FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Animal Político

(Animal Político, 2016)
Por Pedro Tavares Avaliação:               7.5
Vida média.
imagem de Animal Político
O mito de Proteu é simulacro e máscara: ele é ao mesmo tempo revelação e recobrimento. Ele se mostra escondendo e se esconde se mostrando. Cada aparição de Proteu corresponde a uma resposta dada à sua filha sobre sua identidade: cada aparição-resposta é uma possibilidade de resposta local e uma impossibilidade de resposta global, totalizante. Proteu aparece sob várias formas: água, pantera, fogo, etc. Mas quem é Proteu, quando ele não é mais rio, e ainda não é tigre ou fogo?  (Michel Serres, 1982: 33-36) 

Em 1973, Humberto Mauro disse a célebre frase: "cinema é cachoeira". Animal Político é um bom exemplar do sucesso da assertiva de Mauro, pois na tela está um filme que advoga, entende e declara a força da natureza, o fluxo - de imagens e do tempo, da vida e ao mesmo tempo do rigor lúdico que o cinema implica. No primeiro longa-metragem de Tião, a ênfase na visão está engendrada de maneira significativa à duplicidade culpa e associação. A vaca, representação zumbi da classe média-alta brasileira, pronta para murmurar e buscar um significado maior da vida, encontra um mundo de alegorias em primeiro plano para chegar à suposta conclusão do que se trata a jornada do(a) protagonista.

Animal Político é um filme de representações claras. Tudo é formado por alegorias, metáforas visuais longe de uma classificação abstrata, mas é um filme que toma o caminho do simples e sinaliza uma categorização não convencional como forma de estudar o extracampo. Se a vaca é um personagem frustrado(a) com sua vida "perfeita" e busca o deserto como lugar ideal para suas respostas, lá ela encontrará referências de cinema e da vida média brasileira. É importante mencionar a latente questão do modus operandi no feitio deste filme, o que é inevitável quando vemos a Vaca em restaurantes, academias, shoppings e andando pelo centro de Recife. 

De volta ao filme, quando Tião parece chegar ao ápice da discussão que muitos nos últimos anos se mostraram dispostos mas sem coesão suficiente (casos de Brasil S/A e do recente Era o Hotel Cambridge), Animal Político se permite um passo à frente no diálogo ilusionista: um interlúdio que entoa Belair para criticar o cinismo político brasileiro, como forma de se virar diretamente para a câmera, um diálogo frontal, para quem quiser ver/ouvir. Esta não é a única representação e diálogo com o cinema e conflito que Animal Político carrega, pelo contrário, o filme de Tião é ousado o bastante para recriar uma das maiores metáforas sobre o assunto que o cinema estabeleceu. Ainda que a câmera possa tratar essas alegorias como fragmentos, é importante considerar a ideia que a rotina é feita de colagens. 

Animal Político é um filme que permite a perdição - imagética e metafórica -, entre o humor e o lamento, os diversos caminhos tomados e interações diretas com cinema e política para narrar a vida, em devidas proporções como em News From Home, sem a necessidade de feições ou jogos de cena e sim de meras representações como amplificador filosófico antevendo um momento crucial para nossa história. Anula-se a sensação de recomeço, mas Animal Político é filme de permissões, de escrever e reescrever o mesmo parágrafo, muitas vezes sem a óbvia hostilidade que se espera de um filme com esse tema, subvertendo com a ternura da narração de Rodrigo Bolzan sugerindo ironia e pessimismo. 

A vaca, símbolo de suposta intervenção, é o monolito de Tião;  uma estranha aparição que reflete a sociedade e a enche de questões. Nada de ordem e respostas. Mito e pessoa se confundem como saída para um filme de cinema e simetria política. Aliás, mais cinema que política. E isso é ótimo.
Por Pedro Tavares, em 10/06/2017
Avaliação:               7.5
Notas - Equipe
• Pedro Tavares 7.5
•  Média 7.5
Notas - Usuários
6.2/10 (5 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #002 De Volta Para o Futuro
• #001 Os Goonies
• #000 O Piloto
 LEIA TAMBÉM

 FICHA DO FILME

 Animal Político
(Animal Político, 2016)
• Direção:
- Tião
• Elenco Principal:
- Rodrigo Bolzan
- Elisa Heidrich
- Victor Laet
• Sinopse: Uma vaca tenta se convencer de que é realmente feliz. Porém, certa noite antes do Natal, ela é tomada por uma sensação de vazio - certamente uma experiência nova, e estranha. Dessa forma, ela sai em uma viagem em busca do seu verdadeiro eu.
 FILMES RELACIONADOS
• Brasil S/A
• Era o Hotel Cambridge
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE