Os Incríveis 2

(Incredibles 2, 2018)
Por Victor Mendonça Avaliação:                 8.0

Apesar de ser animação voltada ao público infantojuvenil, “Os Incríveis 2” é uma produção que se propõe a reflexões bastante maduras. Este tom mais adulto pode ser observado, também, nas vivências que perpassam a história dos personagens. Dessa forma, o longa-metragem revela uma abordagem mais séria em sua narrativa do que o ótimo original. Tal escolha revela-se um grande trunfo do filme, que acompanha a maturação que pode ser observada tanto no público - à época infantil - de “Os Incríveis” como na própria evolução das plateias cinematográficas como um todo.

Não podemos ignorar que já se passaram mais de dez anos desde a estreia do primeiro exemplar da série, em 2004. Desde então, a sociedade vem passando por rápidas transformações, Ver que a equipe responsável por obra infantil conseguiu ter essa percepção e transmiti-la às audiências, transformando o projeto num retrato fiel do ano em que foi lançado (2018), é um presente para os amantes da sétima arte.

Não que isto devesse ser uma surpresa. Afinal, quem retorna à cadeira de direção é ninguém menos que Brad Bird, também responsável pelo filme anterior. Bird tem em seu currículo produção em live-action como “Missão Impossível – Protocolo Fantasma” e “Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível”, mas é nas animações em CGI que encontra sua especialidade. Ele foi o nome por trás de algumas das melhores obras da Pixar, como “Ratatouille”. Uma curiosidade: na versão original, é o próprio Brad Bird quem dubla a estilista Edna Moda, que volta a protagonizar momentos bastante divertidos nesta continuação.

A família de super-heróis preferida está de volta em Os Incríveis 2. Mas, dessa vez, Helena é quem assume o holofote, deixando Roberto em casa com Violeta e Flecha para conduzir a heroica rotina de uma vida 'normal'. É uma transição difícil para todos, que se complica ainda mais levando em conta que a família ainda não sabe dos superpoderes do bebê Zezé. Quando o Hipnotizador, um terrível vilão traça um plano perigoso e brilhante, a família e Gelado precisarão encontrar um jeito de trabalhar juntos novamente - o que é mais fácil de dizer do que de colocar em prática, mesmo todos eles sendo realmente incríveis.

O roteiro, do próprio Brian Bird, não se escora em um feminismo de fachada ao somente dar mais ênfase à personagem feminina. Toda a história e muitos dos dilemas dos personagens estão ancorados neste debate de um mundo que ainda privilegia os homens, mas que caminha (ou, pelo menos, tenta caminhar) para a igualdade de gêneros no que diz respeito a direitos e prestígio. E, assim como fazia o recente “Oito Mulheres e um Segredo”, com Sandra Bullock e Cate Blanchett, “Os Incríveis 2” mostra que é estupidez subestimar a força das mulheres.

O personagem principal masculino, contudo, não é mal aproveitado. Ele é levado a se adaptar a essa nova realidade como cuidador do lar e dos filhos. Isto abre espaço para subtramas ora sérias, ora divertidas – mas sempre bastante maduras em sua abordagem – sobre os dilemas familiares. Muitas dessas vivências das famílias modernas, da relação entre o casal às preocupações com emprego a adolescências dos filhos, estão presentes neste longa-metragem.

Ao mesclar ação, drama e comédia, “Os Incríveis 2” deve agradar plateias de todas as idades, mas por motivos diferentes. Dessa forma, não se trata de uma continuação gratuita que visa apenas ao lucro fácil; é uma ideia bem pensada e trabalhada pelas quase duas horas de projeção.

Gostou da análise? Concorda? Discorda? Deixe seu comentário!

Para mais informações sobre cinema e outros assuntos, siga-me nas redes sociais:

www.mundoasperger.com.br

• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi