Piquenique na Montanha Misteriosa

(Picnic at Hanging Rock, 1975)
Por Cleber Eldridge Avaliação:             6.5

O mistério do desaparecimento, como as pessoas desaparecem? O explicar de uma desaparição, como explicar um fato que não se tem explicação? O dia era 14 de novembro de 1900, Austrália, quando os colonizadores ainda estavam descobrindo um continente desconhecido, no interior do país, uma montanha Hanging Rock, próximo dali, uma escola particular só para meninas, um dia qualquer, a diretora autoriza que um grupo delas saia para um piquenique, no meio da tarde daquele mesmo dia quatro deles, simplesmente desaparecem, somem do mapa sem deixar qualquer vestígio. O desenrolar - ou não - dessa trama, é um dos mistérios, em um inquieto filme de um dos grandes diretores dos anos 80 e 90.

Os eventos narrados, não são reais como inicialmente parecem, tudo foi tirado de um romance, da autora Joan Lindsey, de 1967. O diretor Peter Weir encarou a obra com a mesma ambiguidade do original, a autora não dá respostas, o diretor segue o mesmo caminho, então se você leu a sinopse, se interessou e busca respostas, esqueça. O desaparecimento das três garotas e da professora, não tem explicação, não existem pistas de para onde foram, porque foram ou seja lá o que for, o foco do filme é a ausência, é se deixar imaginar, como um dos personagens disse: "algumas perguntas tem respostas e outras, não" o diretor pede que respeitemos o mistério, e deixemos nos levar pela imaginação, pode ter sido um evento sobrenatural, um sequestro, estupro, assassinato ou qualquer coisa coisa que permeiam nossa imaginação.

Os detetives somos nós, as pistas estão ali escancaradas, o que provavelmente será um problema, já que atualmente a platéia gosta de explicação e os filmes costumam atender a platéia e digerem o filme, o que em muitos casos acabam destruindo a obra, Weir fez um filme lento - até demais - não deixa se envolver, ainda assim, o clima tenso, o roteiro é redondo e ainda que as subtramas não sejam lá tão interessantes, a força do filme está no mistério insolúvel.

Por fim, pra quem está procurando uma história de detetive, vai quebrar a cara, talvez seja mesmo um suspense, as meninas subindo nas rochas, com uma trilha carregada de flauta, em transe e o desaparecimento delas, podem ser perturbador, para outros uma total bobagem sem respostas mas, como eu disse, vá sem procurar respostas e deixe se envolver, talvez no final do filme, você fique satisfeito.

Por Cleber Eldridge, em 28/09/2017 Avaliação:             6.5
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #5 Branca de Neve e os Sete Anões
• #4 Halloween
• #3 Blade Runner / Blade Runner 2049

Piquenique na Montanha Misteriosa
(Picnic at Hanging Rock, 1975)
• O Aviso (2018), por Vânia Diass
• Crash - No Limite (2004), por Eduardo Percequillo Freire de Souza