FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS HOME CINEMA TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
(Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007)
Por Bruno Gustavo Avaliação:                 8.0

Sweeney Todd é mais uma parceria entre o diretor Tim Burton e o ator Johnny Depp. Por isso, é impossível não esperar por um filme sinistro, estranho e diferente, em todos os aspectos possíveis e imagináveis. Assim, passado uma hora de exibição, você perceberá que Sweeney Todd é de longe, uma das produções mais esquisitas e estranhas dos últimos tempos, na qual eu classifico como uma mistura entre “Edward: Mãos de Tesoura, Harry Potter, Rambo IV, e qualquer outro filme musical”.

Agora, explicarei o porquê dessas minhas comparações: em relação a “Edward: Mãos de Tesoura”, o final de ambos os filmes é trágico, o diretor e o ator são os mesmos (Tim Burton e Johnny Depp), e o principal: a aparência física entre Sweeney Todd e Edward é bem parecida. O rosto pálido, o cabelo esquisito, objetos pontudos nas mãos... Mas é importante avisar que somente a aparência física é “quase igual”, afinal, ambos os personagens são muito diferentes em relação à personalidade: Sweeney Todd é um anti-herói vingativo e diabólico, e Edward é somente um indivíduo inocente, mergulhado na tristeza.

Já a comparação que faço com Harry Potter é percebida no elenco: Helena Bonham Carter, Alan Rickman e Timothy Spall fazem parte dos filmes do bruxinho mais famoso dos cinemas/livros. Aliás, quando você ver o Juiz Turpin (interpretado por Alan Rickman) pela primeira vez, irá soltar um “caramba, ele é o Professor Snape!” no cinema. E há também outra comparação: o clima sombrio e “escuro” está presente em ambas as produções, o que pode atrair alguns fãs do Harry Potter ao cinema para assistir Sweeney Todd.

E já a comparação com Rambo IV... Claro que o gênero e a história de Sweeney Todd e Rambo IV não possuem nada igual, mas a violência... Logo na primeira morte do filme, os mais fracos e que odeiam sangue irão desejar terem assistido “Xuxa em Um Sonho de Menina” do que Sweeney Tood. É sério: o filme é muito violento, o que me faz pensar o motivo de o filme ter recebido uma classificação “só” para maiores de 16 anos. A cada morte, trezentos litros de sangue jorram por todos os lados. O sangue espirra, vai parar no rosto e na camisa do Sweeney Tood, suja o chão, a cadeira, o vidro da “quase barbearia”, e o mais incrível: vai parar até mesmo na câmera, borrando-a! É surpreendente, e ao mesmo tempo, divertido, além de ser absolutamente trash, pois o sangue é mais vermelho do que qualquer coisa que você já viu na vida. Assim, a produção se torna o “teste final” para aqueles que querem se aventurar no ramo da Medicina: se você não sentiu nojo durante o filme, pode ter certeza que conseguirá fazer cirurgias tranquilamente. Mas se você sentiu nojo, aí, é melhor escolher outra profissão...

Eu comparo Sweeney Todd com qualquer filme musical, pelo motivo de que a produção é, de fato, um musical. Esquisito, nojento e sangrento, mas é um musical. Logo na primeira cena do filme, Johnny Depp canta uma música rápida, com uma melodia estranha e sombria. Depois, Johnny Depp canta novamente, contando um pouco da história do barbeiro Benjamim Barker (que é o próprio Sweeney Todd, é claro). Depois, ele chega numa loja de tortas, e é a vez da Senhorita Lovett (interpretada pela competente Helena Bonham Carter) cantar uma melodia mais alegre. E aí, segue-se uma quantidade gigantesca de músicas, algumas alegres, outras tristes, e outras, puramente malucas. E em todas as melodias, predomina um texto estranho, composto por frases estranhas e nada alegres. Afinal, você classificaria a frase “todos merecem morrer” como algo normal?

Aliás, todos os personagens do filme cantam. Desde Sweeney Todd, até a Senhorita Lovett, Johanna (a filha do Sweeney), o Signor Adolfo Pirelli (um dos indivíduos mais estranhos que já vi na vida, interpretado pelo não menos estranho Sacha Baron Cohen, conhecido por dar vida ao divertido personagem Borat), o Juiz Turpin, e vejam só: até mesmo uma mendiga canta! Alguns irão odiar esse excesso de músicas, mas outros irão gostar bastante. Isso porque as melodias alegres quebram um pouco aquele sentimento triste e deprimido presente na produção. Afinal, tem música até na hora de matar pobres coitados! Estranho ou não, muitas pessoas irão apreciar essa mistura entre melodias alegres, e um clima denso e pesado.

Depois de tantas comparações, resta analisar toda a obra apresentada em Sweeney Todd: por mais incrível que pareça, o filme é excelente. O elenco é ótimo e competente, sendo que Johnny Depp, como sempre, se destaca em todas as cenas da produção. Helena Bonham Carter também está muito competente, interpretando uma personagem complexa, sarcástica e romântica. Já Sacha Baron Cohen fez com que Signor Adolfo Pirelli se tornasse um indivíduo diferente e que se destaca no meio de tantos atores bons, mesmo que seu personagem apareça muito pouco. Até mesmo o menino se mostra competente no filme (aliás, as músicas dele são as mais engraçadas e alegres da produção)!

Talvez, o aspecto mais positivo do filme seja sua maravilhosa direção de arte: o clima sujo, composto por casas e pessoas sombrias, e o tom cinza que predomina durante toda a projeção, remete à época da Revolução Industrial. É interessante ver também o sangue, bem avermelhado, contrastando com o cenário cinza, destruindo, por alguns segundos, aquele tom escuro e sombrio predominante. Mas não espere ver só escuridão: em certa parte do filme, ocorre uma cena engraçada, composta por uma música divertida, e cenários coloridos e deslumbrantes, para dar uma “relaxada” após presenciarmos tantas mortes e sangue.

Sweeney Todd é um filme que merece ser visto. Eu sei que ainda existem pessoas preconceituosas, que odeiam musicais, mas posso afirmar para essas pessoas que Sweeney Todd é um musical bem diferente, que explora de uma forma detalhada as características e personalidades dos personagens. Só as atuações e a direção de arte, já são motivos de sobra para você assistir. Mas lá vai o aviso: crianças, fiquem longe dessa produção. Ao menos que vocês adorem sangue (ou melhor: MUITO sangue), pessoas sendo queimadas, gargantas cortadas, carnes humanas transformando-se em recheios de tortas, tortura, insetos sendo esmagados, e personagens nem um pouco bondosos...

Por Bruno Gustavo, em 15/03/2008 Avaliação:                 8.0
• Demetrius Caesar 5.0
7.4 (709 votos)

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
(Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007)
• A Montanha dos Sete Abutres (1951), por Ricardo Nascimento Bello e Silva
• Enigma do Poder (1998), por Ricardo Nascimento Bello e Silva