Grande parte do cinema independente americano da década de 00 nasceu dos primeiros filmes de Wes Anderson. Dentre eles,Rushmore não se destaca,mas ajuda a compor o período de formação de um cineasta original e cativante que ainda mostraria seu melhor nos trabalhos seguintes.
Anderson ainda não havia desenvolvido seu padrão estético.Apesar de as sequências em camera lenta,marca importante do diretor, já serem notadas,planos estáticos com enquadramentos minimalistas ainda não são vistos como nos seus filmes seguintes.
Os roteiros de Anderson,sempre escritos em parceria com amigos(Owen Wilson no caso), foram aprimorados a partir de Rushmore. Ainda que os personagens sejam bidimensionais e careçam de melhor tratamento, nota-se um cuidado especial em fugir de estereótipos e seguir caminhos diferentes daqueles que estamos costumados a ver no cinema mainstream. Talvez isso,até hoje, seja o principal deleite daqueles que apreciam seu cinema.
Infelizmente,apesar de excêntrico e instigante,Rushmore não possui ritmo cômico para ser visto como comédia,muito menos possui profundidade suficiente para ser encarado como drama. Colocando o filme em uma mal-sucedida intersecção de gêneros.
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