Um Mergulho no Passado

(A Bigger Splash, 2015)
Por Cleber Eldridge Avaliação:               7.0

O diretor do filme sensação de 2017 já tinha uma certa carreira antes de estourar nas premiações com seu Me Chame Pelo Nome - alguns anos antes, chamou atenção da critica com seu primeiro trabalho com reconhecimento internacional, Um Sonho de Amor (2009) colocou Guadagnino de uma vez por todas, nos holofotes do cinema, seu Um Mergulho no Passado conseguiu entrar na competição de Veneza, mas saiu sem nenhum prêmio, o filme é uma refilmagem - ainda que indiretamente - de "La Piscine" de 1969. O filme se passa em uma casa de veraneio, em uma província italiana, com belas paisagens e uma casa que abriga uma piscina, é justamente na piscina que grandes eventos ocorrem, que sentimentos são expostos e algumas verdades são expostas.

O filme gira em torno de Marianne, uma famosa cantora, que está passando por problemas vocais e está de férias com Paul (o estupidamente sensual, Matthias Schoenaerts). Seu novo estilo de vida pacato, porém, não convence seu ex-namorado, Harry que resolve, sem aviso prévio, passar uns dias de descanso em sua casa, ao lado de sua recém descoberta filha. O filme, então, narra os acontecimentos imprevisíveis destes dias intensos, onde as lembranças do passado retornam e os passos do futuro se tornam incertos.

Os discos da cantora eram divididos em duas partes (ou lados) cada um com seis canções, os dias amorosos dela também, ela ficou seis anos com Harry e acabará de completar seis anos com Paul, e cada lado deste álbum possui seus altos e baixos e ambos representam uma vida completamente diferente, Marianne, então, precisa lidar, dentro de um espaço pequeno, com seu passado e presente, com seu ex-namorado e seu atual, com a filha do seu ex-namorado que está cercando sorrateiramente seu atual namorado, tudo isso sem falar absolutamente nada, já que ela precisa repousar sua voz.

O elenco é um dos pontos principais do filme, Tilda Swinton já é parceira do diretor, desde seu primeiro longa em 1999, então já sabe como funciona as coisas, ela está ótima, com pouca mais de cinco ou seis falas durante todo o filme, Matthias evoca toda sua sensualidade corporal para com o personagem, fala com olhares e resiste as tentações da carne, o ponto alto do filme fica com a atuação de Ralph Fiennes em um personagem falastrão e que não para de se movimentar - chega ser irritante - e Dakota Johnsson é o ponto mais fraco, ainda que não seja de um todo ruim.

O diretor ainda é uma tanto imaturo, tem um chiliques frenéticos com a câmera que são incabíveis no filme, mas foi sua primeira aparição em Hollywood. seu ápice com Me Chame Pelo Seu nome lhe garantiu a direção de muitos outros projetos, como a ainda inédita refilmagem de Suspiria e o próprio já está planejando uma continuação de seu filme mais famoso, agora é aguardar.

Por Cleber Eldridge, em 28/10/2018 Avaliação:               7.0
• Felipe Leal 7.0