Quase 18

(The Edge of Seventeen, 2016)
Por Paulo Franco Avaliação:                 8.0

The Edge of Seventeen, EUA, 2016. Direção: Kelly Fremon Craig. Elenco: Hailee Steinfeld (Nadine), Woody Harrelson (o professor), Haley Lu Richardson (Krista, a melhor amiga), Blake Jenner (o irmão), Kyra Sedgwick (a mãe), Eric Keenleyside (o pai). Hayden Szeto (Kin), Lina Renna (Nadine criança), Ava Grace Cooper (Krista criança).

Uma jovem de dezessete anos, que não se acha bonita nem inteligente e não pratica esportes, se sente perdida e deslocada diante da superficialidade dos colegas de escola, dos jovens que a cercam e dentro de sua própria casa, achando que a mãe sempre gostou mais de seu irmão mais velho. Para piorar sua situação, sua única amiga de infância, que é seu “porto seguro”, começa a ter um caso com seu irmão, fazendo sua insegurança se complicar pelo ciúme.

Com essa trama simples, mas extremamente objetiva, Kelly Fremon Craig, que produziu e fez sua estreia na direção, consegue excelentes resultados.

Sem ser superficial e repetitivo, como acontece muito com filmes sobre juventude, o roteiro da própria diretora é sensível, humano, realista, reflexivo e extremamente honesto, mostrando a adolescência com todas as suas complicações e dificuldades, na escola e no ambiente doméstico.

“A Idade de Dezessete” é um período de autoafirmação, que sempre carece de apoio e compreensão, e é isso que o filme mostra.

Os diálogos são trabalhados de forma delicada, com uma profundidade que faz com que o espectador crie uma empatia carinhosa pelos personagens, e o faça lembrar-se, nostalgicamente, dos seus tempos de colégio.

O elenco, afiadíssimo, só comprova a grande competência de Kelly Fremon na direção de atores.

A jovem e ótima atriz Hailee Steinfeld (que teve uma vibrante atuação no papel da menina que procura pelo assassino de seu pai, em “Bravura Indômita”, de Joel e Ethan Coen, papel pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante), a ser também, aqui, indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz. Ela já é uma pequena grande atriz, capaz de transmitir, com perfeição, a insegurança ou a emoção que o momento exige, e na hora certa.

O sempre ótimo Woody Harrelson (de “Zumbilândia”), faz o tolerante professor.

Essa promissora atriz Haley Lu Richardson, que pode ser vista também em “Fragmentado” (2016), faz a compreensível amiga de infância.

Kyra Sedgwick, excelente e experiente veterana, que faz a mãe de Nadine, e já atuou em uma centena de filmes, pode ser vista também em “Nascido em Quatro de Julho” (1989), de Oliver Stone.

O lançamento nacional em DVD traz o filme com imagem widescreen em cores, com áudio Dolby Digital 5.1 (em inglês). Não inclui extras. Gênero: comédia/drama. Duração: 88 minutos.

Por Paulo Franco, em 31/05/2018 Avaliação:                 8.0
• Felipe Leal 7.5
7.5/10 (56 votos)

Quase 18
(The Edge of Seventeen, 2016)
• Ladrões de Bicicleta (1948), por André Oliveira de Araujo Ferreira
• O Príncipe do Natal (2017), por Victor Mendonça