Os 33

(The 33, 2015)
Por rodrigo alfredo pereira costa Avaliação:               7.0

Os 33 é um drama baseado em um fato muito noticiado pela mídia ocorrido em 2010 e que trouxe a visão do mundo inteiro para o drama envolvendo os 33 mineiros soterrados há vários metros de profundidade. A história por si só é emocionante e só quem acompanhou dia após dia cada notícia, pode dizer o quão aflito ficou no desenrolar da situação sofrendo a cada possibilidade de um acidente ocorrer, de algum deles não sobreviver. E o quão aliviados ficamos ao ver o último sair com vida daquele martírio subterrâneo.

Então veio este filme que tinha tudo para ser sentimentalista ao extremo e acabar preso nas armadilhas do gênero apelando para o emocional e deixando a desejar em outros aspectos. Sim, é evidente que a história também tem momentos que deixam se levar para esse terreno (principalmente pela trilha sonora incisiva e providencial para esses momentos, agindo de forma melancólica para provocar emoções no espectador), mas sabe também proporcionar empatia com suas personagens (apesar de realmente existir um déficit quanto a participação de todos os 33, sendo que, pelo menos, apenas uns 10 conseguem se destacar).

Se possui esses problemas então o filme não é bom? Errado. Apesar de poucos personagens dentre os 33 conseguirem se sobressair, quem assiste pode perceber que há todo momento existe aquele sentimento de união (ajudado pelo ambiente escuro e claustrofóbico) com a certeza de que se eles não acreditassem uns nos outros, não poderiam suportar a situação (como mostrado em cada “refeição” e na cena do banquete). E dentre todo esse elenco vale destacar muito a atuação de Antonio Banderas como a figura de sanidade no grupo, servindo como base para a esperança de um possível resgate, sem perder a fé diante um quadro praticamente impossível. Ele consegue dar uma veracidade impressionante a seu personagem, tomando para si a responsabilidade e força que o próprio Mario Sepúlveda demonstrou naqueles longos meses. E se Banderas comanda a parte do subterrâneo, Juliette Binoche dá a voracidade e ternura que sua personagem Maria precisa, servindo como a voz do povo que desejava rever seus familiares e demonstrando uma atuação enérgica e eficiente. Rodrigo Santoro é correto e aqui ganha um papel importante, sabendo dosar os momentos de emoção com os que precisa mostrar autoridade.

No fim, o filme honra a história base que propicia-se a demonstrar na tela e apesar de abraçar um clima a todo momento de melodrama, possui qualidades evidentes para emocionar e se interessar por essa história surpreendente de superação e sobrevivência.

Por rodrigo alfredo pereira costa, em 09/04/2017 Avaliação:               7.0
6.6/10 (31 votos)