Tom of Finland

(Tom of Finland, 2017)
Por Cleber Eldridge Avaliação:             6.5

Pra quem nunca ouviu falar do nome - ou da marca - Tom of Finland, foi um homem que fez história no século XXI, foi ele que despertou o fetiche das comunidades homossexuais de todo o mundo com seus desenhos e traços, cheio de ousadia e sem nenhum pudor, logo foi reconhecido mundialmente como artista que representava a comunidade LGBT. O representante ao Oscar de melhor filme estrangeiro 2017 da Finlândia conta a história do homem por trás de tudo isso, da trajetória de um artista.

O nome por trás de Tom, era Touko Laaksonen (1920 - 1991) que outrora foi tenente do exército finlandês, no meio de uma guerra contra os russos, que não passa de pano de fundo para a história de Touko ou Tom, como preferirem, enquanto a guerra contra os russos corria a todo vapor, Touko lutava sua própria batalha, as dúvidas de sua própria sexualidade, da sua arte, tudo em meio de um país que não aceitava a homossexualidade, a forma que ele encontrava para escapar de todo esse transtorno era desenhando, suas gravuras eram uma mistura de erotismo e pornografia, esses mesmo que viriam a marcar gerações, transformar e influenciar vidas.

O filme é acadêmico, faz bonito e tem cenas muito bem cuidadas, talvez seja frio demais para alguns é envolvente para outros - aqueles que se deixam envolver pela temática homossexual - o diretor fica a mercê de sua própria história, é a típica biografia, com começo - as origens do biografado - o meio - de ser um total desconhecido ao auge de sua carreira - até o fim, literalmente o final do filme, a reconstituição da história é firme e agradável, mas ao fim, não passa de uma biografia qualquer no meio de tantas outras, faltou alguma coisa.

Por Cleber Eldridge, em 28/09/2017 Avaliação:             6.5
•  Média -
aguardando 3 votos
Por Cleber Eldridge, em 29/09/2017 | 17:25:33 h
Ja tem torrent Guilherme!
Por Guilherme Spada, em 29/09/2017 | 16:30:49 h
Assistiu ONDE?????