Sicario: Terra de Ninguém

(Sicario, 2015)
Por João Marco Silva Batista Avaliação:                   9.0

Denis Villeneuve: você certamente ouviu esse nome na boca de algum cinéfilo atualmente, certo? o diretor canadense vem construindo uma carreira de enorme sucesso nos últimos oito anos, com obras como Incendies (2010), Prisoners (2013), Enemy (2014), Arrival (2016) e Blade Runner 2049 (2017). Todo esse reconhecimento não é atoa, e temos mais um filme que confirma isso.

A CIA está preparando uma audaciosa operação para deter o grande líder de um cartel de drogas mexicano. Kate Macy (Emily Blunt), policial do FBI, decide participar da ação, mas logo descobre que terá de testar todos os seus limites morais e éticos nesta missão.

A Direção é do Denis Villeneuve, e, o diretor retorna a conduzir obras duras e pesadas sobre as entranhas da maldade humana, exatamente como em Os Suspeitos. O controle Ritmítico é excepcional, sabendo alternar entre a "suavidade" e suspense com qualidade e nunca quebrando o foco temático da história.

O Roteiro é escrito pelo Taylor Sheridan, que incrementa o argumento de Sicario com uma abordagem sagaz e intensa sobre o tráfico de drogas entre os Estados Unidos e México, abrindo espaço para demonstrar que, nesse conflito, não há heróis e vilões, além de estudar as entranhas da violência e a podridão do comportamento humano, que leva a homens aparentemente "honestos" a tomarem decisões difíceis. Os Diálogos são intensos e provocativos, a abordagem social dos males humanos são demonstrada nas interações dos personagens no universo e ajudam a movimentar um pouco a História, que é o elemento mais fraco do texto. A medida que a trama se desenvolve, ela fica mais complicada e desinteressante, afetando aos 25 minutos finais, que, além de amarga, é super desorganizada.

A Cinematografia do Roger Deakins é maravilhosa, aproveitando as belas paisagens secas e áridas do deserto americano, igualmente como nas sequências em território mexicano, e expondo os pontos fortes do trabalho do cinematógrafo: o uso da luz estourada nas sequências diurnas, as composições noturnas com uma palheta predominantemente azulada, o pôr-do-sol com uma mistura entre tons de amarelo e azul, a Iluminação complementa o cuidado visual, há muito o uso da Contra-luz e o jogo de sombras é impecável.

A Trilha Sonora grave, energética e crescente do Jóhann Jóhannsson, estabelece perfeitamente o tom da obra, com uma sutileza com as composições usadas nas cenas mais intensas. A Edição permite diversos pontos de perspectiva da mesma cena, o controle dos planos é excelente, intercalando entre enquadramentos íntimos e panorâmicas, mostrando a imensidão do ambiente. O Jogo de Câmera é intrusivo, adentrando os ambientes, com uma paciência desconcertante, há um bom uso da câmera subjetiva (especialmente, em uma sequência no ato-final).

A Montagem faz um trabalho competente de organizar os acontecimentos, a sensação de paranoia é crescente, o clima de mistério é forte e perfeitamente controlado. A Edição e Mixagem de Som permite uma compreensão (e imersão) maior dos acontecimentos, os elementos sonoros do ambiente tem um controle ótimo, deixando eles extremamente desconfortáveis. E a junção de todos os componentes técnicos, criam algumas das sequências mais nervosas da década (como a cena do carro, que é uma aula de Edição).

A Emily Blunt é o elemento humano do filme, as mesmas decisões e incertezas de sua personagem são as do espectador, ela é a "condutora" emocional da narrativa e a sua interpretação é uma das melhores de sua carreira. Outro que arrebenta é o Benicio Del Toro, criando um personagem ameaçador, enervante, imponente e misterioso, sem falar quase nada. O Josh Brolin tem menos presença, mas cumpre sua função na trama, e o Daniel Kaluuya está bem, mas é sub-aproveitado.

Sicario é mais que uma simples obra cinematográfica mostrando a hostilidade da guerra contra o tráfico, é um estudo pessimista e bem desenvolvido sobre o lado mais repugnante do ser humano, revestidos por um forte elenco e um texto concentrado.

Por João Marco Silva Batista, em 11/07/2018 Avaliação:                   9.0
7.5/10 (303 votos)