Wind - A Força Dos Ventos

(Wind, 1992)
Por Eduarda Teixeira Cardoso Avaliação:             6.5

Encontre um determinado segmento e faça um filme sobre isso, é o que parece ser a ideia em 'Wind'. Um filme sobre barcos, no caso. A história é contada da perspectiva daqueles que estão navegando com coração e alma. No entanto, você não precisa ser um marinheiro fanático para saborear esse filme. As belas imagens o tornam mais do que bom. Os poucos termos náuticos que são mencionados são explicados por um repórter no filme, para que você não se sinta distante como espectador.

A história é praticamente baseada na verdadeira história de Dennis Conner, que envergonhou a América em 1983 por ser o primeiro americano a perder a America's Cup nos 140 anos da história da corrida. O tema do filme, portanto, gira em torno de ganhar essa Copa e não realmente sobre a influência que o vento tem na navegação, que poderia ser extraído do título do filme. O tema do vento é apenas brevemente abordado.

'Wind' foi dirigido por Carroll Ballard e produzido por Francis Ford Coppola. Uma dupla que combina bem, aparentemente, porque Ballard e Coppola já trabalharam juntos em um filme. Em 1979, eles fizeram 'The Black Stallion', um longa-metragem comparável ao 'Wind'. Em ambos os filmes, é o estranho que tem poucas chances de ganhar, mas que ainda tem uma chance através de trabalho árduo e perseverança.

Os personagens de 'Wind' (performance razoável de Jennifer Gray) são um tanto superficiais, então você não pode se identificar demais com os competidores. Isso é lamentável. O desespero que naturalmente existe numa corrida, onde tudo pode ser perdido, não pode ser visto nos velejadores. Como resultado, o final é bastante previsível e não é realmente emocionante.

Para os verdadeiros fãs de vela, este será um ótimo filme, porque quantos filmes são feitos neste segmento atualmente? Porém, infelizmente 'Wind' é um filme raso, há momentos em que você tem a sensação de assistir a um documentário sobre a navegação. Mas as extraordinárias imagens do local e o bom trabalho dos câmeras fazem com que este filme valha a pena ser assistido.

Por Eduarda Teixeira Cardoso , em 11/03/2018 Avaliação:             6.5
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi