FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Annabelle 2 - A Criação do Mal

(Annabelle: Creation, 2017)
Por Marcelo Leme Avaliação:             6.5
AnnaBee.
imagem de Annabelle 2 - A Criação do Mal
David F. Sandberg é um jovem cineasta sueco cuja breve filmografia está totalmente enraizada no horror. Ficou mundialmente conhecido graças ao curta-metragem Lights Out (Lights Out, 2014), que viralizou nas redes sociais. Não demorou muito para conseguir oportunidade em Hollywood e lançar um longa baseado no seu próprio curta, intitulado Quando as Luzes se Apagam (Lights Out, 2016). Não foi tão aclamado por crítica e público, no entanto, ao menos mostrou que seu realizador conhece fórmulas do gênero e também que possivelmente seja um cinéfilo bastante atento a convenções. Isso lhe rendeu nova chance, dessa vez com o prequel do spin-off Annabelle (Annabelle, 2014), recentemente lançado no país, acompanhado de um subtítulo: A Criação do Mal.  

O filme se passa em uma fazenda durante os anos 50 e apresenta duas histórias unindo os mesmos personagens. A primeira traz um casal e sua adoração pela filha numa brincadeira íntima que ressalta costumes identificáveis do relacionamento entre ambos; a segunda, vários anos depois, mostrando o mesmo casal oferecendo a casa a um grupo de garotas esperando adoção. Há um tempo gasto preciosamente a fim de explanar o nível de relacionamento em ambos os casos, oportunizando, dessa forma, a construção de seus personagens para que de fato o espectador se importe com cada um deles. Em face de motivações declaradas e compreensíveis, mesmo no nível metafísico, a história ganha boas personas, sendo a maioria crianças e adolescentes vítimas de doenças e do desprezo. 

Com apelo a maldição de um brinquedo já conhecido desde Invocação do Mal (The Conjuring, 2013), o roteiro não perde tempo explorando a boneca Annabelle, explicando vagamente a origem de sua gênese e partindo ao que interessa, a ação do horror. David F. Sandberg, num determinado instante, emula James Wan (diretor de Invocação do Mal) quando transita por cômodos num plano único, um balé alegórico ante os personagens, explorando o espaço físico de uma grande casa ocupada por um casal e memórias. Depois abre para seu interesse autoral: trabalhar com luzes; e a iluminação torna-se suporte de cenas angustiantes, relembrando clássicos filmes de fantasmas os quais assombravam na escuridão – vale atentar-se a boa cena envolvendo um lençol. 

Têm-se um casarão escuro, envelhecido e abandonado há quilômetros de qualquer cidade. É um contexto básico quando não se precisa de muito. Algumas noites numa casa estranha e um quarto ornamentado com restos de bonecas de madeira penduradas – pedaços de um serviço interrompido – realçam o clima opressor visado na arte do quadro, particularizando o sentido das vidas despedaçadas residentes dali, prostradas diante uma maldição. A história é simplória demais, porém funcional. Lembra de Bonecas Macabras (Dolls, 1987). E lembra também tantos outros brinquedos assassinos.   

Esses spin-offs, filmes derivados de outros, parecem ter se estabelecido com força entre grandes produções de Hollywood, tornando-se desejáveis fontes de receita. Annabelle 2 - A Criação do Mal vai um pouco além por ser um prequel, ou seja, uma sequência que antecede a história original. Um prequel de um spin-off que deverá tornar-se trilogia. Ao menos este segundo é feito dignamente, melhor comparado ao antecessor pela proposta e aclimação. E é surpreendentemente violento, como pouco vê-se hoje.  

Contudo é manjado. Os sustos, seu objetivo máximo, funcionam como alicerce ao que o público busca neste filme que felizmente não alivia na tensão. Essa falta de alívio faz muito bem a narrativa, imersiva em sua estrutura, peregrinando sempre a favor da curiosidade infantil e a sombra demoníaca despertada pela intromissão. O filme vive de sustos, mas também de inquietação, o que torna a experiência em conferir ao filme bastante atrativa a quem curte o estilo. Não foge as regras convencionais. Se passa num local isolado, é fotografado como se quisesse mostrar uma casa amaldiçoada, tem luzes que falham ou estouram e expectativas nem sempre são sanadas, favorecendo a espera do público por um sobressalto qualquer. Todos sabem o que acontecerá. Previsibilidade pouco importa quando a experiência concedida agrada.
Por Marcelo Leme, em 19/08/2017
Avaliação:             6.5
Notas - Equipe
• Marcelo Leme 6.5
•  Média 6.5
Notas - Usuários
5.9/10 (49 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #002 De Volta Para o Futuro
• #001 Os Goonies
• #000 O Piloto
 LEIA TAMBÉM

 FICHA DO FILME

 Annabelle 2 - A Criação do Mal
(Annabelle: Creation, 2017)
• Direção:
- David F. Sandberg
• Elenco Principal:
- Miranda Otto
- Javier Botet
- Stephanie Sigman
• Sinopse: Alguns anos após a morte trágica de sua filhinha, um criador de bonecas e sua esposa recebem uma freira e várias meninas de um orfanato em sua casa. Logo se tornarão alvo da sua própria criação, a possuída Annabelle.
 FILMES RELACIONADOS
• Annabelle
• Bonecas Macabras
• Invocação do Mal
• Lights Out
• Quando as Luzes se Apagam
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE