FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
CRÍTICA

A Sombra de um Homem

(Salton Sea, The, 2002)
Por Alexandre Koball Avaliação:                 8.0
Um ótimo drama policial sobre o mundo das drogas, mostrando que Val Kilmer pode ser um bom ator.

A Sombra de um Homem é um daqueles filmes lançados na obscuridão no circuito de arte norte-americano, que sequer chega aos cinemas brasileiros. Felizmente, esse tipo de filme pode ser apreciado quando lançado em vídeo e DVD, como é o caso aqui. Talvez ele recebeu esse tratamento pelo tema. É mais um filme sobre drogas, mais pesado do que de costume, com a protagonização de Val Kilmer, que andava sumido desde que fez Planeta Vermelho.

O diretor é praticamente um estreante. Seu nome é DJ Caruso, que andou dirigindo alguns episódios de séries famosas para a TV, como The Shield (que ganhou recentemente o Globo de Ouro) e Dark Angel. Em A Sombra de um Homem, Caruso nos apresenta um mundo dark, de personagens corruptos e consumidos pelas drogas. Não há muito esperança no filme. Vemos logo no início o personagem de Kilmer, Danny Parker, em um cenário desolador, com dinheiro pegando fogo e muito sangue. Uma grande dúvida surge em nossas cabeças... Que diabos é isso?

Danny Parker apresenta então sua outra personalidade, Tom Van Allen, e dá a opção de você escolher quem quer que ele seja. Este logicamente, é o final do filme. Como ele foi parar ali, e porque o personagem tem dois nomes, será explicado. O principal é saber que Danny entrou no mundo das drogas por vontade própria, querendo vingar a morte de sua esposa. Você pode ficar tranqüilo, essa informação não estragará o filme, pois ela é apenas um entre inúmeros detalhes que marcam o personagem de Kilmer.

Caruso cria para seu filme um clima que lembra de Palma e em menor escala Tarantino. Conhecemos personagens muito interessantes, e todos eles excelentemente desenvolvidos. Há apenas meia dúzia de personagens que realmente importam, e é fácil descobrir os objetivos de cada um deles sem a necessidade de muitas explicações. De todos eles, quem está melhor, embora tenha uma participação muito pequena no filme (novamente como coadjuvante de luxo), é Luis Guzmán, que esteve recentemente em O Conde de Monte Cristo. O cara tem uma presença muito marcante na tela, e você vai poder vê-lo no futuro em Débi e Lóide 2. Além dele, Vincent D'Onofrio também é outro destaque como o traficante sem coração, num papel bastante bizarro, pela sua constituição física (ele não possui nariz, de tanto cheirar).

A Sombra de um Homem também dá um show de edição e roteiro, com seqüências marcantes, que fazem você se importar com o destino do personagem de Val Kilmer, um ator que é geralmente muito subestimado. O final/epílogo do filme é bastante forte, em uma cena extremamente marcante, que lembra vagamente a cena final (ainda mais forte) de Taxi Driver. Embora seja sobre drogas, o tema principal do filme ainda é vingança. O mundo das drogas, puro e simplesmente, já foi retratado com muito mais detalhes na obra-prima Requiém para um Sonho. Porém, neste filme, o balanço entre drogas e os interesses de Danny é simplesmente perfeito. O filme não exagera em nenhum ponto, e por isso ele funciona. A utilização de flashbacks, sempre uma arma perigosa nos filmes por poder torná-los muito lentos, é muito bem empregada, revelando sempre apenas o necessário para determinado momento da história.

Este é um filme que merece ser conferido, não por garantir uma sessão de entretenimento (porém também serve para tal propósito), e sim por sua história simples de vingança e boa exploração do mundo dos viciados, muito bem filmada e roteirizada, com personagens acima da média e situações bastante impactantes.

Por Alexandre Koball, em 29/07/2003 Avaliação:                 8.0
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 8.0
•  Média 8.0
Notas - Usuários
7.1 (32 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Sombra de um Homem, A
(Salton Sea, The, 2002)
• Direção:
- D.J. Caruso
• Elenco Principal:
- Val Kilmer
- Vincent D'Onofrio
- Adam Goldberg
• Sinopse: Após a morte de sua esposa, um homem acaba entrando no mundo das drogas para ir atrás dos culpados pelo acontecimento. Ele apenas não imagina que o que o espera é um cenário desolador e muito mais perigoso do que ele esperava.
 FILMES RELACIONADOS
• O Conde de Monte Cristo
• Requiém para um Sonho
• Taxi Driver
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2014) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
MAPA DO SITE
ANUNCIE CONOSCO