Um Reino Unido

(United Kingdom, A, 2016)
Por Cleber Eldridge Avaliação:             6.0

O drama que marcou o retorno da diretora Amma Asante ao cinema, conta uma história clássica, talvez mais um no meio de muitos filmes que abordaram o tema em 2016, a questão inter-racial. O ano é 1940, a cidade é Londres, lá Ruth Williams é uma tradicional garota inglesa, trabalha como datilografa e gosta de sair para dançar nas noites, em uma noite qualquer ela se depara com um homem que lhe chama atenção, Seretse Khama ele é afro e ela ainda não faz ideia mas, ele é herdeiro do reino de Botswana, um país na África que esta tomando suas formas, o que acontece com eles? Se apaixonam, é claro, o filme não mostra absolutamente nada que já não tenhamos visto em inúmeros outros filmes.

O lugar e a década eram tomadas por preconceitos raciais, sociais e mais uma porção de coisas, o mundo estava saindo da guerra e logo surgiria o Apartheid, o surgimento do movimento só deixou a relação de ambos ainda mais complicada já que, na época o casamento inter-racial era contra lei, como se isso não fosse suficiente a família de ambos não aprovam o casamento e ai começa a trama novelesca, por todos os lados alguém tenta separar o casal, quando já sabemos que terminaram juntos. O contraste que a diretora coloca na tela é interessante, na Londres da década de 40 o clima é cinzento, no outro continente o clima quente é cheio de cores vivas, o filme mostra muito do que estamos vivendo ainda nos dias atuais, a luta para tornar a sociedade livre, democrática e igual, enquanto outros lutavam para que o preconceito e a superioridade racial e social se mantivessem inalteradas, pouco se mudou no mundo em décadas, o preconceito racial infelizmente ainda é muito grande, o próprio cinema de 2016 mostrou isso como nunca antes.

O maior problema do filme é não sair da comodidade de tantos outros, a abordagem é a mesma de sempre, não existe um diferencial, ainda que tecnicamente o filme tenha suas qualidades - algumas cenas foram filmadas no mesmo local onde a história se passa de fato - da até uma sensação de proximidade, o que não é suficiente, o casal de protagonistas também está ótimo, um filme que tem o amor como tema, a luta de um grupo de pessoas não decola, simplesmente porque o roteiro não se permite, longe de ser ruim, longe de ser memorável, bem cuidado, bom filme nada mais do que isso.

Por Cleber Eldridge, em 15/07/2017 Avaliação:             6.0
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #5 Branca de Neve e os Sete Anões
• #4 Halloween
• #3 Blade Runner / Blade Runner 2049

Reino Unido, Um
(United Kingdom, A, 2016)
• Steve Jobs (2015), por Matheus Darswik
• Mangler - O Grito de Terror (1995), por Augusto Barbosa