“Eu sabia que te encontraria no fim. É o nosso destino.”
Para escrever sobre Quem Quer Ser um Milionário?, filme de Danny Boyle, vencedor de oito prêmios na cerimônia do Oscar 2009 – entre eles, melhor filme, direção e roteiro adaptado – resolvi utilizar uma abordagem diferente, estruturando meus argumentos em um formato parecido com o jogo de perguntas e respostas do filme, que narra a história de Jamal Malik, um jovem indiano assistente de telemarketing que, pobre e sem estudos, consegue chegar na pergunta final de uma versão indiana do “Show do milhão”. À uma resposta de se tornar milionário, Jamal é torturado e interrogado pela polícia local e pelos realizadores do programa, que suspeitam de fraude nas respostas. O protagonista então, começa a contar para eles e para o espectador como sua vida lhe forneceu as respostas para as perguntas e sobre sua real intenção com o programa: mais do que o dinheiro do prêmio – ele nem se interessa por isto – Jamal quer ser visto por seu amor de infância Latika e voltar a vê-la para ficarem juntos como prometido há anos.
“Estamos no final do jogo “Analisando Quem Quer Ser um Milionário?”, o filme de Danny Boyle está quase ganhando sua nota. A pergunta final é:
De maneira geral, o que pode ser dito sobre Quem Quer Ser um Milionário?
a) Um filme excelente, que mereceu todos os prêmio vencidos no ano de seu lançamento.
b) Um filme ruim, que não vale a conferida do espectador
c) Um filme bom, que apesar de suas falhas, diverte e cativa o espectador.
d) Nenhuma das alternativas acima
Mas, antes de conferir a resposta que definirá a nota do longa, vamos dar uma olhada nas perguntas respondidas para chegar até esta:
Pergunta 1:
O que pode ser dito sobre o roteiro de Quem Quer Ser um Milionário?
a) Mediano, cheio de incoerências e furos, mas ainda assim, recheado com alguns momentos inspirados.
b) Risível, uma afronta ao espectador.
c) Espetacular, mereceu o Oscar entregue para Simon Beaufoy.
d) Nenhuma das alternativas acima.
Resposta: a.
A trama escrita por Beaufoy, a partir do livro Q & A, do indiano Vikas Swarup, apresenta falhas grotescas - a insistência em apresentar as perguntas do jogo em ordem cronológica aos acontecimentos da vida de Jamal, a falta de desenvolvimento de Latika, que atravessa o filme sem que conheçamos sua real personalidade, a mudança repentina apresentada pelo irmão do protagonista, Salim, ao final da obra – mas, funciona se levarmos em conta ao que se propõe: a história é bonita, não dá para negar e, ainda que mal desenvolvido em certos instantes, o amor de Jamal e Latika é daqueles pelo qual é fácil torcer para dar certo ao final.
Pergunta 2:
Quanto aos seus aspectos técnicos, o que pode ser dito sobre Quem Quer Ser um Milionário?
a) Mediano, apresentando falhas e acerto em igual medida.
b) Irrepreensível, apresentando qualidades técnicas em diversos aspectos de sua produção.
c) Uma nulidade, não conseguindo se destacar em nenhum aspecto técnico.
d) Nenhuma das alternativas acima.
Resposta: b.
Por mais que o roteiro de Beaufoy não apresente-se como destaque, não é difícil constatar que tecnicamente, o filme de Danny Boyle é excelente. A trilha sonora de A. R. Rahman mescla acordes de ritmo techno com instrumentais característicos da Índia em uma música envolvente e que por vezes, dita o ritmo das sequencias – e a estratégia de Rahman de utilizar músicas características de jogos de auditório nas sequencias que se passam no programa ao vivo se mostra simples, mas acertada. A fotografia de Anthony Dod Mantle, saturada em tons quentes e abusando de diversas cores em sequencias externas, como aquela situada em um rio, onde diversas mulheres lavam suas roupas confere beleza às imagens captadas pela câmera de Boyle. Já o trabalho sonoro do longa, acerta na composição de diversas sonoridades em cenas que jogam o espectador nas movimentadas e barulhentas ruas de Mumbai. Mas, é mesmo a edição de Chris Dickens que se mostra o grande destaque da produção – e único Oscar merecido para o longa – usando transições elegantes e fluidas entre os planos – algumas elipses, como aquela que muda a cena a partir de um tapa no rosto do protagonista, são brilhantes - e mantendo a dinâmica da narrativa em suas diversas idas e vindas no tempo.
