Vice

(Vice, 2018)
Por Victor Mendonça Avaliação:               7.0

Adam McKay, do bom "A Grande Aposta", é um diretor talentoso e com estilo único de fazer cinema, ainda que seja supervalorizado pela crítica e grandes premiações. Apesar de falho, "Vice" - seu novo longa-metragem - é um filme que cutuca a ferida e incomoda. A obra mostra como se dão as relações de poder e como os EUA exercem sua influência sobre o mundo. Mas o que há de mais lamentável é constatar que, em nome da ignorância, do ufanismo e da ganância de certas pessoas ou grupos, surjam discursos e ações de ódio disfarçadas de esperança e do desejo de "libertar" as pessoas.

Na juventude, Dick Cheney (Christian Bale) se aproximou do Partido Republicano ao ver na política uma grande oportunidade de ascender de vida. Para tanto, se aproxima de Donald Rumsfeld (Steve Carell) e logo se torna seu assessor direto. Com a renúncia do ex-presidente Richard Nixon, os poucos republicanos que não estavam associados ao governo ganham imediata importância e, com isso, tanto Cheney quanto Rumsfeld retornam à esfera de poder do partido. Décadas depois, com a decisão de George W. Bush (Sam Rockwell) em se lançar candidato à presidência, Cheney é cortejado para assumir o posto de vice-presidente. Ele aceita, mas com uma condição: que tenha amplos poderes dentro do governo, caso a chapa formada seja eleita.

Adam McKay repete a lógica narrativa de sua obra mais notável, com críticas contundentes e humor ácido, além de muitas imagens aparentemente desconexas, desde a aparição de Whoopi Goldberg em imagens de arquivo, à menção ao reality show "Survivor", passando pela excelente e desconcertante cena em meio aos créditos finais. Ele é um diretor muito visual, embora a trilha sonora se revele discreta e acertada, mas é aí que se encontra o grande problema da obra. Há um excesso de conteúdo e informação, que a montagem frenética e os letreiros por vezes irônicos, assim como a narração de um veterano de guerra, tentam suavizar, dando ao longa-metragem um tom de documentário satírico. Este objetivo de amenizar o peso das muitas informações, entretetanto, nem sempre é alcançado.

Enquanto Amy Adams compõe com sua competência costumeira, embora um pouco mais apagada desta vez, uma personagem com sede de dinheiro e poder, é Christian Bale quem aos poucos vai transformando um homem de falhas morais, mas que de início aparenta ter alguns príncipios, em um ser humano repugnante, inescrupuloso e sem qualquer demonstração de empatia. Fechando o elenco principal, que vem muito bem caracterizado pela maquiagem (o envelhecimento do protagonista é impressionante), Sam Rockwell dá vida, com eficácia, a um presidente frágil e que é manipulado pelo vice.

A obra, ainda, mostra o poder voto, que pode ser destrutivo ("Você me escolheu e eu fiz o que você queria", diz Dick Cheney em dado momento), das fake news e da imprensa, que pode ser utilizada como forma de manipulação.

Siga-me nas redes sociais:

• Looper - Assassinos do Futuro (2012), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Poderia me Perdoar? (2018), por Victor Mendonça
• Se a Rua Beale Falasse (2018), por Cassio Lopes
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)