Para Todos os Garotos que Já Amei

(To All the Boys I've Loved Before, 2018)
Por Victor Mendonça Avaliação:               7.0

A Netflix tem voltado a trazer à baila um tipo de produção que foi muito popular nos anos 80 e 90, mas que andou um tanto quanto desaparecida após meados dos anos 2000. Tratam-se de comédias românticas despretensiosas voltadas ao público juvenil, as quais retratam com leveza e seriedade os dilemas comuns a essa fase da vida. Isso, sem o tom fantasioso de "Crepúsculo" e seus derivados. Com isso, a emissora de streaming tem obtido resultados interessantes, como é o caso de "Dude - A Vida é Assim", da série "Insatiable" e, em menor escala, do falho "A Barraca do Beijo". Todos lançados em 2018, assim como este simpático "Para Todos os Garotos que já Amei", que se revela o melhor desta nova 'leva'.

Na trama, Lara Jean Song Covey (Lana Condor) escreve cartas de amor secretas para todos os seus antigos paqueras. Um dia, essas cartas são misteriosamente enviadas para os meninos sobre os quais ela escreve, virando sua vida de cabeça para baixo. O interessante é que, para despistar sua crush por Josh (Israel Broussard), ex-namorado de Margot (Janel Parrish), sua irmã mais velha, Lara Jean passa a simular um namoro com um dos garotos do colégio, Peter (Noah Centineo) que também tem interesses em fingir que essa relação é real como meio de jogar com sua ex-namorada, Gen (Emilija Baranac).

"Para Todos os Garotos que já Amei" é uma obra bem filmada, com fotografia que transporta o público para um clima jovial, mas o mais interessante é como ele envolve os espectadores com os dilemas e questões dos personagens. Problemas que podem parecer ingênuos ou mesmo banais para quem já passou dos 20 anos, mas que na época do coming of age retratada no filme parecem ter uma importância enorme e muito maior do que a real para quem passa por eles. E por serem aspectos universais e atemporais da juventude, fica difícil não entender os sentimentos observados, o que facilita a entrega do espectador à obra.

Ao contrário do fraco "A Barraca do Beijo", que ficava devendo maior química entre os atores, a dinâmica entre os personagens é ponto forte de "Para Todos os Garotos que já Amei". A história tem desenrolar previsível e não se poupa de clichês, mas os personagens cativam o espectador e colaboram para que tudo valha a pena. O elenco chefiado pela competente Lara Condor ("X Men: Apocalipse") é um trunfo da produção. Mesmo aqueles que têm menor tempo de tela (como a ótima Janel Parrish, da série "Pretty Little Liars") estabelecem um elo real entre o público e os conflitos vividos em seus papéis. A trilha sonora também é um pró, pois colabora no desenvolvimento do clima emotivo, dócil e romântico do longa-metragem.

A relação entre os personagens de Lana Condor e Noah Centineo é bem trabalhada, em especial pelo talento e química de seus intérpretes, mostrando-se fundamental para o sucesso do filme. Contudo, “Para Todos os Garotos que já Amei” vai além do bem sucedido água com açúcar romântico e aborda também questões familiares e de amizade. Vale destacar a boa interpretação de Anna Cathcart como a irmã caçula da protagonista.

Dirigido por Susan Johnson, "Para Todos os Garotos que já Amei" é um filme encantador e realista que, em sua própria simplicidade, leva o espectador a vivenciar e a refletir sobre questões comuns a um período da vida de cada um de nós. É também uma história sobre as boas intenções versus o que acontece na prática, algo típico do processo do amadurecimento. Além disso, aborda, de forma sutil, como o advento da Internet proporciona novas situações que podem potencializar os conflitos retratados. Tudo tratado com a delicadeza e respeito necessários.

Siga-me nas redes sociais:

Por Victor Mendonça, em 25/08/2018 Avaliação:               7.0
6.6/10 (33 votos)

Para Todos os Garotos que Já Amei
(To All the Boys I've Loved Before, 2018)
• Infiltrado na Klan (2018), por Cassio Lopes
• O Predestinado (2014), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior