Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

O filme possível.

7,0
Para analisar o impacto do autismo na vida de crianças e pais, há uma grande escolha a fazer para os diretores Flávio Frederico e Marina Pamplona: ou um filme introdutório ao assunto ou um filme artístico. É importante frisar esta escolha, pois ela guiará o filme até o fim. Em Um Mundo Interior é um filme introdutório. Sua função é apresentar os sintomas, comportamentos e contornos sobre o autismo.

Portanto, o que se vê, logo que esta resposta chega, é um filme televisivo e até mesmo publicitário, e não há demérito nisso com tudo que o justifica. Há uma tentativa muito singela de abordagem diferente quando os diretores entregam câmeras para os personagens principais, intencionados a captar um mundo particular. Não é tão explorado, infelizmente. Logo voltamos ao formato dos depoimentos e registro do cotidiano de jovens e crianças brasileiras que tem a síndrome. 

Em um Mundo Interior sabe dos seus limites como um filme de introdução ao assunto: o que chama atenção aqui é o trabalho de pesquisa e como Flávio Frederico e Marina Pamplona, numa corrida contra o tempo, comprimiram tantas informações em um formato extremamente acessível. É o ato de se chegar ao limite dentro de um filme possível, que respeita seus limites, sem inflá-lo, mas que se preocupa em preenchê-lo o máximo que puder com a relevância necessária para abordar o tema. Um bom exemplo é como a música é usada no filme, na simples “Paciência” do cantor Lenine que encerra o filme, há um resumo muito forte sobre o que fora exibido.

Neste complexo e dicotômico ato, Em um Mundo Interior muitas vezes sucumbe à forma e ao mecanismo que sua forma exige, o que é compreensível desde o início do filme quando foi lhe dado este caminho. A questão que o cerca é sobre seu lugar – se caberia como um telefilme, no qual alcançaria um número maior de espectadores e que levaria sobre uma discussão infinita sobre distribuição de filmes no país, ou se uma abordagem mais aguda carregaria uma noção maior sobre o assunto, mesmo que o levasse para caminhos mais árduos. 

Estar longe do campo de observação e ser um filme de intervenção explícita justifica-se pelo assunto e por sua urgência. Mesmo que não tire a possibilidade de um filme em outro extremo, Em um Mundo Interior deseja a compreensão de uma realidade complexa e delicada. E para este papel é um filme funcional. 

Comentários (0)

Faça login para comentar.