FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
CRÍTICA

Backbeat: Os Cinco Rapazes de Liverpool

(Backbeat, 1994)
Por Rodrigo Cunha Avaliação:                 8.0
Conheça a história do quinto Beatle neste maravilhoso drama regado com o melhor da música

Quando os créditos iniciais de Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool começaram a aparecer na tela, fiquei meio receoso de, já que nunca havia ouvido falar sobre o filme, que fosse apenas mais um daqueles feitos para vender pelas imagens das personalidades retratadas durante o período de execução do filme. Graças a Deus meu receio foi embora com os primeiros minutos, que retratam o início de carreira do, até então, quinteto que viria a ser conhecido mundialmente, anos depois, como "The Beatles".

A história tem foco também na luta interior de Stuart Sutcliffe, o quinto Beatle, que tem um dom de pintar quadros e toca baixo na banda. Ele vai ilegalmente para a Alemanha, fazer shows em um "bar", chamemos assim, de baixo calão, para tentar conseguir algum tipo de reconhecimento. O filme tem parte de sua história rodada em Hamburg, onde Stu, como é conhecido no filme, conhece Astrid e Klauss, dois alemães que mudam o rumo de sua vida.

O rapaz toca baixo na banda e então começa a viver um dilema: ou ser pintor e ficar com a amada Astrid ou continuar com a banda tendo a certeza do sucesso que irá alcançar. John Lennon é caracterizado no filme de forma arrogante e predestinado, às vezes até considerado um sonhador, um rapaz de muito talento. Tem a citada certeza do sucesso, confia em suas músicas e, junto com Stu, é o fundador da banda. O filme é ligeiramente mais focado nos dois, em sua amizade pessoal, do que nos outros integrantes, inclusive Paul, que em alguns momentos entra em atritos com Lennon por opiniões divergentes.

Muitas curiosidades são apresentadas para os olhos mais atentos, como a rápida aparição de Ringo Starr, que só integrou-se à banda em Dezembro de 62, e como foi comprado o primeiro baixo de Stu. Paul, o de verdade, comentou sobre esse filme e disse que tem alguns erros, já que Lennon nunca cantou "Long Tall Sally", por exemplo, mas os fãs, pelo que pesquisei, adoraram a fidelidade à história contada por diversos livros da banda. Ah, existem outras cenas legais, onde algumas mostram clássicos sendo compostos pelos astros e outras que mostram a origem do corte de cabelo dos rapazes.

Vale citar que este é o filme de estréia de Iain Softley, o diretor, o que me surpreendeu mais ainda pela qualidade alcançada. A evolução, caracterização, tudo ficou muito acima de um filme de "estréia". Caracterização, aliás, que merece muitos méritos para os atores, que caíram perfeitamente nos papéis, mesmo com o peso tão grande da responsabilidade de viver um "beatle" na telona. Não se intimidaram, pelo contrário, fizeram um trabalho brilhante.

As músicas tocadas no filme não eram as gravações originais, já que esse é um filme não-oficial, porém contaram com importantes intérpretes, como Mike Mills, do REM, e os melhores covers conhecidos da América. O trabalho ficou, mais uma vez, muito bem feito, elas não perderam seu charme. Inclusive eu só soube que as gravações não eram as originais quando pesquisei sobre o filme, que me desculpem os fãs mais árduos da banda pela ignorância.

Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool é um excelente filme, tanto para fãs quanto para curiosos de plantão. Apresentando um excelente roteiro, direção, elenco e muitas curiosidades sobre o início de carreia da banda, está em cartaz na grade de programação do Telecine Emotion, para quem ficou curioso em assistir. Uma produção muito bem aplicada, principalmente por ser não oficial, mas que conta fielmente a história do fenômeno Beatles.

Por Rodrigo Cunha, em 29/03/2003 Avaliação:                 8.0
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 7.0
• Rodrigo Cunha 8.0
•  Média 7.5
Notas - Usuários
7.6 (36 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Backbeat: Os Cinco Rapazes de Liverpool
(Backbeat, 1994)
• Direção:
- Iain Softley
• Elenco Principal:
- Marcelle Duprey
- Stephen Dorff
- Ian Hart
• Sinopse: A história tem foco na luta interior de Stuart Sutcliffe, o quinto Beatle, que tem um dom de pintar quadros e toca baixo na banda que, posteriormente, viraria febre mundial. Ele vai ilegalmente para a Alemanha, fazer shows em um "bar" de baixo calão,...
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2014) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
MAPA DO SITE
ANUNCIE CONOSCO