FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS HOME CINEMA TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
CRÍTICA

8 Mile - Rua das Ilusões

(8 Mile, 2002)
Por Alexandre Koball Avaliação:             6.0
A estréia do rapper Eminem no cinema é - vejam só - muito interessante.

Ao contrário de suas colegas do mundo fonográfico Mariah Carey e Britney Spears, que estrearam nos cinemas com dois filmes horripilantes, produtos de auto-promoção (respectivamente Glitter e Crossroads) para serem vendidos entre os pré-adolescentes, Eminem, um astro ainda maior, dá as caras no cinema com um drama bem ensaiado, de qualidade e profundidade. 8 Mile – Rua das Ilusões é um drama de atmosfera pesada, mas muito bem balanceado, com personagens interessantes e boas atuações. Sim, Eminem sabe atuar e, pelo menos no tipo de papel a que se prestou nesse filme, sabe atuar muito bem. O pacote apenas não é melhor porque 8 Mile é um filme realmente antiquado, que não adiciona em nada ao já saturado estilão de dramas que retratam pessoas comuns que devem se superar em ambiente adversos. Mas mesmo assim vale a pena.

O filme foi um sucesso tremendo nos Estados Unidos, e isso não deve-se apenas ao nome de Eminem. O diretor do longa é Curtis Hanson, um cara cheio de altos e baixos na carreira, passando por suspenses como A Mão Que Balança o Berço, e o drama cômico de Garotos Incríveis, entre outros. Seu mais importante filme é Los Angeles – Cidade Proibida, já considerado por muitos um clássico, inspirado pelos filmes noir dos anos 40. 8 Mile é um trabalho bastante diferente do diretor, que em várias entrevistas disse adorar essa mudança de estilo em cada novo trabalho seu. Segundo ele, trabalhar com Eminem também foi um grande desafio. Não pelo estrelismo, que não existiu, mas pela dificuldade em adaptar o cantor ao mundo do cinema e, claro, de se adaptar a Eminem.

8 Mile conta a história de um rapper pobre, Rabbit, interpretado por Eminem, que vive em um bairro predominantemente negro, lotado de violência e preconceito. Rabbit é um dos únicos rappers brancos do lugar, e só consegue se misturar porque é realmente bom. Mas ele vive uma fase difícil: sua mãe (Kim Basinger, que andava sumida e está linda no filme) está tendo problemas de relacionamento com um novo namorado, a casa onde vivem é um trailer, eles têm que cuidar de uma criança de seis anos, e ainda por cima o clima entre as diversas gangues do bairro está pesado. Resumindo: melhor clima para um drama não existe.

O bom disso é que nem todas as brigas de gangues são resolvidas fisicamente. Claro, há um montão de armas, fugas policiais, e brigas de punho, mas há também as batalhas verbais. Uma pessoa ofende a outra, tentando colocar ela pra baixo moralmente, através do rap. São letras tiradas na hora (como os repentistas nordestinos). Quem conseguir bolar a letra mais humilhante para seu adversário é o vencedor. Essas batalhas são os melhores momentos do filme. São inteligentes (embora de linguagem tosca) e contagiantes. A batalha final, onde Rabbit tenta defender sua honra é o melhor momento do filme. Mesmo sendo um final feliz, ainda assim ele é bastante realista, o que é um ponto a favor do filme, não fazendo o final soar hipócrita em relação ao resto do filme.

O filme conta com um elenco bem eclético. Há desde as estrelas Eminem e Kim Basinger, passando por outros atores e atrizes apenas razoavelmente conhecidos, como Brittany Murphy, até outros totalmente desconhecidos, a maioria com bastante talento, e muito bem adaptados à atmosfera do filme. Eminem dá um show de interpretação. Não que ele seja um ótimo ator (isso ainda deve ser provado, SE ele vier a fazer cinema novamente, o que talvez nunca aconteça), mas o personagem se parece tanto com ele mesmo, que ficou mais simples interpretar Rabbit. 8 Mile não é um filme auto-biográfico, mas muitos elementos do que foi a subida ao estrelado do rapper estão lá presentes. Em termos artísticos, apenas Brittany Murphy, para variar, está péssima. Ela interpreta mais uma personagem caricatural, cheia de tiques e irritante, como já foi em Refém do Silêncio.

A fotografia do filme é toda nublada. O clima é negativista, tedioso. Os cenários do filme são em sua maioria urbanos bem desgastados, lembrando vagamente (MUITO vagamente) nossas favelas. Rabbit trabalha em uma fábrica onde o serviço é pesado e vive em um ambiente mais pesado ainda. O diretor quer deixar bem claro que a vida dele é uma porcaria total, e consegue fazer isso com bastante maestria. Mas também traz junto vários clichês, como por exemplo praticamente todo negro da “gangue-mau” do filme ser mau-encarado e bandido; há ainda várias situações altamente previsíveis, e tudo isso junto acaba dando a impressão de que 8 Mile é um filme sem ponto, sem motivo para existir, pois tudo isso já foi mostrado dezenas de vezes anteriormente. Mas Curtis Hanson segura bem o jogo, fazendo um filme sólido e em vários momentos poderoso, mesmo com material limitado.

Vale lembrar que 8 Mile venceu um Oscar em Março de 2003, além de vários outros prêmios e indicações importantes ao redor do mundo. A canção do filme, composta e interpretada pelo próprio Eminem, “Lose Yourself”, foi uma espécie de surpresa na noite do último Oscar, vencendo concorrentes de peso como U2 e Caetano Veloso. 8 Mile é um bom filme para um tema antigo e desgastado. O melhor mesmo é ver uma estrela da música (que além de milhões de fãs possui milhões de detratores também) em um filme que não é auto-promocional, e ver essa estrela fazendo um ótimo trabalho. Vale assistir por causa disso. Fora isso, não espere muito desse novo trabalho do diretor Curtis Hanson.

Por Alexandre Koball, em 21/04/2003 Avaliação:             6.0
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 6.0
• Daniel Dalpizzolo 5.0
• Rodrigo Cunha 5.0
• Silvio Pilau 8.0
•  Média 6.0
Notas - Usuários
6.6 (295 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 8 Mile - Rua das Ilusões
(8 Mile, 2002)
• Direção:
- Curtis Hanson
• Elenco Principal:
- Eminem
- Kim Basinger
- Mekhi Phifer
• Sinopse: Rabbit é um jovem rapper branco que sonha fazer sucesso com sua música, ao mesmo tempo que vive junto com a pobreza e o preconceito racial, por morar em um bairro predominantemente negro. A interessante troca de preconceito é acompanhada de um drama ...
 FILMES RELACIONADOS
• A Mão Que Balança o Berço
• Garotos Incríveis
• Refém do Silêncio
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2014) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
MAPA DO SITE
ANUNCIE CONOSCO