FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS HOME CINEMA TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS

Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra
(Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl, 2003)
Por Italo Aleixo de Faria Avaliação:                     10.0

Antigamente, eram chamados de piratas, os assaltantes que singravam os mares para promover saques e pilhagens, simples malfeitores. A superstição muito comum entre os marujos, e personagens peculiares como Edward Teach, O Barba Negra, foram gerando muitas lendas com relação aos bucaneiros, e foi com A Ilha do Tesouro, livro lançado em 1883 por Robert Louis Stevenson, que os piratas chegaram ao seu estereótipo popular: aventureiros, com olho de vidro e perna de pau, viciados em rum, que enterravam tesouros e desenhavam um mapa para localizá-lo. A partir disso, os piratas viraram protagonistas típicos de aventuras em alto mar, e depois de vários anos sendo homenageados na literatura e no cinema, finalmente eles ganham a homenagem máxima, uma obra de arte em matéria de diversão e aventura: Piratas do Caribe. Um dos estúdios mais renomados dentro de Hollywood, a prestigiada Disney, consegue mais uma vez emplacar uma pérola, apostando numa aventura para toda família, sem mudar sua fórmula.
Aproveitando tudo o que de melhor oferece o tema pirataria, Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, conta a história de Will Turner (Orlando Bloom), jovem que é encontrado perdido em alto mar, é salvo pela família de Elizabeth Swann (keira Knightley), por quem ele vem futuramente a se apaixonar. Infelizmente, o ferreiro de Port Royal, não é bom o bastante para a filha do governador, e Elizabeth acaba sendo prometida para o Comodoro Norrington (Jack Davenport). Mas o destino dos dois muda drásticamente com a chegada de um fantasma dos mares: o navio Pérola Negra, muito famoso nas lendas da região, ataca repentinamente a cidade, seqüestrando Elizabeth. Coincidentemente, chegava ao porto um dia antes do ataque, o notório pirata Jack Sparrow (Jhonny Depp), que depois de uma desavença resolve se unir a Turner no resgate de Elizabeth. Barbossa (Geoffrey Rush) é o capitão da tripulação amaldiçoada do Pérola, uma horda de zumbis imortais, que tem sua forma verdadeira revelada sob a luz da lua, e tem como objetivo reunir todo os medalhões astecas para se ver livre da maldição. Will Turner pretende salvar Elizabeth de seu captor, auxiliado por Sparrow que ambiciona rever seu velho navio. Correndo por fora Comodoro Norrington deseja salvar sal futura esposa, e prender o pirata condenado Jack Sparrow, e capturar o Pérola Negra.
O filme pode apostar numa abordagem simples, com único intuito de arrecadar dinheiro e conquistar o grande público, mas é tão bem feito que acaba acertando em todos os detalhes. As travessias pelo oceano são fantásticas, revelando muitos lugares icônicos, como ilhas perdidas, paraísos piratas e tudo mais. O figurino é fantástico, e os efeitos especiais, as batalhas em alto mar, ficaram perfeitas. O roteiro é extremamente agradável, com reviravoltas e desafios gostosos de se ver. Mas o grande trunfo do filme está nos atores: Keira Knightley, interpreta uma típica burguesinha rebelde, que prefere uma vida de aventuras à ficar confinada num espartilho, e cai como uma luva no papel de “mocinha” do filme, o “mocinho” por sua vez é o corajoso Will Turner, interpretado por Orlando Bloom, que acabava de vir de um espetacular Legolas em O Senhor dos Anéis, e mesmo assim conseguiu criar um personagem com caráter e personalidade. Jack Davenport, não faz feio e se mantêm muito bem no papel de “vilão” coadjuvante. Quem brilha mesmo no elenco com maestria são os dois arquirrivais: Barbossa e Jack Sparrow. Geoffrey Rush (Barbossa), executa com maestria um pirata clássico, estereotipado ao máximo, com tudo o que tem direito, desde os maus modos, a vasta barba negra, e ao cativante macaco de estimação, mas o ponto alto no filme é a atuação absolutamente magistral de Jhonny Depp. A princípio, os produtores não aprovaram um Jack Sparrow, cômico e desajustado, queriam algo mais sério, o que seria um erro, pois foi justamente o pirata bêbado e excêntrico interpretado por Depp o grande ápice do filme, e que acabou se tornando um dos maiores personagens da Disney, senão da história do cinema.
E essa é a Disney, que investindo nos efeitos especiais, numa trilha sonora cativantemente épica e visando agradar a todos, conseguiu criar a maior história sobre piratas da história, que acabou gerando duas seqüências, uma maravilhosa, outra...

Por Italo Aleixo de Faria, em 31/07/2010 Avaliação:                     10.0
• Priscila Sampaio 7.0
• Emilio Franco Jr. 8.0
• Luis Henrique Boaventura 8.5
• Rodrigo Torres de Souza 8.0
7.7 (948 votos)

Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra
(Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl, 2003)
• De Olhos Bem Fechados (1999), por Nilmar Souza
• O Sonho de Wadjda (2012), por Rui Alves de Sousa