Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

Tecnicamente maravilhoso (como qualquer Disney), porém sua moral é muito exagerada e negativista.

6,0

A história do simpático cervo hoje em dia é, possivelmente, uma das cinco mais clássicas que a Disney já lançou nos cinemas. O animal carismático e saltitante já trouxe alegria para milhões de crianças em todo o mundo através de seu filme e produtos que ainda hoje vendem fácil. A história originou-se em um livro de Felix Salten, que acabou morrendo apenas três anos após sua obra aparecer na tela grande. Bambi foi o sexto longa-metragem de animação a ser lançado pela empresa de Walt, sucedendo Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Fantasia, O Dragão Relutante e Dumbo.

Conta hoje a história que Bambi deveria ter sido lançado após Branca de Neve, porém o perfeccionismo de Walt Disney (que viajou para a Argentina para buscar inspiração para os cenários do filme) fez com que ele fosse adiado várias vezes, para vir a ser lançado apenas em 1942. A ação pode ser considerada bem justificada. Visualmente Bambi é esplêndido: cada cenário foi desenhado com um cuidado impressionante. Podemos notar o amor que há por detrás de cada árvore, riacho e flor.

Os personagens são ainda melhores. Para um cervo, Bambi é muito carismático, e toda a sua turma da floresta tem visual divertido e agradável, o que, mesmo sendo totalmente esperado de um filme da empresa, não soa, pelo menos aqui, muito forçado - a proposta do filme é tornar, afinal, a natureza o lugar perfeito para viver. Até a chegada do homem! Ele a deixa feia, escura, suja, intoxicante. Walt Disney fez todo o esforço que lhe cabia para desumanizar ao máximo o ser humano. O personagem do caçador iria inicialmente ter seu rosto exibido, porém apenas com a condição de que fosse uma expressão horrível que denotasse maldade ao extremo, o que fez com que Disney cortasse tais cenas na edição final para não estereotipar ainda mais seu filme.

Estereotipar, pois apenas cinco anos após o lançamento da primeira animação em longa-metragem já era possível notar uma constante nos filmes da empresa. Personagens sempre carismáticos, mas alegres e felizes demais povoam seus filmes. A amostra que o carisma deles foi sempre tão alto é o fato de a grande maioria de seus filmes serem, até hoje, muito assistidos, e a maioria deles, também, acabaram recebendo as famigeradas continuações direto para vídeo. Hoje a utilização dessas mesmas características acabaram por fazer muitos dos trabalhos da empresa irritantes. À época do lançamento de Bambi certamente foi o contrário. Crianças e muitos adultos esbaldavam-se com tiradas óbvias e piadinhas visuais inocentes.

Mas o grande ponto falho de Bambi mesmo é tornar o homem um ser tão desprezível! Sim, o homem é uma raça ignorante de suas próprias responsabilidades, porém Disney passou da conta e fez dele um demônio irremendável, sem justificativas senão a irracionalidade para seus atos. Há uma generalização total. Pode ter sido a Segunda Guerra que motivou essa visão negativista do comportamento humano, porém ver o filme nos dias atuais não é uma experiência das mais agradáveis para uma pessoa que não se encaixa nesse comportamento.

A história de Bambi envelheceu para os que não mantiveram a infantilidade de uma criança no espírito. Isso é bom ou ruim? Certamente não sou eu quem posso responder, é cada um de vocês. As músicas (sempre um ponto fortíssimo na grande maioria dos filmes da Disney) obedecem o estilo melancólico e ao mesmo tempo são uma ode à vida dos animais, como todo o filme.

Se você for um animal da floresta (um cervo, por exemplo) amará Bambi de todo o seu coração. Não há muita garantia que as crianças de nosso tempo irão gostar do filme - é arrastado e falta comédia atual (eu sei, é óbvio). Pelo menos tecnicamente este ainda permanece como uma obra-prima, mas isso já é requisito natural de qualquer filme da Disney. Ele foi relançado recentemente em DVD e, ainda que não seja perfeito, vale uma boa olhada para os amantes da animação.

Comentários (3)

Luís Daniel | quarta-feira, 02 de Novembro de 2011 - 00:51

"Se você for um animal da floresta (um cervo, por exemplo) amará Bambi de todo o seu coração." (Oi?)

Victor Tanaka | quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2012 - 17:27

Eu ri desse trecho que o Luís destacou. 😏

César Barzine | sexta-feira, 14 de Abril de 2017 - 10:10

Ótima crítica.

"Se você for um animal da
floresta (um cervo, por exemplo)
amará Bambi de todo o seu
coração."

Cume que é? 😲

Faça login para comentar.