FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Atração Perigosa

(Town, The, 2010)
Por Emilio Franco Jr. Avaliação:           5.0
Houve esforço para ser tão previsível ou foi sem querer?

Difícil entender o burburinho formado por parte da crítica norte-america em relação a Atração Perigosa (The Town, 2010), segundo projeto de Ben Affleck como diretor, isso porque em nenhum momento a história é capaz de parecer suficientemente interessante, principalmente para o espectador habituado ao gênero. A introdução do filme deixa a entender que haverá alguma crítica social contundente, ou uma análise mais profunda de Charlestown, bairro de Boston que serve de cenário. Logo de início, surgem na tela informações sobre a comunidade, conhecida por ser o local em que mais acontecem roubos a bancos, hábito ensinado de pai para filho.

Assim, o bando liderado por Doug MacRay (interpretado por Affleck) já é logo apresentado em ação, mas o didatismo da cena é muito prejudicial. Para possibilitar o desenrolar da história, Affleck posiciona sua câmera, em determinado momento, de forma a deixar bem clara para o público sua intenção de evidenciar a tatuagem de Jem, comparsa de Doug interpretado pelo indicado ao Oscar Jeremy Renner (Guerra ao Terror [Hurt Locker, 2008]). O motivo é evidente: se o espectador mais desavisado não perceber esse detalhe, metade da trama se esvai. Ao mesmo tempo, a mão pesada de Affleck neste momento tira o prazer do espectador de ter suas próprias percepções.

Após a cena inaugural, e que se pressupõe muito mais interessante do que de fato é, resta a espera pelo evidente momento de tensão oriundo do encontro entre Jem e a gerente do banco Claire Keesey (Rebecca Hall), feita refém pelo grupo após a ação. Outra aparente falta de sutileza de Affleck na direção, e também no roteiro coescrito por ele, é a sussurrada que seu personagem dá ao pé do ouvido da gerente. Naquele exato momento, a primeira coisa que vem à mente é: “ela reconhecerá a voz dele mais para frente”. Pelo menos em relação a isso, a tirada de Affleck é sagaz, mas, mesmo assim, não consegue fugir da previsibilidade do porquê de cada acontecimento na ação de assalto ao banco.

Na sequência, Affleck ainda tenta dar um tom sério ao flertar com a interessante reflexão da vítima que se apaixona pelo seu sequestrador. Mas sua passada pela Síndrome de Estocolmo é vazia, ainda mais porque a recíproca, do assaltante que rapidamente se interessa pelo alvo, faz parecer mais uma ladainha subtraída de romances impossíveis.

Desse modo, a história toma novo rumo: como tornar viável o romance entre duas pessoas com estilos de vida tão diferentes? Atração Perigosa, então, torna-se o conflito de um personagem que pretende alterar seu modo de vida, mas, ao mesmo tempo, não quer trair a amizade dos amigos, principalmente por dívidas passadas. Até aí reina a impressão da obviedade e essa tendência prossegue até o final, principalmente com as supostas sacadas inteligentes que só repetem velhas fórmulas.

Jon Hamm interpreta o agente do FBI responsável por liderar a caçada ao bando. Mas a forma como o roteiro facilita ou dificulta o trabalho da polícia para satisfazer o interesse de prosseguir com uma história que cada vez se afasta mais da realidade é deprimente.

Entretanto, Atração Perigosa tem bons momentos dentro de suas fraquezas. Os atores tornam o enredo digno e são eles os responsáveis por segurar a atenção do público em relação ao que é contado. Jeremy Renner destaca-se ao interpretar um tipo comum que facilmente poderia ser retratado pela caricatura. Rebecca Hall consegue dar graça a uma personagem sem sal e sem profundidade. Se Affleck já conseguiu ver a atriz de seu filme anterior ser indicada ao Oscar, Amy Ryan por Medo da Verdade (Gone Baby Gone, 2007), talvez a condução de atores seja seu maior talento atrás das câmeras. 

Atração Perigosa é bastante previsível, principalmente para o espectador mais calejado. Tem seus bons momentos, de fato, mas além de se desenhar óbvio no início, o desfecho chega a ser patético na tentativa de ser poético.

Por Emilio Franco Jr., em 29/10/2010
Avaliação:           5.0
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 8.0
• Rodrigo Cunha 7.0
• Josiane Ka 7.0
• Régis Trigo 6.0
• Silvio Pilau 5.0
• Heitor Romero 7.0
• Marcelo Leme 8.0
• Rafael W. Oliveira 8.0
• Francisco Bandeira 7.5
•  Média 7.1
Notas - Usuários
7.2/10 (340 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (1)
Por Lucas Castro, em 16/04/2012 | 12:24:15 h
"Não é como eu queria que fosse"
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #002 De Volta Para o Futuro
• #001 Os Goonies
• #000 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Atração Perigosa
(Town, The, 2010)
• Direção:
- Ben Affleck
• Elenco Principal:
- Jeremy Renner
- Blake Lively
- Ben Affleck
• Sinopse: Todo ano, mais de 300 assaltos a banco acontecem em Boston. E grande parte dos assaltantes mora no pequeno bairro de Charlestown. Um deles é Doug MacRay, líder de um grupo de inescrupulosos assaltantes de banco que se orgulham de roubar tudo o que qu...
 FILMES RELACIONADOS
• Guerra ao Terror
• Medo da Verdade
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE