Um Clarim ao Longe

(A Distant Trumpet, 1964)
Por Caio Lucas Martins Matos Avaliação:                 8.5

Com cinco décadas de trabalho nas costas, o que impressiona no último filme de Walsh é que ele apresenta uma evolução. Se temos certeza de que após a virada para os anos 40 o risco em relação à forma de seus filmes inexiste, o mesmo não se pode garantir da composição narrativa e resolução de temas que lhe são caros. Aqui ele retorna à guerra para discutir o potencial da sociedade americana, do cidadão americano. De certa maneira, com olhar otimista: a injustiça jamais prevalece ou demonstra força por muito tempo. Mesmo quando personagens agem temerariamente, são situações que servem como pretexto para um posterior triunfo.

Foi dito sobre potencial de sociedade, porque cada um ali tem sua autoridade ameaçada. Do índio na condição de resistência ao presidente dos Estados Unidos, chega o momento em que há disposição por parte de todos em ouvir e considerar o que o outro tem a dizer. Para, aí sim, agir com a prudência necessária, agir definitivamente. A ação isolada de um homem é suficiente para contagiar os demais. O ambiente e o contexto são hostis, mas a retidão de espírito, apesar da balança, ajuda a contornar os conflitos e revela a nobreza das intenções. Walsh é isso. Um afiado contador de histórias de natureza moral.

Com o romance primeiro aponta um rumo, volta atrás. Surpreende, retoma aquele rumo. Também está em jogo a autoridade das mulheres, duas que enxergam distintamente o tenente que desejam: uma está pela sua bravura genuína, outra pela casca de coragem – pelas aparências. Num primeiro contato ambas demonstram bom valor, mas basta colocar uma ao lado da outra para que as diferenças se evidenciem. As consequências gerais para atitudes individuais nos devolvem à impressão inicial dos personagens. A desordem chega, cumpre o seu papel de depurar os sentimentos e torna aquelas pessoas mais seguras para seguir em frente.

A evolução aparece no equilíbrio com que se discute o conteúdo, como dá efeito às reações mais gravosas. Não há disputa entre brancos e índios. Não há disputa entre mulheres por um homem. Tudo está lá colocado desde o início apenas para ser testado. Aparece no equilíbrio do elenco, na harmonização dos gestos. A resposta às vontades particulares vem sem excessos e no seu tempo determinado. Aparece no equilíbrio das formas. Exército e indígenas negociam um acordo enquanto um rio de lama corre no fundo da imagem. Instantes depois as partes comemoram debaixo de um céu limpo, porque sim, o acordo foi cumprido. Walsh estava seguro na história do cinema.

Por Caio Lucas Martins Matos, em 22/02/2019 Avaliação:                 8.5
#58 Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
#57 O Legado de Stan Lee
#56 O Roteiro de Cinema

Clarim ao Longe, Um
(A Distant Trumpet, 1964)
• O Apostador (2014), por Jonas Bettencourt Soares
• [REC] 2 - Possuídos (2009), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Um Limite Entre Nós (2016), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Pretérito Perfeito (2006), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Nós (2019), por Gabriel Parente de Almeida
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)

Apoiadores
Promobit: O site para encontrar aquela promoção imperdível