FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Acquaria

(Acquaria, 2003)
Por Tony Pugliese Avaliação:       3.0
A estréia dos irmãos mais famosos do Brasil nas telonas tem muita pretensão, mas muito pouco conteúdo.

Todo final de ano em terras tupiniquins é a mesma coisa. Filmes de "popstars" decadentes como Xuxa e companhia limitada estréiam em circuito nacional, muitas vezes causando o atraso de verdadeiras - essas sim - grandes produções, como aconteceu com O Senhor dos Anéis (vai deixar saudades...) por dois anos consecutivos. Não há como não esconder nossa decepção. O cinema nacional vem crescendo em grandes passos. Claro, não dá para todo ano querer que venha um Cidade de Deus, pois uma obra-prima assim acontece muito raramente; mas ainda conseguimos manter um bom nível com produções como Desmundo, Lisbela e o Prisioneiro, O Homem Que Copiava, Amarelo Manga, entre outros.
 
Entretanto, Dezembro sempre vai chegando e vamos voltando a ter aquela velha sensação de que o cinema nacional continua sempre a mesma porcaria. Por que será? A resposta é muito simples. Dezembro é um mês repleto de filmes direcionados ao público infantil ou infanto-juvenil; e se tem uma coisa que brasileiro ainda não aprendeu, de forma alguma fazer, é filme desse tipo. Os exemplos estão aí para quebrar qualquer tipo de contra-argumentação: Xuxa uma vez a cada final de ano, Didi, Ilha Rá-Tim-Bum: O Martelo de Volcano (este também de 2003) e muitos outros filmes envergonham e empobrecem a safra nacional de produções.

O que é mais revoltante, em todos os sentidos, é que não vemos um esforço de nenhum lado, nenhum diretor, nenhuma produtora, de mudar esse quadro. Ano após ano, Dezembro continua sempre a mesma coisa, infelizmente.  E Acquaria, filme estrelado pela dupla popstar mais famosa do país, acaba trilhando o mesmo caminho, entretanto, diferencia-se um pouco (muito pouco mesmo) de outras produções do gênero por ser artisticamente mais belo. Mas não se deixe enganar, o resultado final ainda é muito ruim. Ainda não foi dessa vez que as produções infanto-juvenis nacionais deixaram a mediocridade, mas ainda assim, Acquaria fica como um ponto positivo, afinal, alguém tinha que dar o primeiro passo.
 
O filme é dirigido pela estreante Flávia Moraes. Quando perguntada, numa reportagem à revista Isto É, o porquê do nome do filme, Sandy respondeu que o título tinha sido idéia da diretora, que a imagem que eles gostariam de transmitir era de uma produção grandiosa, como 'Matrix' e 'O Senhor dos Anéis'. Tal ambição pode ter feito mal à cabeça dos idealizadores do projeto, pois quase tudo na película é descartável.
 
A história, bem... Você provavelmente já ouviu falar disso em alguma aula de geografia de seu distante passado onde sua professora profetizara que a próxima Guerra Mundial seria gerada pela disputa da água potável. E esse é o mundo em que Acquaria ambienta-se. Bem, no segundo parágrafo dessa análise comentei que a produção, ainda que ruim, deu um primeiro passo para uma possível transformação nas produções medíocres infantis nacionais. Digo isso porque quando entrei no cinema para assistir ao filme esperava um lixo completo, no pior estilo Xuxa e com diálogos como "temos que salvar o mundo". Mas o que é mostrado é justamente o contrário, um filme com um ritmo bastante lento, não tendo seus melhores momentos focados em seqüências de ação, mas sim na própria história. Isso, por si só, já é um marco positivo (acreditem!) na evolução desse tipo de produção nacional.
 
Tudo seriam flores se não fosse pela péssima construção narrativa que o filme traz. Não existe significado entre a ordem dos acontecimentos. Assista primeiro o final e depois o início da produção que não fará a menor diferença. Outro erro do filme, como citei há algumas linhas acima, é o ritmo bem lento da produção. A diretora deveria utilizar outros recursos para conseguir criar um ambiente harmonioso entre o ritmo do filme e a empolgação de seu público-alvo. Se não existem muitas cenas de ação, então por que não investir em aspectos cômicos, engraçados? Afinal, duas seqüências musicais com Sandy & Junior cantando no meio do filme (sem pé nem cabeça) ainda não são o suficiente para saciar a sede do público infantil. E esse é um dos principais motivos pelo qual o próprio público-alvo de 'Acquaria' está detestando o filme. Apesar dele trazer uma nova forma de estruturação de histórias adaptadas ao público infantil, o mesmo não consegue ser nem divertido (engraçado) e muito menos empolgante. Também não ajudaria dizer que 'Acquaria' não seria um filme voltado ao público infantil, mas sim adolescentes e adultos. Aí, no caso, essa crítica seria ainda mais negativa.
 
