Vidas à Deriva

(Adrift, 2018)
Por Fábio Cavalcanti Avaliação:               7.0

Muita gente deve estar mais do que acostumada com os filmes de drama que se baseiam em histórias reais de acidentes e tentativas de sobrevivência. Várias dessas obras oscilam entre o medíocre e o (com o perdão do trocadilho) catastrófico, visto que há limitações naturais em fatos que, muitas vezes, não formam um “enredo” cinematográfico – o que pode resultar numa obra entediante, ou forçada em suas liberdades artísticas. No filme "Vidas à Deriva", temos aspectos bem criativos e envolventes... assim como alguns fatores falhos e incômodos.

Dirigido pelo pouco conhecido Baltasar Kormákur, o longa se passa em 1983, e conta a história real de Tami Oldham e Richard Sharp, um casal de velejadores que tenta sobreviver no meio do oceano pacífico, após terem sido atingidos por uma terrível tempestade. A opção por uma narrativa entrecortada (momentos do presente e do passado, alternados) se mostrou acertada, visto que precisamos conhecer toda a história do casal, ao mesmo tempo em que somos jogados, desde os primeiros minutos, em vários momentos-chave da “jornada”.

Tal narrativa poderia ser ainda mais interessante se não fosse pelo excesso de clichês românticos, cafonas e sentimentais ao longo do desenvolvimento da dupla enquanto casal. Aqui temos um comprometimento do diretor com o gênero de romance propriamente dito, o que traz resultados bem mistos: da funcionalidade total para história, até uma pieguice que, por vezes, é mais nauseante do que um enjoo marítimo.

Richard Sharp é um personagem insosso como um isopor, mas consegue nos atrair de alguma forma, devido à exemplar atuação de Sam Claflin. Já a protagonista Tami Oldham, interpretada com maestria por Shailene Woodley, é multidimensional, carismática, e cheia de surpresas – inclusive por apresentar um pouco de vulnerabilidade e carência, apesar de toda a sua força.

Na aventura propriamente dita, Kormákur acerta em cheio, especialmente por não se render a apelações narrativas, visuais e sonoras. Todos os momentos tensos são diretos e realistas. Destaque especial para o seu ato final, que não apenas justifica a narrativa entrecortada, como também nos presenteia com uma reviravolta que eleva os últimos minutos do filme a um patamar que beira o brilhantismo.

No final das contas, "Vidas à Deriva" se faz valer como um filme levemente diferente de outros exemplares do gênero “histórias reais de catástrofe e sobrevivência”. Com valores interessantes de produção e fotografia – em especial, nas lindas e recorrentes tomadas embaixo d’água -, Baltasar Kormákur se mostra um diretor que ainda pode crescer bastante, inclusive por nos fazer pensar sobre formas paradoxais de nos mantermos “com a cabeça no lugar” em situações de vida ou morte.

Por Fábio Cavalcanti, em 27/07/2018 Avaliação:               7.0
6.7/10 (12 votos)
Por Paulo Faria Esteves, em 04/08/2018 | 22:22:01 h
Muito interessante esse primeiro parágrafo, Fábio. Acho que nunca tinha pensado nisso dessa maneira. Quer dizer, tenho as minhas ideias sobre como os filmes *supostamente* biográficos têm de de ser alterados para funcionarem como uma história cativante...mas não me lembro de ter pensado nisso no que toca a história reais de sobrevivência.

E gostei do elogio a Woodley, claro! Conheci-a só este ano e já sou fã de carteirinha...

Vidas à Deriva
(Adrift, 2018)