Há muito tempo atrás, eu vi que Premonição 4 ia ser feito, e pensei: Humm, o terceiro foi até digerível; tomara que o próximo também seja. Assim como qualquer ser humano, eu estava completamente iludido. Esse é, de longe, o pior filme do ano até agora (ainda não vi 'O Último Mestre do Ar', mas ok).
Premonição 4 mostra quatro amigos que são o estereótipo máximo do ser humano: adolescentes americanos desmiolados com pele perfeita, cabelos perfeitos, corpos perfeitos e vidas perfeitas, que só sabem "vadiar" e curtir a vida. Você já viu um filme assim, não? Nick (Bobby Campo) e seus amigos-modelo (em todos os sentidos) vão assistir a uma corrida de carros, como uma "Stock Car", e, adivinhem o que acontece? Um acidente terrível, e Nick tem uma premonição da morte de todos (em uma cena completamente mal feita graficamente). Então, desesperado, ele tenta sair e blá blá blá, você sabe o que acontece. Alguns saem com ele (como o idiota que foi esbarrado) e se salvam. Sim, você também sabe o que acontece a seguir. A "Morte" (assim mesmo, com "m" maiúsculo, já que ela é a personagem principal e consegue fazer coisas impensáveis!) vai atrás deles, um por um, para terminar o ciclo.
O filme é um completo desastre (eleve isso a maior potência que você já encontrou em sua vida) e não vale como nada. Não há um susto, apesar das inúmeras pseudo-tentativas, não há um segundo de tensão, não há uma cena com bons efeitos especiais (a menina sendo morta pela escada-rolante é a pior cena que eu já vi), não há uma interpretação que valha a pena e não há um personagem que queiramos que saia vivo dessa. Ou seja, há absolutamente nada que faça esse filme (filme?) valer o ingresso ou a conta da locadora.
A direção de David R. Ellis (do mediano 'Serpentes a Bordo') ridiculariza a mente humana com jogos de câmera que qualquer um poderia fazer com um celular. O roteiro ficou por conta de (PASMEM) Eric Bress, o diretor e roteirista do ótimo Efeito Borboleta. O que o levou a essa drástica queda de QI? Sabe lá deus... Os personagens foram feitos por Jeffrey Reddick (do péssimo 'Tamara'). Ele fez o papel dele: continuou fazendo péssimos personagens, nada mais.
Os efeitos 3D, aprovadíssimos por qualquer ser humano, foram completamente desperdiçados nesse grotesco trabalho, e não acrescentam algo para melhorá-lo. A tentativa de integrar o filme em 3D ao filme que se passa no filme (que é o 'Amor pode Matar', título previsível mais que 1+1=2) foram completamente descartáveis e fúteis.
Os personagens são tão profundos quanto uma colher de chá, e nós torcemos que todos eles morram. O principal que recitava suas falas é extremamente sem carisma. Sua namorada, sem sal ao extremo. Seu amigo, o machão que tem a pior cena de pseudo-sexo dos últimos anos, não se importa com ninguém e sua morte é extremamente ilógica. Sua namorada, outra idiota que diz "não é para eu morrer! é para eu estar aqui!" dispensa comentários. Acho que eles ficariam perfeitamente bem no elenco de Malhação. A única pergunta que pairava sobre minha cabeça durante as sequências de morte era: por que eles simplesmente não saíram pelo teto-solar aberto? Por que ele não tirou o calção? Deprimente.
O que eu posso classificar como "interessante" são os créditos iniciais, com raios-x das mortes dos filmes anteriores, que ficou bem criativo. Só. As premonições de Nick são horríveis, péssimas, sofríveis e mal feitas. Parecem que foram feitas no Paint. E a trilha sonora passa despercebida diante de tanto horror. Eles queriam fazer um filme de terror? Conseguiram.
Para continuar falando mal de tudo que envolva esse filme, ele é distribuído pela PlayArt, a pior distribuidora que existe no Brasil. O filme demorou um ano para estrear aqui, e ainda chegou dublado (pelo menos na minha cidade). Todo filme distribuído por ela tem algum problema. Trágico.
E o pior de tudo, se é que podem separar o "pior" do "desastre" é que assisti ao filme com áudio de cinema. As pessoas morriam de rir a cada "piada" como "Eu tentei me matar no carro, mas não consegui. O carro morreu" e outras que eu nem sei o motivo das risadas. E mais: quando um dos sobreviventes chama o negro de "macaco", todos explodem em gargalhadas. O super-preconceituoso chama a negro de "macaco" e todos adoram?
O ser humano me assombra.
Nota: 0,0
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