FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
CRÍTICA

A Morte Passou por Perto

(Killer's Kiss, 1955)
Por Ary Monteiro Jr. Avaliação:               7.0
Embora seja um filme irregular, este trabalho de Kubrick já dava uma pista do seu futuro potencial.

Lançados no Brasil em DVD os três primeiros trabalhos do aclamado diretor Stanley Kubrick: A Morte Passou por Perto (Killer’s Kiss), O Grande Golpe (The Killing) e Glória Feita de Sangue (Paths of Glory).

Definitivamente é o trabalho de um artista iniciante, longe das obras-primas que iria fazer depois e mesmo em comparação a outros filmes noir é um tanto inferior, a história (sobre um boxeador que se envolve com a mulher de um gangster), meio desinteressante e as atuações foram prejudicadas pela dublagem. Apesar de irregular, o filme não é ruim e contém várias amostras do estilo de Kubrick em processo de amadurecimento, que o torna bastante interessante aos fãs de cinema.

Esse não é o primeiro filme dele, fora alguns documentários de curta metragem, ele fez um filme de guerra chamado Fear and Desire que o próprio Kubrick renegou por achar ruim demais. O filme é uma raridade, dizem só existirem duas cópias que estão em poder da família de Kubrick que não quer que o filme seja lançado. Quem o viu através de cópias piratas diz que é um trash sobre um grupo de soldados que se perde em território inimigo, ruim ou não sem dúvida seria um sucesso cult entre os fãs do diretor.

A Morte Passou por Perto também é um filme de baixo orçamento, porém Kubrick, então com 26 anos, consegue driblar as limitações. Além de ter montado e editado os efeitos sonoros sozinho, Kubrick fez todo trabalho de fotografia utilizando um jogo de câmera e iluminação primorosos, algumas tomadas da cidade são belíssimas, sua direção já dava sinais de genialidade com uma montagem moderna e nas seqüências de luta que são bastante bem realizadas para um filme de 1955.

Outro detalhe que salta é a caracterização dos personagens, Kubrick já demonstra o gosto por ambigüidades e uma sexualidade meio perversa, o roteiro também se dedica durante um bom tempo em construir o protagonista, mostrando sua solidão, sua relação distante com a família e uma certa ingenuidade, a mocinha também é muito interessante, em momentos você fica na dúvida de que lado ela está e no final... Bem, é melhor deixar que cada um julgue por si. O roteiro é simples mas estruturado em forma de flashbacks com outros flashbacks dentro dele, dando ao filme um ritmo menos linear e prendendo mais a atenção. Apesar de tudo isso é um filme curto, com apenas 67 minutos.

Esses detalhes fazem com que A Morte Passou Perto fique acima da mediocridade e como primeiro filme "oficial", Kubrick já dá demonstrações de grande criatividade.

Os extras do DVD são ruins, além do trailer, ele contém informações colocadas em um texto que passa tão rapidamente que você só consegue ler dando pausa, os responsáveis pelo layout certamente não sabiam como fazê-lo.

Por Ary Monteiro Jr., em 04/09/2003 Avaliação:               7.0
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 6.0
• Daniel Dalpizzolo 6.0
• Régis Trigo 6.0
• Silvio Pilau 4.0
• Vlademir Lazo 5.5
• Heitor Romero 4.5
•  Média 5.3
Notas - Usuários
6.4 (130 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Morte Passou por Perto, A
(Killer's Kiss, 1955)
• Direção:
- Stanley Kubrick
• Elenco Principal:
- Frank Silvera
- Jamie Smith
- Irene Kane
• Sinopse: Quando Gloria Price estava sendo atacada por seu empregador e amante, Davy Gordon, um lutador de boxe em decadância, salva-a acaba se envolvendo com a moça, atiçando a ira de Vincent Raphello, o empregador.
 FILMES RELACIONADOS
• Glória Feita de Sangue
• O Grande Golpe
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2014) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
MAPA DO SITE
ANUNCIE CONOSCO