Wittgenstein

(Wittgenstein, 1993)
Por Falstaff Avaliação:                     10.0

‘’O senhor poderia fazer a fineza de me dizer se sou ou não um completo idiota?’’•

Ludwig Wittgenstein ao seu professor Bertrand Russell em Cambrigde.

Biografias no cinema que retratam a vida de personalidades que viveram vidas extraordinárias não faltam: temos Joana d’Arc em Dreyer e Bresson, Casanova em Fellini, Gandhi em Attenborough, Jesus Cristo em Scorsese, Jim Morrison em Stone, coloque o teu nome favorito aqui, etc e etc. Há também retratos biográficos sobre personalidades menos conhecidas mas com vidas não menos interessantes: T.E. Lawrence, Joseph Carey Merrick, John Forbes Nash Jr., etc. O filósofo austríaco de origem judaica, autor do monólito lógico Tractatus Logicus-Philosophicus, com certeza está inserido entre os últimos.

A personificação na tela grande de uma figura notória causa tanto mais júbilo quanto menor o nosso material e dados visuais disponíveis a seu respeito, retorna-se, no papel e na intenção, ao campo do testemunho de amigos e conhecidos, às fotografias coloridas e às fotografias em preto-e-branco, aos daguerreótipos, pinturas a óleo, material escrito, retorna-se ao auto-retrato dúbio, aos documentos remotos, testemunhos antigos sobre obras perdidas, retorna-se à lenda e com a devida imaginação e liberdade artística ergue-se diante do público, que toma a experiência como um salto no tempo, a reinvenção fiel ou infiel do que se perdera do autêntico.

Com Wittgenstein Derek Jarman faz o difícil, e faz isso com destreza: coloca na tela não um homem que viveu uma vida extraordinária mas um que teve ideias extraordinárias. E é com ideias, ideias simples de mensagem e impacto instantâneos, não através de um virtuosismo dramatúrgico, arroubos visuais de uma bela Viena do final do século e passeios por Cambridge cheia de estudantes endomingados, que ele nos apresenta o jovem e o adulto filósofo. E mais do que isso: dificilmente acharíamos qualquer graça observando as fotos do macambúzio Wittgenstein ou lendo suas obras marrons e azuis, mas Jarman (Terry Eagleton e Ken Butler), sendo fiel à sua história (acredito que seja, o próprio episódio do rinoceronte é relatado por Russell em um texto que escreveu sobre o amigo), ainda assim consegue fazer-nos rir.

Loony Ludwig

Kafka (1991) foi uma tentativa anterior de levar para as telas uma outra personalidade arisca de corpo intelectual robusto e vida pacata, mas o resultado não deu certo. O filme dirigido pelo oscilante Steven Soderbergh transforma Kafka, interpretado pelo canastrão Jeremy Irons, numa espécie de herói por acidente perdido em um thriller debilmente kafkaesco. É um passatempo razoável, admito, mas sem personalidade e destinado ao esquecimento. Jarman procura representar Wittgenstein não só através dos atores, mas na própria abordagem excêntrica e teatral de sua vida, como o capítulo de um romance, escrito por um autor talentoso (algo que Derek Jarman também é), em que o seu estilo, jogo de palavras e forma são moldados de acordo com os humores do personagem sobre o qual se fala; e assim é Wittgenstein, daí os diálogos minimalistas e a condução fragmentada. Soderbergh tenta isso também, mas ao se apropriar somente da aura de mistério dos livros de Kafka e estilisticamente, acredito, do Processo (The Trial, 1962), consegue entregar-nos apenas um suspense bobinho, já Wittgenstein fica como um retrato único que dificilmente será superado.••

Derek Jarman morreria pouco tempo depois, no ano seguinte, por complicações relacionadas a Aids, e no entanto o seu testamento final não seria sobre um filósofo austríaco, o seu canto do cisne seria sobre si mesmo, o azul e final Blue (1993).

• Trecho de Vida e Obra de Investigações Filosóficas, Editora Nova Cultural Ltda, edição de 1999.

•• Menciono Kafka de forma um tanto arbitrária, confesso, compreendo que a intenção dos dois filmes é diferente. Este não é uma biografia propriamente dita, é mais um projeto que se apropria da figura do escritor e, de forma a elaborar um thriller, insere-o em um plano baseado em suas próprias obras: é essa sua característica, no entanto, que relaciono a Wittgenstein, característica essa que falta a muitas biografias no cinema: trabalha-se muito em cima da fidelidade dos dados históricos e de uma perfeição na caracterização e no mimetismo por parte do ator ou atriz e as biografias diferenciam-se umas das outras meramente pelo fato óbvio de representarem diferentes personalidades e não por possuírem personalidade. Não se entendendo mal o que quero dizer, em parte, isso é maravilhoso, como coloquei lá em cima, pela parte que apela à nossa fascinação curiosa, pela figura a que se dá vida, mas em relação às nossas mais exigentes exigências artísticas espera-se um ofício de artesão e não um trabalho de fábrica.

Por Falstaff, em 14/05/2018 Avaliação:                     10.0
•  Média -