FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Grande Grande Mundo

(Koca Dünya, 2016)
Por Francisco Carbone Avaliação:         4.0
Universo de excessos.
imagem de Grande Grande Mundo
Em festivais de cinema temos a oportunidade de sair da nossa zona de conforto e viajar por mundos inóspitos, e o Olhar de Cinema prima pela vontade de nos levar a viagens distantes por cinematografias diversas e por ambientações frescas; tendo como foco propostas de linguagem desafiadoras e nomes a serem descobertos, o Olhar acerta no alvo com sua flecha experimental mesmo quando o alvo e a flecha são frágeis demais. Tudo é tentativa, mas nem toda tentativa é bem sucedida... e aí chegamos a Grande Grande Mundo, dirigido pelo turco Reha Eden. Não dá pra não dizer que Erdem não tente, não ambicione, não queira, não tenha ideias e não as coloque a prova. Talvez o problema seja ter tudo isso em demasia e misturar absolutamente todas as referências possíveis até formar uma massa disforme, que acaba mais enevoando que revelando e provocando incômodo - não daqueles bons.

Não falta em Erdem talento, isso fica claro na grande parte dos seus fotogramas. O que talvez falte a ele é a experiência artística necessária para não paternalizar o olhar, e não querer educar o olhar do público. Entender que a sutileza é necessária até dentro da sutileza, e que o impacto de uma bela imagem só é possível quando ela não é mastigada à exaustão. Com uma carreira prévia, Erdem impressiona em sua imagética e nas propostas de ambientação, conseguindo impacto visual muito claro e de grande identificação com o público. Mas o excesso de informação e a vontade de contar todas as histórias em uma deve ser um empecilho para uma coesão maior entre intenção e a realização final. De qualquer forma, não podemos deixar de ressaltar os inúmeros acertos de uma produção que é definitivamente acessível, dentro de um quadro autoral. 

Na trama vemos um jovem adulto em busca de manter a comunicação com sua irmã, que foi adotada de um orfanato e que ele está sendo impedido de ver. Ao provocar uma tragédia na família que a recebeu, o rapaz foge com a menina sem rumo pelo interior da Turquia até chegar a uma floresta. O lugar, de aparência a princípio acolhedora, se transforma no novo lar dos irmãos em situações que mesclam inocência com ambiguidade. Quando o rapaz precisa sair do momentaneamente de seu esconderijo para conseguir dinheiro (onde acaba se envolvendo com uma charlatã de circo) e a menina precisa ficar sozinha, o novo universo onde eles estão inseridos começa a transforma-la a princípio, até ele também ser definitivamente afetado. E é daí que começam a misturar realidade opressora com uma atmosfera de pesadelo crescente, numa espiral que o filme parece não dar conta.

Com um protagonista que não tem o talento necessário para carregar uma trama, Grande Grande Mundo tem belos elementos isolados que, unidos, fazem tudo parecer excessivo e pesado, levando o filme a um excesso de informação que confunde e atordoa, sem analisar suas muitas chaves de leitura a contento. Misto de mitologia moderna e antiga com personagens ancestrais (elfos, bruxas, bufões, serpentes representantes do pecado original, etc) com uma proposta de atualização e inserção com um choque de realidade violento, que representa uma óbvia falta de compreensão com as pessoas que sentem diferente dos demais e as degredando, o longa de Erdem fascina por um lado com seu senso estético, por outro não deixa de entediar pela obviedade com que bagunça o todo, nos deixando reféns de um mundo em ruinas sem sentido. 

Visto no 6º Olhar de Cinema de Curitiba


Por Francisco Carbone, em 16/06/2017
Avaliação:         4.0
Notas - Equipe
• Francisco Carbone 4.0
•  Média 4.0
Notas - Usuários
aguardando 3 votos
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #10 Assassinato no Expresso Oriente
• #9 Onde os Fracos Não Têm Vez
• #8 Liga da Justiça
• #7 Stranger Things
• #6 45 anos de O Poderoso Chefão
• #5 Branca de Neve e os Sete Anões
• #4 Halloween
• #3 Blade Runner / Blade Runner 2049
• #2 De Volta Para o Futuro
• #1 Os Goonies
• #0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Grande Grande Mundo
(Koca Dünya, 2016)
• Direção:
- Reha Erdem
• Elenco Principal:
- Ecem Uzun
- Berke Karaer
- Melisa Akman
• Sinopse: Ali e Zuhal saem de um orfanato e iniciam sua vida em sociedade cometendo crimes, usando como abrigo uma floresta. É ali que irão descobrir novas experiências de vida.
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE