ROMANCE, AÇÃO E COMÉDIA NUMA COMBINAÇÃO DE TIRAR O FÔLEGO
Se o cinema de James Cameron falha feio em ser um produto de primeira qualidade, inteligente e de conteúdo, em um ponto ele acerta mais do que em cheio: no quesito diversão. E neste quesito, talvez, nenhum de seus trabalhos se equipare a True Lies (1994), uma comédia romântica de primeira, recheada de ação e muito bom humor.
Harry (Arnold Schwarzenegger) é um espião do governo que esconde sua verdadeira profissão da esposa Helen (Jemie Lee Curtis), fingindo trabalhar como vendedor de computadores. Entediada com a vidinha pacata que leva, Helen acaba se envolvendo com um misterioso homem chamado Simon (Bill Paxton), que se diz agente secreto da C.I.A., mas na verdade é um vendedor de carros usados charlatão que engana mulheres solitárias. Na verdade, Helen nem tem um caso com Simon, apenas procura um pouco de emoção na vida. Acreditando que sua esposa esteja realmente o traindo, Harry começa a vigiar a própria esposa, usando agentes, recursos e equipamento da agência. E, tentando pôr um pouco mais de emoção na tediosa vida da esposa, Harry acaba refém de terroristas que planejam atacar Nova Iorque; Agora, além de seu casamento, Harry deve salvar a cidade.
Ignorando todos os absurdos e a falta de lógica (quase obrigatórios de tão comuns na obra de Cameron) do roteiro, True Lies pode ser visto como um dos filmes mais ágeis dos anos 90, não dando tempo para o espectador pensar ou respirar, entre um tiroteio e uma situação cômica. Arnold Schwarzenegger dá show de carisma na tela. Aliás, neste aspecto, o Tio Arnoldo talvez seja o maior astro do cinema de ação de todos os tempos. Em todos seus filmes, suas falas pontuais tornaram-se épicas e aqui não é diferente. “Você está despedido!” é quase um mantra dos filmes de ação. Cameron trabalha muito bem a presença forte em cena do astro, abusando da simpatia. Já Jemie Lee Curtis está perfeita como a retraída e entediada mãe de família que redescobre a vontade de viver e sua sensualidade que acreditava perdido desde os tempos de faculdade, sentindo-se uma mulher desejada novamente. A química do casal está perfeita e todas as suas cenas rendem momentos impagáveis, como a antológica cena de Ellen dançando sensualmente no quarto do hotel.
Obviamente, mesmo sendo um dos grandes filmes dos anos 90, True Lies ainda é um filme de ação e um filme de James Cameron. Portanto, os exageros e a extravagância são quase obrigatórios, mas perdoáveis. Até porque a ação do filme é de primeira. Schwarzenegger correndo à cavalo dentro de um shopping, pilotando um caça de força aérea e a explosão da ponte Golden Gate são algumas das cenas que ilustram bem esta ação. Ação desenfreada é característica na obra do diretor (e sejamos justos, sabe muito bem como conduzir este tipo de filme e cena) e em True Lies, ela vem em doses cavalares, sempre acompanhada de um humor que transita entre o inoscente e o satírico, com muita sensualidade, é óbvio. Cameron é um diretor peculiar para mim. Considero sua visão de cinema - puramente comercial - errônea e viral, mas admito que ele é um dos melhores (se não for o melhor) diretor de blockbusters da sua geração. A mega produção, já típica na filmografia do diretor, está impecável mais uma vez. E True Lies se difere de Avatar de Titanic pelo fato de não se levar à sério em nenhum momento, o que nos faz ignorar o roteirinho mixuruca e nos deliciarmos com um espetáculo de qualidade extremamente divertido, do primeiro ao último minuto, encerrando com uma escancarada citação a clássica cena do tango de Perfume de Mulher, com Al Pacino.
Não há muito mais o que falar sobre True Lies, à não ser que se trata de uma ótima pedida, pois é uma comédia romântica de qualidade incompatível com as baboseiras que vemos hoje, estreladas por Adam Sandler's e Ben Stiller's da vida, e possui muito mais ação que todos os filmes do Jason Statham juntos.
Zerei pra Nintendo. 😁
Parabéns, Dan!!
"Se o cinema de James Cameron falha feio em ser um produto de primeira qualidade, inteligente e de conteúdo..."
Se você tirar Titanic, O Exterminador do Futuro I e II, O Segredo do Abismo, Alien O Resgate e Avatar da equação, quem sabe né!?
"em um ponto ele acerta mais do que em cheio: no quesito diversão".
Só mantenho os Exterminadores. Titanic e Avatar são de doer!