FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

A Informante

(Whistleblower, The, 2010)
Por Silvio Pilau Avaliação:             6.0
Filme-denúncia tem ótima interpretação de Rachel Weisz, mas é irregular em sua narrativa.

Histórias de mulheres lutando contra o sistema em um mundo dominado pelos homens sempre tiveram espaço no cinema norte-americano. De Norma Rae (idem, 1979), passando por Acusados (The Accused, 1988) e chegando a Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (Erin Brockovich, 2000), a jornada de representantes do “sexo frágil” que demonstram coragem e determinação para conquistarem seus direitos e objetivos tem todos os elementos fundamentais para uma produção capaz de cair no gosto do público – e, claro, da própria indústria, como comprova o fato de as três protagonistas dos filmes citados terem sido premiadas com o Oscar de melhor atriz. A obra mais recente desse nicho é A Informante (The Whistleblower, 2010), produção baseada em fatos reais sobre uma policial norte-americana que, enviada em uma missão de paz à Bósnia pós-guerra, acaba por descobrir um esquema de tráfico de mulheres envolvendo os próprios emissários da ONU e outras autoridades locais.

Dirigido pela estreante em longas-metragens Larysa Kondracki, A Informante tem início bastante irregular e demora um pouco até acertar o tom. Após uma cena inicial mostrando duas jovens que decidem sair de seu país em busca de algo novo – e que, obviamente, acabarão sendo vítimas do tráfico –, o roteiro apresenta a policial Kathy Bolkovac, que busca transferência de cidade para ficar mais perto de sua filha. Infelizmente, esta tentativa de oferecer um passado à personagem se revela totalmente vã, uma vez que a relação familiar de Bolkovac se resume a esta cena inicial e apenas um outro momento no qual ela liga para a filha. Durante toda a produção, o filme parece esquecer disso, inclusive jamais retomando o assunto ao final, nem mesmo para oferecer um encerramento à história. A diretora (também autora do roteiro ao lado de Eilis Kirwan), claramente busca estabelecer uma conexão entre o lado familiar da protagonista e a sua determinação em proteger as garotas, como se garantir a segurança delas, de certa forma, compensasse o fato de ter perdido a filha. No entanto, como a relação entre Bolkovac e sua família jamais foge da superficialidade, o objetivo de Kondracki também não se concretiza, esvaziando o impacto dramático que ideia.

Da mesma forma, o roteiro parece apostar em recursos típicos de gênero, mas que acabam transmitindo artificialidade diante de um filme que aposta muito em sua busca por realismo. É o caso, por exemplo, do relacionamento entre a protagonista e um oficial holandês: o fato de eles se entregarem a uma noite de sexo logo quando se conhecem é aceitável, mas fica difícil de compreender por que Bolkovac começa a revelar segredos importantes sobre suas investigações logo na próxima vez que se encontram. Não há a menor tentativa de desenvolver o relacionamento entre os dois de forma crível, com o objetivo de fazer o espectador compreender de onde vem essa confiança; pelo contrário, de uma hora para outra ambos parecem não apenas próximos um do outro como também chegam a trocar juras de amor. A mesma sensação de pressa do roteiro vale para a cena na qual a mulher responsável pelo abrigo simplesmente começa a revelar o caso todo para a protagonista: sem qualquer pergunta, ela decide abrir o jogo sobre o tema, apesar de saber das possíveis conseqüências de fazer algo assim.

Ainda que o lastro emocional oferecido à protagonista se revele raso e haja artifícios de roteiro para facilitar a investigação, A Informante conta com dois bons pontos ao seu favor: o talento de Rachel Weisz e a própria força da história. A atriz, que com o passar dos anos vem se comprovando uma intérprete cada vez mais interessante, compõe a sua personagem com cuidado, optando por fugir do tom adotado pelas atrizes dos filmes citados no início desta análise: ao invés de uma mulher sempre forte, que enfrenta as dificuldades sem demonstrar abalo, sua Kathy Bolkovac jamais consegue esconder nervosismo e fragilidade. Praticamente todas as cenas nas quais precisa se confrontar com algo que parece fora de seu poder, a protagonista se apresenta de forma vulnerável, como ao não conseguir conter o choro ao se ver impotente ou ao ouvir um superior falar sobre a sua filha distante. Esse sentimento é transmitido por Weisz de forma plena, tornando a personagem mais humana e interessante ao espectador. Ela pode até não receber indicações a prêmios, mas se trata de uma belíssima atuação de uma atriz cada mais madura em seu ofício.

Já o segundo grande aspecto que sustenta A Informante – a natureza daquilo que é contado –, tem seus méritos, mas deixa uma sensação de que poderia ter sido algo mais. Em termos de filme-denúncia, a obra de Kondracki se revela corajosa, ao jamais recuar diante das acusações feitas ao papel da ONU nas atividades ilícitas neste cenário devastado pela guerra. Além disso, a produção inclusive propõe uma reflexão em relação à opressão do homem sobre a mulher: seja quando a protagonista não consegue a transferência solicitada, ao não ser levada a sério quando descobre o tráfico ou, claro, na própria condição das vítimas adolescentes, A Informante retrata um mundo masculino, no qual as mulheres não possuem voz e devem lutar o dobro (ou até mais) para conquistar os seus objetivos. Aliás, ao mesmo tempo em que demonstra coragem nos temas abordados, a cineasta ainda merece aplausos por algumas cenas de bastante impacto, como o assassinato à sangue frio de determinada personagem; ainda assim, o momento mais forte de A Informante é aquele que mostra quase nada, quando Bolkovac descobre o quarto onde as garotas ficavam em condições subumanas – imaginar o que acontecia ali é mais assustador do que realmente ver.

Derrapando ainda nos estereótipos (os mocinhos e os vilões são tão claros quanto em um filme da Disney) e subaproveitando talentos como Vanessa Redgrave e David Strathairn, a Informante revela-se um filme até certo ponto relevante, com alguns méritos, mas que jamais atinge todo o seu potencial. Sim, é uma história que merecia ser contada, porém poderia sê-lo de forma mais talentosa e impactante, de modo a ter a sua importância lembrada por mais tempo.

Por Silvio Pilau, em 02/12/2011
Avaliação:             6.0
Notas - Equipe
• Silvio Pilau 6.0
• Rodrigo Torres 5.0
•  Média 5.5
Notas - Usuários
6.6/10 (51 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (6)
Por Lucas Aragão, em 14/04/2019 | 01:32:21 h
Por Rodrigo Cunha, em 03/12/2011 | 19:31:58 h
O filme é de 2010. Estou no celular, então depois ajeito no texto.

http://www.imdb.com/title/tt0896872/
Por Felipe Marcos Santos, em 03/12/2011 | 18:26:24 h
Esse filme é de 2011.
Por Isac Bernardo Carvalho, em 03/12/2011 | 15:10:14 h
Rachel Weisz e Vanessa Redgrave tb ganharam Oscar por interpretarem mulheres que lutaram contra o sistema, só que como coadjuvantes.

muito bom o texto.
Por Marcus Almeida, em 03/12/2011 | 00:34:00 h
Weisz tá linda de policial.
Por André F. F., em 02/12/2011 | 22:58:11 h
Muito bom texto!

Só ficou a dúvida quanto ao ano. Afinal é 2010 ou 2011?
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
#69 Indicados ao Oscar 2019
#68 Creed II
#67 Vidro
#66 Homem-Aranha no Aranhaverso
#65 WiFi Ralph e O Retorno de Mary Poppins
#64 Melhores Filmes de 2018
#63 Duro de Matar
#62 Roma
#61 O Senhor dos Anéis
#60 Scarface
#59 Infiltrado na Klan
#58 Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
#57 O Legado de Stan Lee
#56 O Roteiro de Cinema
#55 Halloween (2018)
#54 O Primeiro Homem
#53 Nasce Uma Estrela
#52 Musicais no Século XXI
#51 70 anos de John Carpenter
#50 Breaking Bad - 10 Anos
#49 Neorrealismo Italiano
#48 O Exorcista
#47 Wall-E
#46 The Last of Us
#45 60 anos de Tim Burton
#44 Meu Amigo Totoro
#43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
#42 Filmes da Sessão da Tarde
#41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
#40 100 anos de Ingmar Bergman
#39 Os Incríveis 2
#38 Era Uma Vez no Oeste
#37 Jurassic Park e Jurassic World
#36 O Bebê de Rosemary
#35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
#34 Han Solo: Uma História Star Wars
#33 Deadpool 2
#32 Um Corpo que Cai
#31 Stephen King no Cinema
#30 Vingadores: Guerra Infinita
#29 A Franquia 007
#28 Um Lugar Silencioso
#27 2001: Uma Odisseia no Espaço
#26 Jogador Nº1
#25 Planeta dos Macacos
#24 Quentin Tarantino
#23 75 anos de David Cronenberg
#22 Projeto Flórida
#21 Trama Fantasma
#20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
#19 Oito e Meio de Fellini
#18 A Forma da Água
#17 The Post e os filmes de Jornalismo
#16 Indicados ao Oscar 2018!
#15 20 Anos de Titanic
#14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
#13 Melhores de 2017
#12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
#11 Especial Natalino
#10 Assassinato no Expresso Oriente
#9 Onde os Fracos Não Têm Vez
#8 Liga da Justiça
#7 Stranger Things
#6 45 anos de O Poderoso Chefão
#5 Branca de Neve e os Sete Anões
#4 Halloween
#3 Blade Runner / Blade Runner 2049
#2 De Volta Para o Futuro
#1 Os Goonies
#0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Informante, A
(Whistleblower, The, 2010)
• Direção:
- Larysa Kondracki
• Elenco Principal:
- Rachel Weisz
- Benedict Cumberbatch
- Monica Bellucci
• Sinopse: As experiências de Kathryn Bolkovac, uma policial do estado de Nebraska que serviu como uma pacificadora na Bósnia pós-Guerra pelas Nações Unidas.
 FILMES RELACIONADOS
• Acusados
• Norma Rae
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE
Apoiadores
Promobit: O site para encontrar aquela promoção imperdível