Um Pequeno Favor

(Simple Favor, A, 2018)
Por Victor Mendonça Avaliação:                 8.0

Baseado em livro de Darcey Bell, “Um Pequeno Favor” parece saído das páginas de um romance policial escrito por Sara Shepard, cujas obras inspiraram a criação das séries teensPretty Little Liars” e “The Lying Game”. A autora também escreveu obras destinados a um público mais velho que o adolescente, como é caso de “As Elizas”, e é neste estilo que o longa-metragem parece se encaixar. Afinal, trata-se de obra com mistérios rocambolescos, diálogos inspirados, referências inteligentes e um leve toque de humor irônico que deixa tudo ainda mais interessante.

Stephanie (Anna Kendrick) é uma jovem mãe que divide o tempo entre a criação do filho e a dedicação ao vlog de culinária. Ela é uma pessoa solitária, que se torna fascinada pela mãe de um colega de escola de seu filho. Esta mulher, Emily (Blake Lively) é poderosa, destemida, e leva uma vida de luxo ao lado do marido. Um dia, Emily desaparece. A polícia tem dificuldades para lidar com o caso, mas Stephanie parte em busca de respostas por conta própria. No caminho, descobre que a nova amiga não era nada do que ela pensava.

O ótimo cineasta Paul Feig, diretor da obra, é especializado em comédias com elenco feminino (vide “A Espiã que Sabia de Menos”, “Missão Madrinha de Casamento” e o irregular “Caça-Fantasmas”). Ao evidenciar um lado mais sombrio de suspense onde nada nem ninguém são o que parecem – e continua a nos surpreender em sucessivas reviravoltas – ele acerta em cheio.

Feig surpreende e mostra compreender muito bem aspectos-chave de bons suspenses policiais, e aposta na sugestão, na ambiguidade e em momentos de reviravolta para prender a atenção do espectador. Embora peque em não oferecer uma tensão em alguns momentos específicos, o diretor é hábil ao criar uma atmosfera envolvente.

A experiência de Paul Feig com a comédia também não é desperdiçada e, mesmo que de forma sutil, está presente em todo o longa-metragem. Aliás, a trilha sonora que mescla temas tensos com outros bem divertidos e agitados, como se ressaltasse o tom irônico por trás daquelas vidinhas aparentemente monótonas e perfeitas, é outro acerto, assim como a fotografia.

A relação entre as personagens de Blake Lively e Anna Kendrick é bem trabalhada mesmo quando ambas não estão juntas na tela. As duas (e Henry Golding, como o marido de Emily, que também se revela peça importante na narrativa) apresentam ótima química. Elas também se destacam nas composições individuais, que se fortalecem no clima de incerteza que paira ao longo da projeção.

Com um roteiro delicioso das sutilezas à trama principal, assinado por Jessica Sharzer, “Um Pequeno Favor” mostra-se suspense divertido, ágil e esperto.

Siga-me nas redes sociais:

Por Victor Mendonça, em 28/09/2018 Avaliação:                 8.0