Pergunta 3:
Analisado em um âmbito social, o que pode ser dito sobre Quem Quer Ser um Milionário?
a) É adequado, já que apresenta-se como um retrato realista do cenário da ação.
b) É repreensível, afinal, pinta um retrato não condizente com a realidade do país onde se passa.
c) É regular, já que apresenta traços realistas, mas muitas vezes deturpados pelo que o filme mostra.
d) Nenhuma das alternativas acima.
Resposta: c.
Um dos principais pontos de críticas ao filme de Danny Boyle diz respeito à maneira como pinta com alegria e leveza a Índia, país superpopuloso, com grandes índices exploração do trabalho infantil, analfabetismo e desigualdade social. Discordo em partes da afirmativa: sim, Boyle é irresponsável em retratar sequencias pesadas com um ar juvenil e alegre – Jamal e Salim, quando pequenos roubam turistas em cenas que são encaradas pelo longa de maneira infantilizada, quase como se retratasse meras brincadeiras de crianças – mas, todas as características descritas acima estão lá para quem quiser conferir, do contraste entre favelas e mansões (vista que lembra, guardadas as devidas proporções, o Rio de Janeiro), a exploração do trabalho infantil de maneira cruel por agenciadores de crianças pedintes, tudo está na tela, ainda que às vezes, adaptado para um viés fantasioso.
Pergunta 4:
O que pode-se afirmar sobre o elenco de Quem Quer Ser um Milionário?
a) Nada demais. Apenas não comprometem o filme.
b) Excelentes. O elenco está afiado e em sintonia.
c) Péssimas.
d) Nenhuma das alternativas acima.
Resposta: a.
O elenco do filme pode ser considerado o maior ponto fraco da produção, que apresenta atores desconhecidos nos papéis principais. Dev Patel (que interpreta Jamal mais velho) mantém sempre a mesma expressão facial, seja ganhando milhões de rupias, vendo a mulher que ama ser mandar ir embora de sua vida ou sendo torturado. Frieda Pinto é outra que não apresenta a mínima expressividade, resumindo-se à uma “Megan Fox” indiana. Já as crianças que interpretam o casal protagonista e Salim quando pequenos, destaca-se pela energia com que encarnam seus papéis. Dito isso, não é de se surpreender que o maior destaque do elenco seja Anil Kapoor, que carrega o apresentador do programa de perguntas e respostas com divertida ironia e perplexidade diante das respostas de Jamal.
Pergunta 5:
O que pode ser dito sobre a direção de Danny Boyle em Quem Quer Ser um Milionário?
a) Excelente, a melhor do ano da produção.
b) Enérgica, ainda que não seja espetacular.
c) Fraquíssima, responsável pelo filme ser ruim.
d) Nenhuma das alternativas acima.
Resposta: b.
A direção de Boyle se mostra enérgica e, juntamente com a já mencionada edição de Dickens, é grande responsável pelo ritmo contagiante do filme. Boyle ainda acerta em sua homenagem à Bollywood (indústria cinematográfica da índia, que produz um número significativo de musicais) através de uma sequência musical ao som de “Jai Ho”, do compositor Rahman, que, ainda que não se contextualize no restante do longa, se mostra divertida, bem encenada e garante um ótimo “pós-clímax”. Claro que, comparada com os sensacionais trabalhos de James Gray (Amantes), Darren Aronofsky (O Lutador), David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button), Andrew Stanton (Wall-E), entre outros, a direção de Boyle se mostra “apenas” boa, o que torna seu Oscar de melhor direção um exagero.
E chegamos na última pergunta, ao responder essa, Quem Quer Ser um Milionário? receberá sua nota:
Em resumo, o que pode ser dito sobre Quem Quer Ser um Milionário?
a) Um filme excelente, que mereceu todos os prêmio vencidos no ano de seu lançamento.
b) Um filme ruim, que não vale a conferida do espectador
c) Um filme bom, que apesar de suas falhas, diverte e cativa o espectador.
d) Nenhuma das alternativas acima
resposta: c.
Um filme bom, que apesar de suas falhas, diverte e cativa o espectador.
Se fosse um quiz Alexandre, não teria as respostas...
Ah, verdade, foi mal, nao sabia que opinião sobre um filme era verdade absoluta.
Mas ninguém disse isto, apenas informei a diferença entre um e outro...
E a partir do momento que o Pedro colocou as respostas, passa a ser uma crítica (o que não impede o leitor de ter a sua opinião, óbvio - basta não generalizar).
Quiz só no grupo, isso é só um texto mesmo, mas valeu pelas respostas Alê, foi bacana 😁