FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
CRÍTICA

A Noiva Cadáver

(Corpse Bride, 2005)
Por Rodrigo Cunha Avaliação:             6.0
Um filme divertido, bem realizado, mas com uma história tão bobinha que poderá desagradar a quem não ignorá-la ao final.

Tim Burton sempre foi conhecido por sua excentricidade criativa, explorando o bizarro e o humor negro e fazendo-os fortes virtudes em seus trabalhos. Não é sempre que ele acerta a mão, é claro, mas fico feliz em dizer que em seu novo projeto, A Noiva Cadáver, o cineasta faz as pazes com o bizarro e cria algo divertido, cativante e tecnicamente perfeito.

A história é baseada em um conto russo do século XIX, que narra a história de Victor (Johnny Depp), um inseguro e atrapalhado filho de açougueiro, que tem um casamento marcado com Victoria (Emily Watson), uma jovem de família tradicional e com pais que vêem, no matrimônio dos dois, a solução para seus problemas financeiros. Porém, quando Victor está ensaiando os votos do casamento, sem querer faz laços com um cadáver, que agora o quer como legítimo esposo, não importa o quão absurda pareça esta situação!

Explorando de maneira inteligente o contraste entre vivos e mortos (perceba como o mundo dos falecidos é muito mais fascinante, colorido e divertido do que o dos vivos), Burton cria uma obra altamente cativante e divertida, com seus personagens bem sucedidamente caracterizados, cheios de atitudes e bizarrices. O diretor também aproveita a sua fase musical (vide A Fantástica Fábrica de Chocolate) para inserir curiosos números musicais, cheios de referências à outras obras e celebridades (tente encontrar algumas semelhanças com Aladdin e Ray Charles, por exemplo).

Algumas passagens são maravilhosas, principalmente a que Victor se depara com um piano na casa de sua futura esposa. A sequência é linda, romântica, com uma bela composição musical e que é, desde já, uma das minhas sequências preferidas em seus filmes (mas a melhor de todas ainda é o final de Edward - Mãos de Tesoura; que final é aquele, hein?). A obra é lotada de pequenos detalhes visuais, complexidades que divertem e deixam o filme mais respeitoso, completo.

Muitos não devem ter percebido, mas a animação é a famosa Stop Motion - a mesma usada em filmes como Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais e Fuga das Galinhas. Alguns movimentos são truncadinhos, mas isto é mais um charme do estilo do que um defeito, pois, na grande maioria do tempo, tudo é perfeitamente animado e raramente denuncia-se o modo como tudo fora realizado. As expressàµes são absurdamente bem definidas, com olhares, pequenos gestos, cenários altamente interativos e detalhes únicos a cada personagem que deixam tudo altamente cativante e fascinante.

E essa fascinação toda quase nos faz esquecer os problemas que o filme também têm. A história é bobinha demais, sem maiores ousadias (tirando, claro, a premissa do longa), com um final altamente convencional e sem maiores surpresas. Tamanha a excentricidade do tema e o nome envolvido no projeto, era de se esperar algo mais inusitado, espetacular, mas não é o que acontece. O desfecho é simples, direto, previsível e com suas lições manjadas. É uma pena que a grande virtude deste trabalho resida apenas na parte técnica dos envolvidos - Johnny Depp, por exemplo, empresta uma voz frágil e empática a Victor -, pois a história não está a par de toda a grande dedicação que fora produzido.

No fim, fica simplesmente impossível negar o ar de decepção que, depois de tanta diversão, fica pairando em nossa cabeça por causa de sua conclusão. Só não deixe este sentimento apaziguar toda a diversão anterior que tivera, pois seria uma injustiça tremenda com a obra. Um filme é feito de momentos, nunca se esqueça disso, e, destes momentos, A Noiva Cadáver está muito bem representado.

Por Rodrigo Cunha, em 26/10/2005 Avaliação:             6.0
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 6.0
• Daniel Dalpizzolo 5.5
• Rodrigo Cunha 6.0
• Régis Trigo 6.0
• Demetrius Caesar 7.0
• Silvio Pilau 8.0
• Vlademir Lazo 8.0
• Heitor Romero 7.5
•  Média 6.8
Notas - Usuários
7.3 (563 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Noiva Cadáver, A
(Corpse Bride, 2005)
• Direção:
- Tim Burton
- Michael Robert Johnson
• Elenco Principal:
- Johnny Depp
- Helena Bonham Carter
- Emily Watson
• Sinopse: Victor (Johnny Depp) está passeando pelo bosque e, por brincadeira, põe um anel de casamento em uma vara, desejando todos os votos de casamento a ela. O que ele não sabia era que a vara era o dedo apodrecido de uma garota assassinada (Helena Bonham-C...
 FILMES RELACIONADOS
• A Fantástica Fábrica de Chocolate
• Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2014) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
MAPA DO SITE
ANUNCIE CONOSCO