Outro aspecto positivo do filme são os cenários. Esses sim, belíssimos, contribuindo para a boa direção de arte da produção. A maquiagem também é boa, o rosto da Sandy sempre esteve impecável durante todas as seqüências do filme (o que pode ser considerado um erro em outro ponto de vista, mas aqui passa). O personagem Guili deveria ser responsável pelas passagens mais engraçadas do filme, o menininho que o representa é até esforçado, mas ainda assim não o bastante para balancear o filme.
 
Ah sim, as seqüências desnecessárias não poderiam ficar de fora também. A descoberta do parentesco entre Sarah e Kim no final da película é simplesmente tenebrosa, de alguma forma, antes de entrar naquele cinema, já pressentia que veria isso nas telas. Quer algo mais previsível e bobo? Enfim, as passagens como a que o personagem Zavos aparece (o homem das caixas) são para lá de tediosas. Fica aqui nossa indagação: deveriam soar engraçadas? Ou misteriosas? Nem uma coisa nem outra acaba acontecendo. A trilha sonora... Bem, creio que não precisarei gastar muitas linhas para descrevê-la, não é mesmo? Enfim, para aqueles que são loucos por Sandy & Júnior e não se importam de ver dois vídeo-clipes exatamente no meio da película, vão em frente...
 
Concluindo, gostaria apenas de salientar que Acquaria era uma produção que possuía um bom potencial, que eu mesmo cheguei a menosprezar por várias vezes antes de ir assisti-la, mas que não o aproveita em quase nada. Despedaçado pela pobre narrativa e instável pelo ritmo lento, recomendaria o filme apenas para aqueles que são realmente fãs incondicionais da dupla. Para qualquer outro tipo de pessoa, fique longe. Depois não diga que não avisei.

Por Tony Pugliese, em 13/01/2004
Avaliação:       3.0
Notas - Equipe
•  Média -
Notas - Usuários
3.4/10 (168 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
#55 Halloween (2018)
#54 O Primeiro Homem
#53 Nasce Uma Estrela
#52 Musicais no Século XXI
#51 70 anos de John Carpenter
#50 Breaking Bad - 10 Anos
#49 Neorrealismo Italiano
#48 O Exorcista
#47 Wall-E
#46 The Last of Us
#45 60 anos de Tim Burton
#44 Meu Amigo Totoro
#43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
#42 Filmes da Sessão da Tarde
#41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
#40 100 anos de Ingmar Bergman
#39 Os Incríveis 2
#38 Era Uma Vez no Oeste
#37 Jurassic Park e Jurassic World
#36 O Bebê de Rosemary
#35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
#34 Han Solo: Uma História Star Wars
#33 Deadpool 2
#32 Um Corpo que Cai
#31 Stephen King no Cinema
#30 Vingadores: Guerra Infinita
#29 A Franquia 007
#28 Um Lugar Silencioso
#27 2001: Uma Odisseia no Espaço
#26 Jogador Nº1
#25 Planeta dos Macacos
#24 Quentin Tarantino
#23 75 anos de David Cronenberg
#22 Projeto Flórida
#21 Trama Fantasma
#20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
#19 Oito e Meio de Fellini
#18 A Forma da Água
#17 The Post e os filmes de Jornalismo
#16 Indicados ao Oscar 2018!
#15 20 Anos de Titanic
#14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
#13 Melhores de 2017
#12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
#11 Especial Natalino
#10 Assassinato no Expresso Oriente
#9 Onde os Fracos Não Têm Vez
#8 Liga da Justiça
#7 Stranger Things
#6 45 anos de O Poderoso Chefão
#5 Branca de Neve e os Sete Anões
#4 Halloween
#3 Blade Runner / Blade Runner 2049
#2 De Volta Para o Futuro
#1 Os Goonies
#0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Acquaria
(Acquaria, 2003)
• Direção:
- Flavia Moraes
• Elenco Principal:
- Sandy Leah
- Junior Lima
- Emílio Orciollo Neto
• Sinopse: Num futuro distante a Terra tem suas reservas de água secas, devido a constantes agressões à natureza. Considerado o bem mais precioso da atualidade, a água é o objeto de busca de Sarah e Kim, dois jovens que vivem na misteriosa Acquaria.
 FILMES RELACIONADOS
• Amarelo Manga
• Cidade de Deus
• Desmundo
• Lisbela e o Prisioneiro
• O Homem Que Copiava
• O Senhor dos Anéis
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE