Travelling Salesman

(Travelling Salesman, 2012)
Por Falstaff Avaliação:                   9.0

Travelling Salesman é uma daquelas ficções científicas ‘’cabeça’’ como Primer (2004) e Coherence (2013), indignas de um título nacional, que se mantém à margem do cinema mainstream onde correm os filmes dirigidos por Christopher Nolan e Alfonso Cuarón. Compreensível pois devido ao baixo orçamento não oferecem nenhum espetáculo visual de super efeitos especiais e um elenco de estrelas, e mais compreensível ainda porque compensam a carência orçamentária elevando as mirabolantes anedotas sci-fi acima das convenções e dos formatos mastigáveis do thriller e do pulp, com as suas sequências de ação embebidas de sentimentalismo, realçando a força de roteiros originais com diálogos bem escritos que desenrolam-se em torno de mcguffins sofisticados: a viagem temporal em Primer, o multiverso em Coherence e a solução de um notório problema matemático em Travelling Salesman.

‘’A extraordinária aplicação da matemática nos permitiu (... ) o bom, o ruim, e tudo o mais.’’ O excelente roteiro de Timothy e Andrew Lanzone aborda questões éticas sobre o papel da ciência, responsabilidade criativa, criptografia, privacidade e poder•. Quatro matemáticos discutem a respeito das futuras, inimagináveis mas sem dúvida grandiosas consequências que o seu trabalho poderá acarretar quando ele passar para as mãos incógnitas e políticas do governo.

O enfrentamento intelectual entre diferentes personalidades dentro de um ambiente fechado é comparável a O que Você Faria? (El método, 2005) e Exam (2009), mas diferente destes, que também são ótimos, Travelling... não é muito didático e o leigo matemático (em um sentido mais histórico do que técnico) tem de correr para acompanhar os diálogos sobre fatores não-determinísticos, Oppenheimer e Los Alamos e isto pode torná-lo repulsivo para alguns e bastante atraente para outros, atraente mesmo para quem, como eu, não estiver nenhum pouco familiarizado com os temas abordados.

Os diálogos e a montagem de filmes pequenos e espertos como este são suas grandes forças. Os diálogos são intrigantes e inteligentes e a montagem cria uma sensação de ameaça constante que permeia a narrativa (No caso de Travelling... flashbacks e flashforwards breves mal contextualizados) e sua união, somada ao seu tema insondável fora da própria ficção, como as equações do Professor Lindt em Cortina Rasgada, gera um thriller de impacto máximo. Em outras palavras, não é necessário entendê-los na sua totalidade, ainda que isso ajude, para apreciá-los.

A força de um blockbuster de ficção científica como Interestelar (Interestellar, 2014), por exemplo, está concentrada no objetivo a ser conquistado pelos seus heróis e heroínas: a salvação da humanidade, a reconciliação familiar e o magnetismo do amor; as batalhas e as intempéries enfrentadas, assim como os flertes científicos, são apenas roupagens e meios de cobrir e explorar temas mais ‘’universais’’. Em um filme como Travelling... as roupagens e os meios são os próprios personagens que são meramente ferramentas para a construção de uma situação hipotética cujo tema é, ao contrário, específico. O que importa é a situação criada e como seus elementos reagem a ela, não sua solução, nem sua origem; a câmera funciona como uma lupa displicente e curiosa posicionada sobre um ponto específico em uma linha do tempo onde o exterior do ponto ampliado pela lente tem pouca importância; ou seja, construções psicológicas profundas e satisfações mais elaboradas quanto ao enredo não tem espaço nessas estórias breves, episódicas, e neste filme, em especial, o foco é na ação, ação no sentido narrativo, na palavra, na réplica e na tréplica, seu conteúdo é trabalhado na superfície, sim, superficial, mas tão-somente por ser subserviente ao próprio dinamismo narrativo que explora as consequências de um problema ainda insolúvel fora do seu espaço ficcional, nem tanto sobre tecnicalidades matemáticas e questões deveras distantes do homem comum mas

Quem guardará os guardiões?

Essa é a questão, mais do que P versus NP ou o problema do caixeiro-viajante, sugerido pelo título.

O filme conduzido por Timothy Lanzone é basicamente movido a diálogos entre matemáticos e um oficial do governo e pode facilmente ser rejeitado e rotulado com o epíteto favorito de nossos tempos: ‘’pseudo-intelectual’’; quando o verdadeiramente intelectual, seja lá o que isso for!, soa como um conceito que pertence ao campo da fantasia e do mito. E, quem sabe — mais do que o apreço pela arte, a curiosidade, o estudo, o tédio e o escapismo — o fator que nos leva a apreciá-lo, como bicho-científico que somos, seja simplesmente a sensação antiga, por ele evocada, de prazer e fascínio voyeurístico que sentimos ao observar como um grupo de seres comuns interage em um ambiente ou situação que lhes é alheia para encontrar a solução de um problema. E se essa química instável, que é o homem e a mulher, for representada e trabalhada de forma convincente, i.e., humana, enriquecendo o cenário hipotético e improvável onde se encontram, como aqui, tanto melhor o resultado.

• Interessante essa discussão fictícia a respeito de poder e privacidade nacional e internacional ter ocorrido um ano antes do caso Snowden estourar na imprensa e no mundo.

Por Falstaff, em 10/05/2018 Avaliação:                   9.0
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi