FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE

Tiros em Columbine

(Bowling for Columbine, 2002)
Por Hudson Borgato. Avaliação:                   9.0

Tiros em Columbine poderia se chamar "Tiros em Tiros em Lake High Scool" ou até mesmo "Tiros em Virginia Tech" . Não importa qual adjetivo fosse usado para definir este documentário de suma importância pois as razões são sempre as mesmas , apenas mudam os endereços.
Michael Moore faz uma abordagem sobre o trágico tema: Violência nas escolas e de maneira imparcial questiona as possíveis causas que geram frequentemente este tipo de atentado.

O primeiro item aprensentado pelo documentario e na minha opinião o mais importante . É o facíl acesso as armas de fogos e suas respectivas munições , Moore em sua primeira aparição mostra um anúncio de uma empresa bancária propagando a seguinte oferta: Abra uma conta em nosso banco e ganhe uma arma de fogo.
Sem hesitar Moore abre sua conta e sai com uma espingarda imponente em suas mãos e ironicamente pergunta ao funcionário do banco: Acha que é perigoso distribuir armas em um banco ?

Outro ponto discutido pelo longa são as causas que levam uma sociedade ser tão agressiva e ter altos índices homicios por armas de fogos e varias respostas são apresentadas , tais como histórico cultural , segregação racial , drogas e uma "venda do medo" através dos veiculos de comunição. Mas Moore com extrema sagacidade mostra um exemplo "vizinho" com os mesmos padrões e ainda assim com um índice praticamente zero em sua criminalidade quebrando todas as teorias apresentadas pelo péssimo desempenho da sociedade americanda em relação aos crimes por armas de fogos .
O Canada é uma país que culturalmente é constituido por caçadores e com 30 milhões de habitantes existe 7 milhões de armas e cerca de 165 pessoas cometem homicidios com armas de fogos por ano enquanto nos EUA ocorrem 11.127 homicidios anualmente .

O incidente do Colégio Columbine, em Littleton (Colorado) onde dois adolecentes mataram 12 alunos a tiros serviu apenas para desencadear uma revolta que tomou conta da população americana e se fez crescente o sentimento de indignação pela inescrupulosa banalidade com qual estes adolecentes tratam a vida dos próximos.
Michael Moore se inspirou em uma causa que mereçe toda atenção e através deste documentário mereçe todas os prêmios que o mesmo arrecadou e antes de ser um documentário trata-se de lição didática onde ele usa um linguagem expressiva que não mede esforços em mostras os podres que existem em toda sociedade americana e antes de mais nada ser uma pessoa de atitude em seus propósitos.

Infelizmente Tiros em Columbine não teve a divulgação adequada que o seu conteúdo apresentado deveria merecer . Michael Moore de fato não é nenhum diplomata e com brilhantismo teve a coragem de colocar o dedo na ferida aberta do corpo social americano e pagou por esta ousadia sendo obstruido em varios orgãos de comunição e impossibilitando o acesso ao seu esplêndido documentário.

Michael Moore que ja era conheçido pela obra literária Stupid White Man (Uma Nação de Idiotas) e sempre teve a fama de ser uma pessoa pôlemica neste documentario ele atinge o seu auge e revela ao público um ponto de vista sobre a violência e suas causas de forma esclarecedora passando por todos os estágios o obtendo um resultado que deixa este documentario como imprescindível .

Por Hudson Borgato., em 17/04/2007 Avaliação:                   9.0
• Demetrius Caesar 6.5
8.4 (399 votos)
Top Usuários #139

Tiros em Columbine
(Bowling for Columbine, 2002)
• Mr. Turner (2014), por Patrick Corrêa
• Quod erat Demonstrandum (2013), por Patrick Corrêa