FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
COMENTÁRIO

Tiros em Columbine

(Bowling for Columbine, 2002)
Por Hudson Borgato. Avaliação:                   9.0

Tiros em Columbine poderia se chamar "Tiros em Tiros em Lake High Scool" ou até mesmo "Tiros em Virginia Tech" . Não importa qual adjetivo fosse usado para definir este documentário de suma importância pois as razões são sempre as mesmas , apenas mudam os endereços.
Michael Moore faz uma abordagem sobre o trágico tema: Violência nas escolas e de maneira imparcial questiona as possíveis causas que geram frequentemente este tipo de atentado.

O primeiro item aprensentado pelo documentario e na minha opinião o mais importante . É o facíl acesso as armas de fogos e suas respectivas munições , Moore em sua primeira aparição mostra um anúncio de uma empresa bancária propagando a seguinte oferta: Abra uma conta em nosso banco e ganhe uma arma de fogo.
Sem hesitar Moore abre sua conta e sai com uma espingarda imponente em suas mãos e ironicamente pergunta ao funcionário do banco: Acha que é perigoso distribuir armas em um banco ?

Outro ponto discutido pelo longa são as causas que levam uma sociedade ser tão agressiva e ter altos índices homicios por armas de fogos e varias respostas são apresentadas , tais como histórico cultural , segregação racial , drogas e uma "venda do medo" através dos veiculos de comunição. Mas Moore com extrema sagacidade mostra um exemplo "vizinho" com os mesmos padrões e ainda assim com um índice praticamente zero em sua criminalidade quebrando todas as teorias apresentadas pelo péssimo desempenho da sociedade americanda em relação aos crimes por armas de fogos .
O Canada é uma país que culturalmente é constituido por caçadores e com 30 milhões de habitantes existe 7 milhões de armas e cerca de 165 pessoas cometem homicidios com armas de fogos por ano enquanto nos EUA ocorrem 11.127 homicidios anualmente .

O incidente do Colégio Columbine, em Littleton (Colorado) onde dois adolecentes mataram 12 alunos a tiros serviu apenas para desencadear uma revolta que tomou conta da população americana e se fez crescente o sentimento de indignação pela inescrupulosa banalidade com qual estes adolecentes tratam a vida dos próximos.
Michael Moore se inspirou em uma causa que mereçe toda atenção e através deste documentário mereçe todas os prêmios que o mesmo arrecadou e antes de ser um documentário trata-se de lição didática onde ele usa um linguagem expressiva que não mede esforços em mostras os podres que existem em toda sociedade americana e antes de mais nada ser uma pessoa de atitude em seus propósitos.

Infelizmente Tiros em Columbine não teve a divulgação adequada que o seu conteúdo apresentado deveria merecer . Michael Moore de fato não é nenhum diplomata e com brilhantismo teve a coragem de colocar o dedo na ferida aberta do corpo social americano e pagou por esta ousadia sendo obstruido em varios orgãos de comunição e impossibilitando o acesso ao seu esplêndido documentário.

Michael Moore que ja era conheçido pela obra literária Stupid White Man (Uma Nação de Idiotas) e sempre teve a fama de ser uma pessoa pôlemica neste documentario ele atinge o seu auge e revela ao público um ponto de vista sobre a violência e suas causas de forma esclarecedora passando por todos os estágios o obtendo um resultado que deixa este documentario como imprescindível .

Por Hudson Borgato., em 17/04/2007 Avaliação:                   9.0
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 9.0
• Daniel Dalpizzolo 7.5
• Rodrigo Cunha 8.0
• Régis Trigo 7.0
• Demetrius Caesar 6.5
• Silvio Pilau 9.0
•  Média 7.8
Notas - Usuários
8.4 (399 votos)
Top Usuários #139
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Cineplayers não se responsabiliza pelo conteúdo deste comentário. Ajude-nos a manter a integridade do conteúdo. Se você tiver provas de cópia ou plágio do texto, entre em contato conosco, denunciando (passe o link do material original).
 
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Tiros em Columbine
(Bowling for Columbine, 2002)
 MAIS COMENTÁRIOS
• Comentários deste filme
« anterior » todos (5) « próximo »
• Outros comentários
• Mr. Turner (2014), por Patrick Corrêa
• Quod erat Demonstrandum (2013), por Patrick Corrêa
• Tudo é Brasil (1997), por Douglas Rodrigues
• V de Vingança (2005), por Lucas Souza
• Mesmo Se Nada Der Certo (2013), por Pedro H. S. Lubschinski
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2014) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
MAPA DO SITE
ANUNCIE CONOSCO