Japão ou na China para defenderem as famílias. Elizabeth e suas irmãs, tornaram-se exímias espadachins.

Esta é uma adaptação do livro homônimo de Seth Grahame-Smith, que adapta o clássico “Orgulho e Preconceito” da escritora Jane Austen, incluindo a presença de zumbis, o que resultou em um filme muito divertido, que deve ser assistido sem preconceito contra esse tipo de subgênero. Trata-se de um filme com zumbis, mas não é um filme de Zumbis, já que a história se fixa, basicamente, em torno da relação de amor e ódio entre Elizabeth (Lily James) e Mr. Darcy (Sam Riley), assim como no clássico original, só que, aqui, eles lutam contra zumbis. É um passatempo despretensioso e extremamente agradável, com romance, bom humor e ação. O roteiro foi escrito pelo diretor em parceria com o autor do livro. A atriz Natalie Portman, de “Cisne Negro” (2010), é uma das produtoras.

O trunfo do filme é não se levar demasiadamente à sério, porém, sem descambar para sátira ou comédia desregradas. Tudo é feito de forma descontraída, quase debochada, com atores e atrizes que parecem estar se divertindo muito com seus personagens. É um trabalho delicioso de se ver. Um ótimo e eficiente filme de zumbi, com ambientação, linguagem formal, figurino e direção de arte que seguem e respeitam, homenageando e brincando com o romance original de Jane Austen.

O elenco tem ótimos destaques. A lindinha, carismática e ótima atriz inglesa Lily James, que deu um show de beleza e elegância em “Cinderela” (2014), de Kennet Branagh, faz a bela Elizabeth Bennet. Sam Riley, que faz o Coronel Darcy, o eficiente caçador de zumbis, fez o papel do corvo em “Malévola” (2014). Matt Smith, de “Terminator Genisys” (2015) e da série de TV “Doctor Who”, fazendo o Sr. Collins, está ótimo no papel. É o personagem mais engraçado do filme. Lena Headey, usando tapa-olho, faz Lady Catherine De Bourgh, tia do Sr. Darcy, considerada a maior caçadora de zumbis do Reino. Ela esteve presente em “A Caverna” (2005) e em “Uma Noite de Crime” (2013).

A edição nacional em DVD, pela Sony Pictures Home Enterteinment, traz o filme com imagem widescreen anamórfico, com áudio Dolby Digital em português, inglês e espanhol. Inclui os especiais: “Cortejo, Classe e Carnificina: Conheça o Elenco”, “De Austen a Zumbis: Adaptando um Clássico”, e trailer. Duração: 117 minutos.

Por Paulo Franco, em 05/01/2017 Avaliação:                 8.5
•  Média -
4.7/10 (21 votos)

Orgulho e Preconceito e Zumbis
(Pride and Prejudice and Zombies, 2016)
• Okja (2017), por Felipe Lima
• Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), por Felipe Lima