Tomates verdes e fritos sob o ingrediente toque da amizade e do sentimento
O filme de 1991 emociona por seus recalques e palavras não ditas, mas suficientes pra se entender o que se propõe a ser a verdadeira amizade
Se é verdade que essa história remete ao encontro de alguns dados da história cultural e do imaginário como racismo, intransigência, preconceito e repressão emocional, de um modo interessante se revela também pela forma como esses aspectos ressoam na trama. Esse aspecto é representado na história como numa espécie de movimento de conflito entre um mundo exterior e um outro interior. Esse retorno, que diz respeito à ingerência dos valores morais, culturais e normativos representados no filme – e aí o interessante – não pela aceitação, mas pela negação de Idgie à rotina religiosa e conservadora dos moradores de Whistle Stop, no Alabama, desperta nessa personagem o seu lado “Towanda”, desafiador, inquieto, e que lhe inspira esse seu jeito tão não-convencional de ser, se revelando muito mais como uma identidade sua. Na verdade, Idge e Towanda são uma só. Idgie perdera seu irmão Buddy. O luto, tão corrente nessa história, pôde significar no início um isolamento por achar que ninguém mais a entenderia. Mas a amizade de Ruth traz Idgie de novo a uma história que na verdade Idgie é quem a apresentará a Ruth, e também a Evelyn Couch através das palavras da senhora Threadgoode. Essa sua identidade que havia sido reprimida com a morte de Buddy pode ser novamente vivenciada através da experiência do encontro de uma amizade.
Um dos pilares do roteiro é justamente a necessidade da revelação de uma espécie de “identidade inconsciente”, a começar pelo título do filme, que alude à iguaria preferida da senhora Threadgoode e à história tão íntima e singular que se desenrolou naqueles dias em torno do Café. A desconfiança à amizade de Idgie e Ruth, que simboliza a desconfiança social a respeito das alternativas às normas convencionais e valores culturais estabelecidos (como a proximidade com os negros, por exemplo, numa época em que ardia o odioso fogo da Ku Klux Klan) cede lugar ante a beleza do amor da amizade entre as duas, o que acaba por conquistar a todos.
De fato, talvez essa seja uma função da arte, e em especial do cinema, que se mostram tão inúteis de um certo modo, isto é, traçar um perfil perfeito dos acontecimentos ou das coisas (no caso dessa história a amizade entre Idgie e Ruth).
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